Candidatura e matrículas (Egas Moniz)

Dani9868

Membro Caloiro
Matrícula
14 Janeiro 2018
Olá! tenho uma dúvida. Eu pretendo candidatar-me a medicina dentária na Egas Moniz este ano na 1ª fase, como minha 1ª opção. Também irei colocar outros cursos em 2ª e 3ª opção. A minha dúvida é: admitindo que não entro em medicina dentária na 1ª fase de candidaturas e no entanto entro nos outros cursos que coloquei como 2ª opção, tenho de me matricular no curso em que entro para salvaguardar a minha vaga?
Posso simultaneamente concorrer na 2ª e 3ª fase para medicina dentária ? Espero ter sido clara.

Durante o ano posso mudar de curso (se não entrar)?

Imaginando que entro em MD na 2ª fase tenho de anular a minha matricula do curso a que entrei (hipoteticamente) na 1ª fase?

obrigada a todos!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Dani9868
Eu pretendo candidatar-me a medicina dentária na Egas Moniz este ano na 1ª fase, como minha 1ª opção. Também irei colocar outros cursos em 2ª e 3ª opção. A minha dúvida é: admitindo que não entro em medicina dentária na 1ª fase de candidaturas e no entanto entro nos outros cursos que coloquei como 2ª opção, tenho de me matricular no curso em que entro para salvaguardar a minha vaga?
Antes de mais convém esclarecer que:
1) A candidatura às universidades públicas é feita no concurso nacional de acesso, enquanto que a candidatura às universidades privadas é realizada diretamente com cada uma delas.
2) No concurso nacional de acesso tens as tais 6 opções que se fala muito.
3) Na concurso institucional ou às provadas, concorres diretamente a cada um dos cursos em que estás interessada.

Respondendo, sim, tens de te matricular para segurares qualquer vaga que te seja atribuída em qualquer um dos concursos.
Posso simultaneamente concorrer na 2ª e 3ª fase para medicina dentária ? Espero ter sido clara.
As fases de candidatura são uma depois da outra, pelo que isso seria impossível.
Durante o ano posso mudar de curso (se não entrar)?
Mudanças de curso só no fim do 1º ano.
Imaginando que entro em MD na 2ª fase tenho de anular a minha matricula do curso a que entrei (hipoteticamente) na 1ª fase?
Se não o quiseres frequentar, sim.

magdaf23

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2018
Boas, estou a pensar seguir prótese dentária mas neste momento vejo que secalhar é impossível conseguir entrar na pública por causa dos exames nacionais..Uma hipótese será então ir para a egas, mas lá não refere as provas de ingresso para o curso..são as mesmas que no público? (visto que se trata do mesmo curso) outra questão, vai ser sempre necessário ter o 9.5, como nota mínima, nos exames de prova de ingresso mesmo que o ensino seja privado? sendo que sou do recorrente..

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa

magdaf23

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2018
Boas, como nao consegui nota mínima de 9,5 para prova de ingresso para entrar em prótese dentária na egas ouvi dizer que tinha a possibilidade de fazer o ano zero e assim podia preparar-me durante o ano para os exames e ingressar na licenciatura para o ano. Ainda há essa possibilidade ou ja nao fazem o ano zero?

Bernardo3214

Membro
Matrícula
3 Dezembro 2018
Boas, como nao consegui nota mínima de 9,5 para prova de ingresso para entrar em prótese dentária na egas ouvi dizer que tinha a possibilidade de fazer o ano zero e assim podia preparar-me durante o ano para os exames e ingressar na licenciatura para o ano. Ainda há essa possibilidade ou ja nao fazem o ano zero?
Acho que lá fazem, pode fazer o primeiro ano como aluno externo e depois realizar os exames nacionais e continuar para o 2 ano caso passes.

Tiago Correia Leitão

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2017
Curso
Medicina Dentária
Instituição
IUEM - Egas Moniz
Olá! Sim, para tal tens de te deslocar à faculdade para esclarecer tudo.