Candidatura excecional 1ª fase Covid-19

Laura Piper

Membro Caloiro
Matrícula
16 Setembro 2021
Boa tarde,
Quando decorreu a primeira fase de exames nacionais eu estava em isolamento profilático e a Dges autorizou que eu fizesse os exames na segunda fase e que estes fossem utilizados na primeira fase de candidatura ao ensino superior, que segundo me informaram, o prazo acaba no dia 19.
Hoje estou a tentar fazer a minha candidatura com o código da ficha Enes mas aparece-me a mensagem que o prazo já está encerrado e só conseguirei fazer a candidatura na 2ª fase.
Alguém sabe como resolver este problema?

No meu diz: "Código de ativação não pode ser utilizado neste período da candidatura"...

Hoje estou a tentar fazer a minha candidatura com o código da ficha Enes mas aparece-me a mensagem que o prazo já está encerrado e só conseguirei fazer a candidatura na 2ª fase.
Alguém sabe como resolver este problema?
No meu diz: "Código de ativação não pode ser utilizado neste período da candidatura"...

Olá @Laura Piper
O prazo oficial prevê 3 dias de candidatura, logo 17/18/19 de setembro. A plataforma só deve abrir hoje à meia noite, tentem fazer isso amanhã.

• Like
Reactions: Quelra
Olá @Laura Piper
O prazo oficial prevê 3 dias de candidatura, logo 17/18/19 de setembro. A plataforma só deve abrir hoje à meia noite, tentem fazer isso amanhã.

Obrigada.
Supondo que amanhã continua a não dar e a secretaria da escola já esteja fechada, qual é a solução?

Obrigada.
Supondo que amanhã continua a não dar e a secretaria da escola já esteja fechada, qual é a solução?
O prazo legal começa a meia noite, é normal que não dê agora, não comecem já a panicar e a inventar cenários que não vão acontecer. 😅

Breathe Schitts Creek GIF by CBC

• Like
Reactions: Quelra
Qualquer problema avisem por aqui, sendo que a entidade que deve resolver é a DGES e não a escola. Mas é esperar que passe a meia noite.

Tentei há uns 5 minutos e o meu continua a não dar. O aviso do site diz "Nesta altura e até ao dia 20 de setembro poderá apresentar ou alterar a sua candidatura desde que utilize uma ficha ENES que inclua classificações obtidas na 2ª fase de exames válidas para a 1ª candidatura.". Será que se são três dias o 1º dia é apenas dia 18?

Têm de se pedir uma ficha Enes com "afixação de 2ª fase" a ficha enes normal não funciona. Para isso a escola que faz a ficha ainda tem de comunicar com o agrupamento por isso convém ir lá o mais cedo possível porque pode demorar. Eu pedi que me mandassem por email para não arriscar ser demasiado tarde. Boa sorte!

• Like
  • Fabulous
Reactions: Quelra and davis
Boa tarde!
Hoje fui á escola levantar a ficha ENES e já tentei fazer a candidatura mas sempre que tento aparece isto "Código de ativação não pode ser utilizado neste período da candidatura", alguém sabe o que fazer?

Têm de se pedir uma ficha Enes com "afixação de 2ª fase" a ficha enes normal não funciona. Para isso a escola que faz a ficha ainda tem de comunicar com o agrupamento por isso convém ir lá o mais cedo possível porque pode demorar. Eu pedi que me mandassem por email para não arriscar ser demasiado tarde. Boa sorte!

Muito obrigada por esta informação!
Se não fosse teres dito isso não tinha conseguido.

Resumindo, tentei ligar à DGES e estive 30 minutos em espera. Desisti.
Voltei à escola, expus o que disseste. Eles não sabiam de que é que eu estava a falar. Depois de muita pesquisa, sugeri imprimir uma nova ficha enes, e aí deu para entrar no portal sem erros.

Pelos vistos tem a ver com terem gerado a ficha ENES no próprio dia em que saíram as notas. Hoje quando ela gerou uma nova realmente já aparecia "Afixação de 2ª fase" no canto superior direito.

• Like
Reactions: davis
Na página inicial da candidatura diz:

Nesta altura e até ao dia 20 de setembro poderá apresentar ou alterar a sua candidatura desde que utilize uma ficha ENES que inclua classificações obtidas na 2ª fase de exames válidas para a 1ª candidatura.

Logo, tem de ser uma ficha nova que inclua os exames da 2ª fase e do tipo "Afixação 2ª Fase".
O prazo de candidatura é até ao final do dia 20 pelo que ainda dá para pedir uma ficha correta na 2ª feira caso te tenham dado uma ficha normal.

Na parte dos exames da candidatura, na 1a fase aparece que eu faltei. Tenho de alterar para a nota que obtive agora na segunda fase?

Eu fiz a pergunta no site da DGES e responderam isto: "Deve colocar os exames realizados na 2ª fase, como 1ª fase na candidatura online, em "exames". "

Eu fiz a pergunta no site da DGES e responderam isto: "Deve colocar os exames realizados na 2ª fase, como 1ª fase na candidatura online, em "exames". "

Eu alterei a nota que aparecia na 2a fase... Mas ele colocou-me na 1a fase