Candidatura M23 - 2026/2027

BCS1

Membro Caloiro
Matrícula
21 Junho 2017
Olá.

Pretendo concorrer ao concurso M23 para enfermagem no próximo ano letivo. Preciso de relembrar a biologia e geologia do secundário para realizar a prova específica. Alguém que já tenha estado na mesma situação, tem conselhos acerca de livros/sites/provas modelo?

E em relação à prova de interpretação e avaliação escrita, encontraram provas modelos de anos anteriores? Só encontro de 2025, mas gostava de consultar mais algumas.

Obrigada desde já pela atenção :)

Alô
Resumos no resumos.net e até mesmo livros de exame de BG ajudaram-me muito no exame de M23. Pela minha experiência, e de pessoas que conheço, sendo para Enfermagem não deves necessitar de Geologia mas também isso muda de instituição para instituição. Onde queres entrar?
Na ESS do Porto, por exemplo, considero a prova complicada e só resumos do secundário não sei se são muito completos. Achei mais complexa do que a que fiz na Universidade de Aveiro. Vai depender muito mesmo.

Quanto às provas-modelo, geralmente só tens uma mesmo. Podes tentar entrar em contacto com a instituição para ver se te dão mais mas normalmente não.

Qualquer coisa diz :)

• Like
Reactions: davis and sigis
Alô
Resumos no resumos.net e até mesmo livros de exame de BG ajudaram-me muito no exame de M23. Pela minha experiência, e de pessoas que conheço, sendo para Enfermagem não deves necessitar de Geologia mas também isso muda de instituição para instituição. Onde queres entrar?
Na ESS do Porto, por exemplo, considero a prova complicada e só resumos do secundário não sei se são muito completos. Achei mais complexa do que a que fiz na Universidade de Aveiro. Vai depender muito mesmo.

Quanto às provas-modelo, geralmente só tens uma mesmo. Podes tentar entrar em contacto com a instituição para ver se te dão mais mas normalmente não.

Olá. Muito obrigada pela tua resposta! Tens razão, é só Biologia, foi o hábito :) vou concorrer à ESEL (agora ESEUL).
Para a prova do Porto além dos resumos de secundário, estudaste porque outros conteúdos?
Tentaste em mais do que 1 faculdade no mesmo ano?

Olá. Muito obrigada pela tua resposta! Tens razão, é só Biologia, foi o hábito :) vou concorrer à ESEL (agora ESEUL).
Para a prova do Porto além dos resumos de secundário, estudaste porque outros conteúdos?
Tentaste em mais do que 1 faculdade no mesmo ano?
Eu não fiz a prova do Porto. Conheço quem queira ir para lá e mandou-me recentemente a prova-modelo e eu achei muito mais complexa do que aquela que fiz na minha universidade.

Fui ver a prova modelo disponível para a instituição que pretendes e os conteúdos e já achei mais acessível. No teu caso, eu acho que Biologia dos 3 anos do secundário são suficientes :)

Eu tentei sempre complementar o máximo possível e aprender o máximo de coisas. Além de resumos, acho que vídeos no youtube (tens mesmo muitos em pt-br se preferires ao inglês) e fazer MUITOS exercícios ajudaram-me muito.

Eu só tentei mesmo para a Universidade de Aveiro e nada mais.

• Like
Reactions: davis
Alô

Olá. Atenção ESS do porto não se refere a enfermagem mas sim escola superior de saúde.

Eu fiz o exame da ESS e não era matéria do secundário. Era uma mistura de anatomia, fisiologia, bioquímica e histologia. Muito conteúdo abrangente.

Quanto a enfermagem no porto, sei que a prova não é apenas de biologia, supostamente tem perguntas de psicologia, matemática e temáticas em saúde (sem certezas porque nunca tive interesse no curso) mas ouço dizer que é difícil entrar.

Boa sorte! :)