Candidatura Mestrado

ruiaparicio1998

Membro Caloiro
Matrícula
11 Fevereiro 2017
Boa tarde,

Sou aluno de licenciatura na Universidade da Beira Interior, em Sociologia. No próximo ano letivo 2021/2022 quero me candidatar a Mestrado na Universidade de Aveiro. Se tudo correr bem como suposto acabo a licenciatura em Julho. No entanto, surgiu-me uma questão. Recentemente, contactei os Serviços Académicos de Aveiro, disseram-me que a primeira fase vai abril em Abril e que não havia nenhuma maneira de me conseguir candidatar nessa fase, só posteriormente em Julho quando abrir a 2ª fase. Não há alguma forma de me conseguir candidatar na 1ªfase? Acho que não tem muito sentido estas datas. Isto limita um aluno de uma faculdade ir fazer mestrado para outra faculdade, uma vez que, quando abre a 2ª fase as vagas são quase nulas.

Obrigado.

Alexandra S.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
Iscte
Boa tarde,

Sou aluno de licenciatura na Universidade da Beira Interior, em Sociologia. No próximo ano letivo 2021/2022 quero me candidatar a Mestrado na Universidade de Aveiro. Se tudo correr bem como suposto acabo a licenciatura em Julho. No entanto, surgiu-me uma questão. Recentemente, contactei os Serviços Académicos de Aveiro, disseram-me que a primeira fase vai abril em Abril e que não havia nenhuma maneira de me conseguir candidatar nessa fase, só posteriormente em Julho quando abrir a 2ª fase. Não há alguma forma de me conseguir candidatar na 1ªfase? Acho que não tem muito sentido estas datas. Isto limita um aluno de uma faculdade ir fazer mestrado para outra faculdade, uma vez que, quando abre a 2ª fase as vagas são quase nulas.

Obrigado.
Olá, Rui!

Algumas universidades permitem uma candidatura condicional, nos casos em que o aluno ainda está a terminar a licenciatura. Nesses casos, quando saírem os resultados, se fores admitido, será uma admissão condicional e estás sujeito a apresentares mais tarde os certificados de conclusão e outros documentos necessários - sendo que a tua matrícula está condicionada, também.
No caso da Universidade de Aveiro, pelo que entendi, eles não permitem estes casos. Podes sempre tentar voltar a contactá-los e perguntar se é possível uma admissão nas condições que referi acima, mas honestamente se já te disseram que não será possível candidatares-te numa 1ª fase, acho que não há muito que possas fazer, senão esperar mesmo pela 2ª fase. Não sei como funcionam as vagas na Universidade de Aveiro, mas normalmente, cada fase tem um número específico de vagas e não entram mais do que aquele número de alunos. Só tens que te preocupar em conseguir a melhor nota de candidatura possível.

Espero ter ajudado. Boa sorte! 😊

ruiaparicio1998

Membro Caloiro
Matrícula
11 Fevereiro 2017
Olá, Rui!

Algumas universidades permitem uma candidatura condicional, nos casos em que o aluno ainda está a terminar a licenciatura. Nesses casos, quando saírem os resultados, se fores admitido, será uma admissão condicional e estás sujeito a apresentares mais tarde os certificados de conclusão e outros documentos necessários - sendo que a tua matrícula está condicionada, também.
No caso da Universidade de Aveiro, pelo que entendi, eles não permitem estes casos. Podes sempre tentar voltar a contactá-los e perguntar se é possível uma admissão nas condições que referi acima, mas honestamente se já te disseram que não será possível candidatares-te numa 1ª fase, acho que não há muito que possas fazer, senão esperar mesmo pela 2ª fase. Não sei como funcionam as vagas na Universidade de Aveiro, mas normalmente, cada fase tem um número específico de vagas e não entram mais do que aquele número de alunos. Só tens que te preocupar em conseguir a melhor nota de candidatura possível.

Espero ter ajudado. Boa sorte! 😊
Muito Obrigado ! :D

• Like
Reactions: Alexandra S.
Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
T Ajuda para candidatura de mestrado Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 2
B Candidatura num mestrado em Aveiro Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 5
copodeagua NOVASBE Candidatura a Mestrado na Nova SBE Universidade Nova de Lisboa 0
J Candidatura em Mestrado 1º Fase Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 10
D Mudança par instituição/ curso ou candidatura a mestrado ? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
S Mestrado - candidatura Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 2
I UPT Candidatura a mestrado Universidade Portucalense 1
L Candidatura a bolsa em mestrado Bolsas e Residências 1
Vaati Candidatura a mestrado (Lei n.º38/2020) Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 1
L Candidatura a mestrado sem ter concluído a licenciatura Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 26
A 2ª Fase Mestrado Candidatura - Como funciona? Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 1
C ISCAP Candidatura Mestrado Instituto Politécnico do Porto 5
Bruna Filipa Santos Candidatura a mestrado Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 4
nunodom Que método de avaliação pedem na candidatura para mestrado de desenho e arte multimédia nas belas artes? Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
C Candidatura Titulares de outros cursos superiores: licenciatura ou mestrado? Concursos e Regimes Especiais 1
J Candidatura a mestrado IPS Gestao de Sistemas de informaçao (condicionado) Ciências Económicas e Empresariais 2
J Candidatura a FEUP ou ISEP para o mestrado Tecnologias 2
A Dúvida sobre candidatura a mestrado Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 2
D Candidatura a mestrado Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 0
Rafaela_Silva20 Candidatura a mestrado de EVT ou Ingles/Português Educação 0
C Candidatura a mestrado Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 10
A ESTC Dúvida na candidatura para o curso de cinema Instituto Politécnico de Lisboa 2
K Mestrados - Candidatura, Médias, DÚVIDAS!! :') Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 7
C Candidatura ao ensino superior Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
M Candidatura ao Ensino Superior - Mudança de Curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 9
T [DÚVIDA] Candidatura/ Matrícula ( Certificado ) Concurso Nacional e Locais - Público 2
A Cálculo da Nota de Candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 1
M Média de candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 1
A Nota candidatura ao ensino superior com exames 17/18 Concurso Nacional e Locais - Público 1
I Dúvidas sobre a candidatura em Ciências Forenses Concurso Nacional e Locais - Público 3
A Candidatura a engenharia civil enquanto emigrante. Concurso Nacional e Locais - Público 1
B Candidatura na UMinho Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 0
esdfdfd Previsão de notas de candidatura em Gestão (ISCTE) 2020/2021 Concurso Nacional e Locais - Público 0
A Cálculo da Nota Candidatura ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 1
M Candidatura ao ensino superior 2021/2022 Concurso Nacional e Locais - Público 2
L Candidatura ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 1
P Ajuda na Candidatura ao Ensino Superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
M Candidatura ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 2
Iara Filipa FICHA ENES/CANDIDATURA 2021 - DÚVIDA URGENTE Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
L Candidatura e média Concursos e Regimes Especiais 1
Z Notas de candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 12
Francisva Candidatura da Universidade Concurso Nacional e Locais - Público 1
L Candidatura ensino superior sem certificado Concursos e Regimes Especiais 3
M Re-candidatura ao ensino superior com prova de ingresso antiga Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
Afonso Varela Re-candidatura ao ensino superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Ânia Moreira Candidatura - Provas de ingresso Concurso Nacional e Locais - Público 3
R Passos de candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 10
Catarina Marques Ensino Secundário terminado em 2011. Cálculo da nota de candidatura? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
G Nova Licenciatura / Modo de candidatura Ensino Superior - Geral 2
K Como afetará a nota de educação física nas médias de candidatura? Concurso Nacional e Locais - Público 2