Candidatura - Mudança de Curso e Concurso Nacional

Matrícula
31 Outubro 2015
Olá, bom dia,

Sou aluno do Técnico e, neste momento, estou a candidatar-me pelo regime de Mudança de Curso para um outro curso, também no Técnico. Em diferentes circunstâncias, tenho uma candidatura para outras faculdades pelo concurso nacional de acesso, a decorrer ao mesmo tempo, que servirá como um plano B, caso não seja colocado no Técnico por mudança de curso. Então, a minha dúvida é a seguinte: As colocações pelo regime de mudança de curso no Técnico serão anunciadas no dia 7 de setembro. Caso eu seja colocado no Técnico via mudança de curso e, posteriormente, seja colocado por concurso nacional num outro curso numa outra faculdade, perderei a minha colocação no Técnico?
Isto poderá acontecer porque as colocações pelo regime de mudança de curso no Técnico serão anunciadas no dia 7 de setembro e as matrículas só começarão no dia 10 de setembro (pelo mesmo regime). As colocações pelo concurso nacional de acesso serão divulgadas no fim-de-semana 8/9 de setembro, ou seja, posteriormente às colocações por mudança de curso no IST.

Preciso de esclarecer isto com alguma brevidade, antes que o prazo das candidaturas por concurso nacional terminem, por isso pedia a vossa ajuda...

Obrigado pela vossa atenção, desde já

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Gonçalo Mamede
Então, a minha dúvida é a seguinte: As colocações pelo regime de mudança de curso no Técnico serão anunciadas no dia 7 de setembro. Caso eu seja colocado no Técnico via mudança de curso e, posteriormente, seja colocado por concurso nacional num outro curso numa outra faculdade, perderei a minha colocação no Técnico?
Não, são coisas independentes, e até podes frequentar os 2 cursos ao mesmo tempo.

• Like
Reactions: Gonçalo Mamede

Ritinha 21

Membro Caloiro
Matrícula
2 Setembro 2018
Boa noite, acabei este ano o primeiro no da licenciatura em Direito na Universidade Lusíada. Uma vez que era para Coimbra que concorri e não consegui entrar este ano tentei transferência, ainda estou à espera dos resultados. Visto que quase de certeza que não vou conseguir entrar, posso concorrer à segunda fase pelo contingente geral? Ainda pois fazer o pedido de senha?
Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Ritinha 21
Boa noite, acabei este ano o primeiro no da licenciatura em Direito na Universidade Lusíada. Uma vez que era para Coimbra que concorri e não consegui entrar este ano tentei transferência, ainda estou à espera dos resultados. Visto que quase de certeza que não vou conseguir entrar, posso concorrer à segunda fase pelo contingente geral? Ainda pois fazer o pedido de senha?
Podes, vais precisar de pedir uma nova senha e uma nova ficha ENES.

Telma Caneca

Membro Caloiro
Matrícula
11 Março 2019
Estou no 1º ano de biologia, mas a minha 1ª opção sempre foi ciências farmacêuticas, opção essa que quero seguir. Vou repetir os exames para tentar entrar pelo concurso nacional como quem vem do secundário, mas queria tentar pedir transferência de curso uma vez que faço parte da universidade que tem o curso que quero; a minha questão é se posso tentar entrar destas duas formas?

Ana_Castro13

Membro Caloiro
Matrícula
30 Outubro 2018
Bom dia estava no curso de geografia e desisti em novembro do ano passado porque percebi que não era bem o que queria posso realizar os exames nacionais na mesma e concorrer a outro curso?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Telma Caneca
Estou no 1º ano de biologia, mas a minha 1ª opção sempre foi ciências farmacêuticas, opção essa que quero seguir. Vou repetir os exames para tentar entrar pelo concurso nacional como quem vem do secundário, mas queria tentar pedir transferência de curso uma vez que faço parte da universidade que tem o curso que quero; a minha questão é se posso tentar entrar destas duas formas?
Sim, podes.

Olá @Ana_Castro13
Bom dia estava no curso de geografia e desisti em novembro do ano passado porque percebi que não era bem o que queria posso realizar os exames nacionais na mesma e concorrer a outro curso?
Sim, podes.

0beron

Membro
Matrícula
24 Junho 2018
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Boa noite,
Pretendo recandidatar-me este ano através do concurso público, sem repetir exames. Deste modo, fui à minha escola para tratar dos pedidos de senha, ficha ENES, etc... No entanto, quando preenchi o boletim de inscrição, ao nível do tópico 3 ("Escola e curso"), no subtópico 3.3:"No presente ano escolar, pretende candidatar-se ao ensino superior?", disseram-me para não pôr nada, uma vez que era só para pedir a ficha ENES. Está certo? é que não me fez muito sentido preencher todo o tópico 3 e esse ficar em falta, especialmente tendo em conta o conteúdo do mesmo.
Muito obrigado

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @0beron
Pretendo recandidatar-me este ano através do concurso público, sem repetir exames. Deste modo, fui à minha escola para tratar dos pedidos de senha, ficha ENES, etc... No entanto, quando preenchi o boletim de inscrição, ao nível do tópico 3 ("Escola e curso"), no subtópico 3.3:"No presente ano escolar, pretende candidatar-se ao ensino superior?", disseram-me para não pôr nada, uma vez que era só para pedir a ficha ENES. Está certo? é que não me fez muito sentido preencher todo o tópico 3 e esse ficar em falta, especialmente tendo em conta o conteúdo do mesmo.
Esse campo é meramente estatístico, pelo que também não irá afectar.

• Like
Reactions: 0beron

Lwkey31

Membro Caloiro
Matrícula
26 Abril 2017
Olá, vou recandidatar-me este ano sem refazer algum exame. Como é que funciona em termos de média? Sei que a minha prova de ingresso ainda é válida, mas relativamente à média de secundário tenho algumas dúvidas. Mantém-se? Outra coisa, sendo que acabei o secundário o ano passado e vou preencher a ficha na minha antiga escola preciso de mais algum documento para além do cartão de cidadão e o recibo do pedido de atribuição de senha? Por exemplo, no Guia Geral eles falam no Boletim de Saúde e num Certificado de Habilitações.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Lwkey31
Olá, vou recandidatar-me este ano sem refazer algum exame. Como é que funciona em termos de média? Sei que a minha prova de ingresso ainda é válida, mas relativamente à média de secundário tenho algumas dúvidas. Mantém-se? Outra coisa, sendo que acabei o secundário o ano passado e vou preencher a ficha na minha antiga escola preciso de mais algum documento para além do cartão de cidadão e o recibo do pedido de atribuição de senha? Por exemplo, no Guia Geral eles falam no Boletim de Saúde e num Certificado de Habilitações.
É igual. Como não vais fazer exames não deves precisar do resto, mas valida com a escola.

ferreirense

Membro
Matrícula
18 Novembro 2015
Este ano tive de anular a matricula na FCUL. Sei que não posso fazer o reingresso, mas posso candidatar-me para a mudança de curso e o gostaria de saber é se também posso candidatar-me no regime geral de acesso com a ficha Enes do ano passado?
Se entrar nas duas formas posso optar por uma ou outra?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @ferreirense
Este ano tive de anular a matricula na FCUL. Sei que não posso fazer o reingresso, mas posso candidatar-me para a mudança de curso e o gostaria de saber é se também posso candidatar-me no regime geral de acesso com a ficha Enes do ano passado?
Se entrar nas duas formas posso optar por uma ou outra?
Para concorrer via o concurso nacional precisas de uma nova ficha ENES e uma nova senha para a candidatura online. Sim, se entrares das 2 formas podes fazer a matrícula na vaga que quiseres ocupar.