Candidatura Online

cmm

Membro
Matrícula
19 Julho 2015
Bom dia, tenho 2 dúvidas a colocar:

1- A ficha ENES tem que ser entregue em algum sítio depois de feita a candidatura?

2-Na candidatura no ponto 2 (notas do secundário), onde aparece classificações do curso 10-12ºano, acesso a outros cursos, devo colocar na área correspondente á 1ªa fase a média do secundário?

Tiago S.

Membro
Matrícula
10 Março 2015
Bom-dia!
Quando estava a preencher a candidatura, cheguei ao ponto "3. exames", e todas as provas de ingresso que estão na minha ficha ENES já lá estavam postas, inclusive os exames que realizei na 2ª fase e que estão assinalados com um (2). Contudo, é lá referido que "na 1ª fase de candidatura não deve transcrever os exames que estiverem assinalados com uma nota (2) que indica que apenas poderão ser usados na 2ª fase de candidatura." O problema é que esses exames sobem a minha classificação final a algumas disciplinas, por isso não sei se devo deixar esses exames lá ou se os devo retirar...

raquelc

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2015
Bom dia, tenho 2 dúvidas a colocar:

1- A ficha ENES tem que ser entregue em algum sítio depois de feita a candidatura?

2-Na candidatura no ponto 2 (notas do secundário), onde aparece classificações do curso 10-12ºano, acesso a outros cursos, devo colocar na área correspondente á 1ªa fase a média do secundário?
https://www.dges.mec.pt/online-simula/Assets/Images/Ficha.JPG - penso que isto responde à segunda questão, quanto à primeira não sei responder

adrvieiraaa

Membro Veterano
Matrícula
17 Novembro 2014
Curso
Biologia Celular e Molecular
Instituição
FCT-UNL
Andei no ensino regular, por isso no tipo de curso coloco?
- Curso de 3 anos (10/12º)
-Curso de 2 anos (10/11º) + curso de 1 ano (12º)

discoj

Membro
Matrícula
18 Julho 2015
Sou da Madeira, e vou concorrer a Universidade Publica da Madeira (UMA), Que contingente utilizo : RAM ou Geral ?

Saraigameiro

Membro
Matrícula
11 Julho 2015
Curso
Marketing
Instituição
IPSetúbal
Bom dia!
Tenho várias questões sobre a candidatura online e a bolsa.
- Estive a ler algumas informações e reparei que na candidatura temos que colocar o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior mais próximo da residência. Mas a minha questão é, a minha primeira opção é em Setúbal e eu vivo em Lisboa. Independentemente de me candidatar em Setúbal, devo de indicar o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior mais próximo da residência ou ao sítio onde me vou candidatar?
- Em relação à bolsa, peço no ato da candidatura ou na matrícula? No meu caso, ainda vou pedir residência, daí a questão.
- Eu já pedi a minha ficha ENES mas sem preferência regional. No entanto, estive a ver que o IPS, a minha 1 opção, tem 50% de preferência regional para Lisboa, Santarém, etc. Ou seja, abrange a minha área de residência. Devo pedir uma nova ficha ENES?
Obrigada!

• Like
Reactions: Alentejanaindecisa

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Bom dia, eu Sou da Madeira e quero concorrer à universidade publica aqui na Madeira, o Contingente é geral ou R.A.Madeira? É preciso colocar preferencia regional ? Respondem rapido sff
Nesse caso é Geral, mas tens preferência regional, sim, desde que a tenhas pedido com a ficha ENES.

Andei no ensino regular, por isso no tipo de curso coloco?
- Curso de 3 anos (10/12º)
-Curso de 2 anos (10/11º) + curso de 1 ano (12º)
Colocas a primeira opção.

adrvieiraaa

Membro Veterano
Matrícula
17 Novembro 2014
Curso
Instituição
FCT-UNL
Quando fizer a candidatura online (em minha casa), preciso de ir entregar esse papel de candidatura a um GAES?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Bom-dia!
Quando estava a preencher a candidatura, cheguei ao ponto "3. exames", e todas as provas de ingresso que estão na minha ficha ENES já lá estavam postas, inclusive os exames que realizei na 2ª fase e que estão assinalados com um (2). Contudo, é lá referido que "na 1ª fase de candidatura não deve transcrever os exames que estiverem assinalados com uma nota (2) que indica que apenas poderão ser usados na 2ª fase de candidatura." O problema é que esses exames sobem a minha classificação final a algumas disciplinas, por isso não sei se devo deixar esses exames lá ou se os devo retirar...
Olá @Tiago S.
É fazeres o que diz lá, o sistema acaba depois por filtrar os exames que usa ou não.

Bom dia!
Tenho várias questões sobre a candidatura online e a bolsa.
- Estive a ler algumas informações e reparei que na candidatura temos que colocar o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior mais próximo da residência. Mas a minha questão é, a minha primeira opção é em Setúbal e eu vivo em Lisboa. Independentemente de me candidatar em Setúbal, devo de indicar o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior mais próximo da residência ou ao sítio onde me vou candidatar?
- Em relação à bolsa, peço no ato da candidatura ou na matrícula? No meu caso, ainda vou pedir residência, daí a questão.
- Eu já pedi a minha ficha ENES mas sem preferência regional. No entanto, estive a ver que o IPS, a minha 1 opção, tem 50% de preferência regional para Lisboa, Santarém, etc. Ou seja, abrange a minha área de residência. Devo pedir uma nova ficha ENES?
Obrigada!
Olá @Saraigameiro
1) Colocas o que te fica mais próximo de casa, onde te possas deslocar caso exista algum problema.
2) Podes pedir já. A residência tratas depois diretamente com a instituição de ensino superior em causa.
3) Se queres preferência regional, sim, deves.

Quando fizer a candidatura online (em minha casa), preciso de ir entregar esse papel de candidatura a um GAES?
@adrvieiraaa , não precisas.

adrvieiraaa

Membro Veterano
Matrícula
17 Novembro 2014
Curso
Instituição
FCT-UNL
Só mais uma questão: no parâmetro "pretendes candidatar-te a uma bolsa de estudo?" respondi que não. Terei de colocar as informações seguintes (telemóvel para contacto por sms e nº identificação fiscal)?

discoj

Membro
Matrícula
18 Julho 2015
Quando meto Contingente RAM o codigo de comprovaçao pref. regional dá, mas quando meto contingente Geral diz que a senha é invalida. Ajuda sff
Na ficha ENES, No ponto 9 está: 12º RAM,11ºANO RAM , Contingente RAM

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Só mais uma questão: no parâmetro "pretendes candidatar-te a uma bolsa de estudo?" respondi que não. Terei de colocar as informações seguintes (telemóvel para contacto por sms e nº identificação fiscal)?
Se não pretendes concorrer agora a bolsa, não deves precisar.

Quando meto Contingente RAM o codigo de comprovaçao pref. regional dá, mas quando meto contingente Geral diz que a senha é invalida. Ajuda sff
Na ficha ENES, No ponto 9 está: 12º RAM,11ºANO RAM , Contingente RAM
Podes meter na mesma o contingente RAM, não tem problema. ;)

adrvieiraaa

Membro Veterano
Matrícula
17 Novembro 2014
Curso
Instituição
FCT-UNL
Na finalização da candidatura, no número de identificação bastam os 8 primeiros dígitos do cartão de cidadão, correto?

Raquel

Membro Veterano
Matrícula
23 Janeiro 2015
Curso
Mestrado em Ciências Biomédicas
Instituição
IHMT-UNL
Bom dia. Estive a ver o Assistente da Candidatura Online e reparei que nos pedem para indicar um gaes da área de residência. Eu vivo na zona de Almada e vou me candidatar apenas a cursos da FCT-UNL. Coloco que gaes?
Obrigada :)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
  • Like