Candidatura Online

RCMF

Membro
Matrícula
7 Abril 2015
Ha alguma vantagem em fazer a simulação da candidatura? Eu fiz e nao recebi nenhuma informação nem nada

AndreiaMPires

Membro Caloiro
Matrícula
8 Junho 2015
Boa tarde,
a minha questão é sobre o que colocar como segundas opções na candidatura online.

Eu vou para design de moda na faculdade de arquitetura de lisboa que pede cerca de 15 valores, e a minha media com os exames pedidos fica a 17, portanto estou confortável. Eu só quero mesmo tirar moda e tirar moda naquela faculdade exclusivamente, por isso tou a pensar em colocar como segunda opção outro curso dessa faculdade, e outras licenciaturas de Belas-artes. Sendo que nos cursos de belas artes a minha média chega a subir para o 19 por causa do exame à escolha, não quer dizer que essas opções, como tenho média mais alta, sejam onde tenho prioridade, pois o que conta sempre é a primeira opção que escolhemos certo?

Já agora, acham que realmente é o melhor colocar cursos da mesma faculdade para depois reingressar no curso certo caso haja o azar de não entrar? Agradecia dicas e concelhos sobre as tais segundas opções e como isso pode influenciar...

clau23sf

Membro
Matrícula
22 Junho 2015
Não, aquilo que temos de pagar no fim de fazermos a candidatura online... Isso altera se tivermos várias opções? Ou é sempre um valor fixo?

Campos

Membro
Matrícula
13 Julho 2015
O que acontece se na parte da nota de secundário, inserirmos uma que não esteja de acordo com a ficha ENES?

Filipaifm

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2015
Boa tarde. Pretendo seguir psicologia, há uma universidade na qual tenho mais à vontade (um valor e tal a mais do que o último colocado no ano anterior), contudo, se meter esta em 3ª opção e outras duas (pouco prováveis) nas duas primeiras opções corro mais riscos de não entrar na universidade que meti na 3ª? tenho dúvidas relativamente ao modo como selecionam.. Obrigada :)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Ha alguma vantagem em fazer a simulação da candidatura? Eu fiz e nao recebi nenhuma informação nem nada
Nem por isso. E até sugiro que não uses o simulador da DGES, porque parece que não está atualizado com as informações deste ano.

Olá @AndreiaMPires
Sendo que nos cursos de belas artes a minha média chega a subir para o 19 por causa do exame à escolha, não quer dizer que essas opções, como tenho média mais alta, sejam onde tenho prioridade, pois o que conta sempre é a primeira opção que escolhemos certo?
Certo. A prioridade vai para a tua primeira opção.
Já agora, acham que realmente é o melhor colocar cursos da mesma faculdade para depois reingressar no curso certo caso haja o azar de não entrar? Agradecia dicas e concelhos sobre as tais segundas opções e como isso pode influenciar...
Sim, as mudanças de curso são facilitadas caso sejam dentro da própria instituição de ensino superior.

O que acontece se na parte da nota de secundário, inserirmos uma que não esteja de acordo com a ficha ENES?
Isso é depois tudo verificado e os valores corrigidos.

Boa tarde. Pretendo seguir psicologia, há uma universidade na qual tenho mais à vontade (um valor e tal a mais do que o último colocado no ano anterior), contudo, se meter esta em 3ª opção e outras duas (pouco prováveis) nas duas primeiras opções corro mais riscos de não entrar na universidade que meti na 3ª? tenho dúvidas relativamente ao modo como selecionam.. Obrigada
Olá @Filipaifm
Não, porque só é considerada a média de candidatura.

• Like
Reactions: Campos

nicolaubacalhau

Membro Dux
Matrícula
5 Julho 2015
Curso
Eng. Informática
Instituição
IST - ULisboa
Boa tarde,
a minha questão é sobre o que colocar como segundas opções na candidatura online.

Eu vou para design de moda na faculdade de arquitetura de lisboa que pede cerca de 15 valores, e a minha media com os exames pedidos fica a 17, portanto estou confortável. Eu só quero mesmo tirar moda e tirar moda naquela faculdade exclusivamente, por isso tou a pensar em colocar como segunda opção outro curso dessa faculdade, e outras licenciaturas de Belas-artes. Sendo que nos cursos de belas artes a minha média chega a subir para o 19 por causa do exame à escolha, não quer dizer que essas opções, como tenho média mais alta, sejam onde tenho prioridade, pois o que conta sempre é a primeira opção que escolhemos certo?

Vai sempre por ordem de opções que tu mesma colocas quando fazes a candidatura. Primeiro verificam a tua primeira opção, se entraste, esquecem todas as outras, sem olhar às médias que tens nas restantes opções.

AndreiaMPires

Membro Caloiro
Matrícula
8 Junho 2015
Muito obrigada! Tenho só mais uma dúvida. Eu pedi reapreciação de um exame. Vou fazer a candidatura agora com dois exames sem ser o exame em questão. Quando a nota da reapreciação sair preciso de nova ficha enes? É que como nao vou usar esse exame, nao pretendo alterar a candidatura. A nota do exame deve ser alterada automaticamente, certo?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Muito obrigada! Tenho só mais uma dúvida. Eu pedi reapreciação de um exame. Vou fazer a candidatura agora com dois exames sem ser o exame em questão. Quando a nota da reapreciação sair preciso de nova ficha enes? É que como nao vou usar esse exame, nao pretendo alterar a candidatura. A nota do exame deve ser alterada automaticamente, certo?
Como não pretendes alterar a candidatura não tens de fazer nada, as notas são automaticamente atualizadas.

Gabby Maciel

Membro
Matrícula
14 Julho 2015
Olá! Sou de Vila do Conde, Porto, e vou pôr como opções FEP (Porto) - Minho - Coimbra - Aveiro.
O que responder a esta pergunta? "Pretende beneficiar do regime de preferência regional?"

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Na página "2. notas de secundário" tenho que preencher o espaço da 2a fase com as notas dos exames da primeira para esta primeira fase de candidaturas? E se pretender concorrer na segunda fase com notas da segunda fase de exames?
Obrigado
Sim, aí 1ª fase e 2ª fase é igual. Isso é depois, isto que estás a preencher é apenas a candidatura à 1ª fase.

Olá @Gabby Maciel
Olá! Sou de Vila do Conde, Porto, e vou pôr como opções FEP (Porto) - Minho - Coimbra - Aveiro.
O que responder a esta pergunta? "Pretende beneficiar do regime de preferência regional?"
Sabe aqui o que é a preferência regional, que está associada aos politécnicos e às universidades das ilhas:
http://uniarea.com/acesso/preferencia-regional/

• Like
Reactions: estudante

estudante

Membro
Matrícula
17 Junho 2015
Curso
Direito (Pós-Laboral)
Instituição
FDUL
@davis essa mensagem do Criken era minha, mas escrevi no telemóvel. Não sei o que se passou.

Matrícula
16 Janeiro 2015
Boa tarde, estive a adicionar as universidades e ao lado aparecem as notas.. acho estranho é aparecerem notas diferentes em todas as opçoes de universidade.. alguem me pode explicar?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Boa tarde, estive a adicionar as universidades e ao lado aparecem as notas.. acho estranho é aparecerem notas diferentes em todas as opçoes de universidade.. alguem me pode explicar?
Cada uma tem as suas provas de ingresso e o peso das provas de ingresso pode variar, daí essas variações.

Athens

Membro
Matrícula
7 Março 2015
Qual é a diferença entre:
  • Curso de 3 anos (10º/12º)
  • Curso de 2 anos (10º/11º) + Curso de 1 ano (12º)

Gabby Maciel

Membro
Matrícula
14 Julho 2015
Ao confirmar quase no fim da candidatura, a minha data de nascimento está mal, é 18-06-1997 e lá está 18-08-1997. De manhã, ao ir buscar a minha ficha ENES à escola, também estava mal e lá corrigiram e deram-me uma nova ficha ENES atualizada. O que fazer agora?