Candidatura Online

leonor97

Membro Caloiro
Matrícula
16 Março 2015
Olá! Ao fazer a candidatura há um passo em que tenho de escolher qual o GAES, é à minha escolha ou existe algum critério de seleção? Pois, para a área de Lisboa aparece o ISCTE, IP de Lisboa, Universidade de Lisboa e Universidade Nova de Lisboa. Obrigada

Nassir Cassamo

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2015
Boas, tenho umas dúvidas:

Fui à segunda fase dos exames nacionais fazer melhorias de notas. Já tenho todas as disciplinas feitas e já tenho a minha ficha ENES. Para a candidatura online, devo esperar que os resultados da segunda fase saiam, requerer uma segunda ficha ENES e só depois completar a minha candidatura com os dados todos, ou posso fazê-lo com os dados que tenho agora disponíveis?

Em segundo lugar, posso candidatar-me à segunda fase do ensino superior estando matriculado noutro? Por exemplo, num cenário hipotético, as minhas médias da primeira fase não me permitiram ser colocado na primeira opção e sou colocado na segunda, e matriculo-me para não correr o risco de não entrar em segunda fase. Mas as minhas notas de segunda fase são melhores e permitem-me entrar no curso que queria. Posso candidatar-me?

Obrigado

Nassir Cassamo

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2015
Muito obrigado!

Nesse caso, não preciso de esperar pela segunda ficha ENES para fazer a candidatura online, correto?
E quando abrir o concurso de acesso ao ensino superior para a segunda fase, uso essa segunda ficha ENES, correto?

Mais uma vez, obrigado

Posso então usar os
É à tua escolha. Por uma questão de mobilidade, talvez te interesse colocar aquele que ficar mais próximo de onde moras, para o caso de teres de te deslocar ao GAES.

1. Relativamente ao cálculo da Classificação Final da Disciplina (CFD): se realizares um exame na 2.ª fase e melhorares a tua CFD graças a esse mesmo exame, no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior a tua CFD será melhorada nas candidaturas a partir da 2.ª fase do ano em que realizaste o exame. Portanto, as melhorias de CFD que realizes na 2.ª fase não se aplicam, este ano, à 1.ª fase de candidaturas. Caso, no entanto, te desejes candidatar à 2.ª fase com essas melhorias, deves pedir uma nova ficha ENES para a candidatura à 2.ª fase.

2. Podes. Se entrares num curso na 2.ª fase, a tua colocação na 1.ª fase é automaticamente anulada e o valor da(s) propina(s) paga(s) até então é transferido para a nova instituição.

Nassir Cassamo

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2015
E a segunda fase de candidatura é também feita no portal da DGES, em semelhança à primeira fase, correto?

Joao Duarte

Membro
Matrícula
10 Março 2015
Estou com um problema na candidatura , no ponto 3 aparecem automaticamente as classificações dos exames que fiz , inclusive da 2ª fase e diz para não inserirmos essas mas elas já lá estão , o que faço?

Ana Sequeira

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2015
Olá! Tenho uma dúvida sobre um campo de preenchimento da candidatura online. O campo é o que pede o GAES, eu neste campo tenho de colocar o quê exactamente? O gabinete de acesso da minha área de residência ou o que me der mais jeito de dirigir no caso de haver algum problema ou posso simplesmente por a minha primeira opção de faculdade mesmo que não consiga entrar nesta?
Obrigada

Filipaf97

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2015
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEP
Muito boa noite! alguém me consegue explicar como funcionam as 6 opcoes que pudemos por? como funciona a selecao ? comecam pela minha primeira opcao e se nao entrar passam para a proxima ou como é que é ? obrigada

D

Deleted member 2018

Guest
Muito boa noite! alguém me consegue explicar como funcionam as 6 opcoes que pudemos por? como funciona a selecao ? comecam pela minha primeira opcao e se nao entrar passam para a proxima ou como é que é ? obrigada
Sim. É como descreves. Se não entrares na primeira, passa à segunda opção e assim sucessivamente.

Diana

Membro Veterano
Matrícula
11 Março 2015
Curso
Terapia Ocupacional
Instituição
ESTSP

é isso mesmo, caso tenhas nota para entrar na primeira opção, entras, caso não entres na 1º é avaliada a tua candidatura na 2º opçao, caso tenhas nota, entras, caso não tenhas, avalia-se a 3º opção e assim sucessivamente, por isso é que tens de pôr por ordem preferencial :p

Filipaf97

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2015
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEP
é isso mesmo, caso tenhas nota para entrar na primeira opção, entras, caso não entres na 1º é avaliada a tua candidatura na 2º opçao, caso tenhas nota, entras, caso não tenhas, avalia-se a 3º opção e assim sucessivamente, por isso é que tens de pôr por ordem preferencial :p
muitissimo obrigada, acha que consigo entrar na primeira sendo a minha média 163,9 e a do ultimo colocado o ano passado ter 154,9 ?

Diana

Membro Veterano
Matrícula
11 Março 2015
Curso
Terapia Ocupacional
Instituição
ESTSP
muitissimo obrigada, acha que consigo entrar na primeira sendo a minha média 163,9 e a do ultimo colocado o ano passado ter 154,9 ?
Acho que sim :) são 9 décimas de diferença, não deve subir assim tanto :p

Falhado nº627

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2015
Olá, na minha ficha ENES o código de ativação atribuído aparece como inválido? Tenho de pedir outra?? Ainda me poderei inscrever na 1ª Fase? Já acabei o secundario no ano passado mas este ano entrei num curso que nao queria na faculdade daí ter repetido exames. Obrigado

airam1

Membro
Matrícula
30 Janeiro 2015
depois de preencher a candidatura tem de se preencher também a candidatura para a bolsa de estudo? Essa candidatura também tem de ser feita até 7 de agosto tal como a candidatura ao ensino superior?

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
C Candidatura online pela dges ou em pessoa na universidade Concurso Nacional e Locais - Público 2
Iniza Recibo da candidatura online Concurso Nacional e Locais - Público 28
Catarina Tomás 6 opções na candidatura online Concurso Nacional e Locais - Público 94
Antonio ChaiChai Candidatura Online Moçambique Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 3
M Média de candidatura ao Ensino Superior Estrangeiro - Inglaterra Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
B Recandidatura a uma licenciatura simultânea Ensino Superior 1
G Recandidatura ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 5
R Caso particular da disciplina de EF na candidatura ao ensino superior Ensino Secundário 2
S Algumas dúvidas (exames, recandidatura, transferência) Concurso Nacional e Locais - Público 4
brunoo32_ Recandidatura ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 1
Eduardo Teixeira Candidatos 3a fase de candidaturas Candidatos 2019/2020 6
B Como mudar candidatura à bolsa?? Bolsas e Residências 0
A IPPorto Candidatura Ctesp Instituto Politécnico do Porto 0
C Duvidas no preenchimento da candidatura para a 2ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 2
M Esperar pelas candidaturas à residência do IST ou arrendar ja um quarto? Alojamento Universitário 1
R Vale a pena ir ás aulas do curso que calhou na primeira fase de candidaturas ou espero pelos resultados da segunda ? Concurso Nacional e Locais - Público 3
A Inscrição antes da candidatura Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
F Candidatura às residências no Instituto Superior Técnico de Lisboa Alojamento Universitário 1
coral Candidatura à residência Bolsas e Residências 7
danielpitu Erro no sistema de Candidatura a bolsa de estudos Bolsas e Residências 7
sarapotato Cancelar a candidatura à 1a fase Concurso Nacional e Locais - Público 2
M Alterar candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 1
Nuno5434234234 Candidatura após reapreciação. Concurso Nacional e Locais - Público 20
M Aleguem sabe quais as universidades e politécnicos que aceitam candidatura com o 12 ano incompleto e que possamos fazer a disciplina que falta a noite Ensino Superior 2
sofiasleitao Nova candidatura - bolsa Bolsas e Residências 9
nunodom Que método de avaliação pedem na candidatura para mestrado de desenho e arte multimédia nas belas artes? Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
J Problema de candidatura - Provas de ingresso Concurso Nacional e Locais - Público 20
M Mudança de CC e ficha ENES/ Candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 3
Mónica Luísa Correia Candidatura no regime especial - atleta de alta competição Concursos e Regimes Especiais 1
M Erro no Registo de Candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 1
Alexandra Pinho Notas de candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 11
B Erro na candidatura à bolsa de estudo dges Bolsas e Residências 19
R Candidatura ao ensino superior quando já se está matriculado no ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 1
Lena07 Candidatura e doença Concurso Nacional e Locais - Público 2
J Candidatura para universidade e única opção Concurso Nacional e Locais - Público 3
D Anulação da candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 5
C Segunda fase de exames implica segunda fase de candidaturas à faculdade? Concurso Nacional e Locais - Público 7
I Pública - Privada (nova candidatura) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Mariana Meireles Ficha Enes, Candidatura e Mudança de Curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 20
C Candidatura Titulares de outros cursos superiores: licenciatura ou mestrado? Concursos e Regimes Especiais 1
B Candidaturas sem o 12 concluído Ensino Secundário 5
LBlackMoon Nota de candidatura Arquivo 0
LԐoɳor Os resultados da candidatura ao ensino superior são dia 9 de setembro no entanto vários dizem receber um email com o resultado um dia antes?!? Concurso Nacional e Locais - Público 8
Casal Candidatura para CTESP Ensino Superior 2
João Miguel R Nota de candidatura vindo de um curso profissional. Concurso Nacional e Locais - Público 7
M Questão acerca de uma candidatura no ensino superior após um gap-year Concurso Nacional e Locais - Público 1
Deiocaa candidatura a duas faculdades Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
D Candidatura e matrículas (Egas Moniz) Concursos Institucionais – Privado 9
R Candidatura de Mestrados - Dúvidas Gerais Ensino Superior 12
J Escolha das opções na candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 7