Candidatura Online

Olá @RicardoACC
Eu apenas concluí o secundário na segunda fase. Pedi a ficha ENES mas estão a aparecer dois problemas:
1. Não aceita a minha nota de primeira fase como não existente (devido a apenas ter passado na segunda fase)
2. Apresenta o meu código de ativação como incorreto.

E percisava de confirmar algo:
Dado apenas ter acabado o 12ºano na segunda fase de exames apenas me posso candidatar na segunda fase ainda que nãp seja prova de ingresso para o curso que pretendo certo?
Certo, daí estar a dar erro agora.

Já agora, para pedir fotocópia dos exames da 2 fase temos até quando?
E se acharmos que o exame não está bem corrigido, podemos pedir reapreciação também na 2 fase? Até quando?
E se a nota do exame nacional não for a que esperavas? Reapreciação de prova! | Uniarea

Olá!
No recibo da candidatura que recebemos no e-mail para que serve o código que tem na "Autenticação"? É preciso confirmar a candidatura ou quando recebemos o recibo já está "validada"?

Olá.
Se eu anular a minha candidatura recebo algum email a confirmar a anulação e deixo de visualizar o recibo?
Obrigada.
E-mail recebes a confirmar a anulação. Penso que o recibo deixa de estar visível nesses casos. Aliás, não faria sentido continuar disponível (mas não tenho total certeza desta última parte).

Olá!
No recibo da candidatura que recebemos no e-mail para que serve o código que tem na "Autenticação"? É preciso confirmar a candidatura ou quando recebemos o recibo já está "validada"?

Também tenho as mesma dúvida. Para que serve aquele código? Depois de fazer a candidatura recebi um mail com o recibo e não fiz mais nada.

Tendo já frequentado o primeiro ano dum curso superior fico impossibilitado de me matricular no segundo ano desse curso caso fique colocado em alguma da opções duma eventual candidatura que faça este ano?

Tendo já frequentado o primeiro ano dum curso superior fico impossibilitado de me matricular no segundo ano desse curso caso fique colocado em alguma da opções duma eventual candidatura que faça este ano?
Podes fazelo na mesma e andar nos dois. Tens é de ter em conta os prazos apra renovares a matricula xD

Também tenho as mesma dúvida. Para que serve aquele código? Depois de fazer a candidatura recebi um mail com o recibo e não fiz mais nada.
Tal como o recibo, só o precisarás caso exista algum erro na tua colocação, o que é extremamente raro. Mas acontece.

• Like
Reactions: Mymelo
Como é que consigo saber com certeza se o meu curso tem preferência regional ou não?? Se for na dges, em que sítio do site?? Poderá indicar me o link??
Mais uma questão, eu sempre estudei e conclui o secundário numa escola secundária que se localiza no distrito onde fica a universidade a que me vou candidatar, tenho preferência regional??
Obrigada.
@davis
No Guia da Candidatura ou no site da DGES na parte das informações dos cursos. Tens as condições aqui:
Preferência Regional | Uniarea

• Like
Reactions: Maria_ Silva99
No Guia da Candidatura ou no site da DGES na parte das informações dos cursos. Tens as condições aqui:
Mas eu sempre estudei e conclui o secundário numa escola secundária que se localiza no distrito onde fica a universidade a que me vou candidatar, tenho preferência regional?? É isso que nao percebo no vosso documento.

Mas eu sempre estudei e conclui o secundário numa escola secundária que se localiza no distrito onde fica a universidade a que me vou candidatar, tenho preferência regional?? É isso que nao percebo no vosso documento.
1) A preferência regional não tem de ser só no distrito da instituição. Pode abranger outros caso ela decida.
2) Há outras condições, daí referir que tens de ver o referido no link:

Boa tarde, surgiu-me uma dúvida. Sou aluno de Línguas e Humanidades e fiz 2 exames, sendo que um deles não consegui obter resultado positivo para a usar como prova de ingresso. Candidatei-me à 1a fase com História A mas, perante o resultado da 2a fase a Português, vou-me candidatar com Português a outros cursos. A minha questão é: é necessário ir buscar outra vez a ficha ENES? E se for, até quando?

Obrigado!

1) A preferência regional não tem de ser só no distrito da instituição. Pode abranger outros caso ela decida.
2) Há outras condições, daí referir que tens de ver o referido no link:
Mas, por exemplo, se eu for o caso dos dois seguintes pontos, mas se no dges disser que o curso não beneficia de preferência regional, eu não beneficio de preferência regional na mesma??
- Haver a tua residência permanente sido mudada há menos de dois anos para localidade exterior à área de influência dos pares estabelecimento/curso de ensino superior a que pretendes concorrer, em consequência de o teu progenitor ou de a pessoa que sobre ti exerce o poder tutelar ter entretanto passado a estar colocado nessa localidade;
-Teres, durante os dois anos anteriores à mudança de residência referida no ponto anterior, residido permanentemente na referida área de influência e aí ter estado inscrito no ensino secundário.

Mas, por exemplo, se eu for o caso dos dois seguintes pontos, mas se no dges disser que o curso não beneficia de preferência regional, eu não beneficio de preferência regional na mesma??
- Haver a tua residência permanente sido mudada há menos de dois anos para localidade exterior à área de influência dos pares estabelecimento/curso de ensino superior a que pretendes concorrer, em consequência de o teu progenitor ou de a pessoa que sobre ti exerce o poder tutelar ter entretanto passado a estar colocado nessa localidade;
-Teres, durante os dois anos anteriores à mudança de residência referida no ponto anterior, residido permanentemente na referida área de influência e aí ter estado inscrito no ensino secundário.
Se o curso não tem preferência regional, não podes ter preferência regional...

Olá @MiguelSilva123
Boa tarde, surgiu-me uma dúvida. Sou aluno de Línguas e Humanidades e fiz 2 exames, sendo que um deles não consegui obter resultado positivo para a usar como prova de ingresso. Candidatei-me à 1a fase com História A mas, perante o resultado da 2a fase a Português, vou-me candidatar com Português a outros cursos. A minha questão é: é necessário ir buscar outra vez a ficha ENES? E se for, até quando?
Se precisas das notas da 2ª fase para a candidatura à 2ª e 3º fases de candidaturas, sim. Até ao fim das candidaturas:
Calendário dos Exames Nacionais e do Concurso Nacional de Acesso | Uniarea

Olá @catarina.fonseca16
NA 1º PÁGINA DA CANDIDATURA ONDE PEDE AS MÉDIAS SÃO AS QUE ESTÃO NA FICHA ENES OU AS QUE CALCULEI COM A MÉDIA DO RECORRENTE OU É A MESMA?
São as da ficha ENES. SE ESCREVERES NORMALMENTE NÓS CONSEGUIMOS LER. ;)

Olá @Milene David
Boa noite, tenho uma questao acerca da candidatura online.
Na candidatura temos que colocar o Gabinete de Acesso ao ensino Superior mais proximo da residencia.
A minha questao é a minha primeira opçao é em Lisboa e eu vivo em Abrantes.
Independentemente de me candidatar em Setúbal, devo de indicar o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior mais próximo da residência ou ao sítio onde me vou candidatar?
Sim, o mais perto.

• Like
Reactions: Blasty
Não há problema nenhum em clicarmos na aba que diz "candidatura" depois de enviarmos a candidatura, pois não?