candidatura online

Não, durante a candidatura dá para anexar os documentos em PDF. Eu ainda não fiz a minha porque ainda estou à espera da equivalência :( Se não for indiscrição, quando é que pediste a tua e quando é que a recebeste? De nada e obrigada também :)

pedi a minha equivalencia logo que cheguei a Portugal, ja tem 2 anos, nao me lembro ao certo quanto tempo demorou, mas acho que uma ou duas semanas.

Não, durante a candidatura dá para anexar os documentos em PDF. Eu ainda não fiz a minha porque ainda estou à espera da equivalência :( Se não for indiscrição, quando é que pediste a tua e quando é que a recebeste? De nada e obrigada também :)
oii, sei que a pergunta não foi pra mim, mas eu tb sou brasileira e meu irmão estava residindo aqui em portugal antes de mim, e ele pediu a equivalência por mim com urgência e saiu no mesmo dia

Obrigada Mariana, foi-me dito que iniciaram a análise na sexta-feira passada, pelo que espero que as coisas sejam tratadas a tempo para que me possa candidatar na primeira fase.

Boa tarde, sou residente da R.A da Madeira e pretendo usar o contingente de cá na candidatura, mas a minha primeira opção tem um curso congénere cá. Tenho de trocar a ordem das minhas opções de forma a que as que posso usar contingente fiquem primeiro ou posso manter assim?

Bruno, eu penso que a ficha ENES se destina apenas aos alunos que fizeram os exames em Portugal. Não sei se é o caso da Maria 🤔 No meu caso, como não fiz os exames aqui, tive de ir a um GAES pedir uma ficha de ativação que servirá como substituta da ficha ENES. Depois, esta ficha de ativaçao é disponibilizada no nosso perfil no site da DGES.

Ver anexo 23329Olá! Sou uma estudante Portuguesa que fez todo o ensino em Portugal, realizei todos os meus exames em Portugal, no entanto, após a candidatura, nos documentos, aparece a "ficha de ativação DGES", devo preocupar-me?
Olá Susana, tal como tu também sou estudante portuguesa e fiz o ensino todo em Portugal. Tive o mesmo problema que tu e o que fiz foi ligar para a DGES para ver o que se passava (liguei logo dia 25 de Julho). O que me foi dito é que de facto o meu nome não estava na lista de pessoas que tinham pedido a ficha de ativação e que devia ser um erro mas que a minha candidatura estava toda bem e que não me devia preocupar. Hoje (dia 27 de Julho) fui a verificar se ainda continuava lá essa tal ficha e já não está. Acredito que se ligares para lá seja mais fácil compreenderes.

Desejo-te boa sorte e espero que de alguma forma te tenha ajudado! 😊

Última edição:
  • Like
Reactions: Susana<3
Boa tarde! Eu fiz ensino profissional, e realizei os exames de acesso mas a nota não foi suficiente para emitir a ficha ENES, na escola disseram me que me podia candidatar com o certificado de habilitações. Mas na candidatura online pedem os dados da ficha ENES. Posso candidatar-me, se sim, como é que faço? Obrigada!

Boa tarde! Eu fiz ensino profissional, e realizei os exames de acesso mas a nota não foi suficiente para emitir a ficha ENES, na escola disseram me que me podia candidatar com o certificado de habilitações. Mas na candidatura online pedem os dados da ficha ENES. Posso candidatar-me, se sim, como é que faço? Obrigada!
Olá! O que queres dizer com "a nota não foi suficiente para emitir a ficha ENES"? Tiveste negativa nos exames e, por isso, eles não podem ser usados como prova de ingresso?

Olá! O que queres dizer com "a nota não foi suficiente para emitir a ficha ENES"? Tiveste negativa nos exames e, por isso, eles não podem ser usados como prova de ingresso?
Sim, a minha nota foi 7 valores no exame de biologia e geologia, mas ainda assim disseram que poderia utilizar o certificado de habilitações do ensino profissional.

Sim, a minha nota foi 7 valores no exame de biologia e geologia, mas ainda assim disseram que poderia utilizar o certificado de habilitações do ensino profissional.
Se não tens provas de ingresso válidas, não te podem emitir a ficha ENES. Tanto quanto sei, não te podes candidatar ao ensino superior (seja público ou privado) sem a ficha.