Candidatura universidades públicas/privadas

Matrícula
1 Fevereiro 2020
Boa tarde, tenho algumas dúvidas relativamente ao processo de candidatura ao ensino superior.

A minha situação é a seguinte: quero seguir o curso de direito em Lisboa, a minha média do ensino secundário é de 17 valores e tive 19.1 no exame de filosofia (2020-1°fase). Com base nos critérios, devo ter entre 16 e 19.6 no exame de português, ou seja, a minha média de candidatura estará entre 17.22 e 17.94. A média do último colocado em 2020 na Nova é 17.32. Sei que tenho média para entrar garantidamente na Clássica (pois a média no ano passado era de 16.2 valores), no entanto, o meu objetivo é a Nova.

Ou consigo entrar na Nova ( vamos rezar🤞🏻) ou entro na Católica.

Eis o meu problema:

Como podem ver na imagem, todo o processo de candidatura na Católica decorre antes de saber, através do concurso geral da DGS, se consigo entrar na Nova. Também, para que a minha inscrição seja efetivada é necessário pagar 510€ (inscrição + matrícula).

- Preciso das vossas opiniões sobre o seguinte: a partir de que nota no exame de português, acham que não vale a pena candidatar-me (e pagar) na Católica, por já ter uma média "suficiente" para ingressar na Nova?

- É normal que as candidaturas nos concursos públicos/privados sejam totalmente independentes?

Obrigada 🙂

Attachments

• IMG_20210718_142058.jpg
    IMG_20210718_142058.jpg
    226.4 KB · Visitas: 5
  • IMG_20210718_143047.jpg
    IMG_20210718_143047.jpg
    66.6 KB · Visitas: 4

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
- Preciso das vossas opiniões sobre o seguinte: a partir de que nota no exame de português, acham que não vale a pena candidatar-me (e pagar) na Católica, por já ter uma média "suficiente" para ingressar na Nova?
Olá.
Infelizmente, ninguém te pode dizer, na minha opinião, com alguma certeza, um valor. Terás de ser tu a decidir com base nos valores que tens do ano passado.
As médias podem ser tão imprevisíveis que é um risco estar com previsões desse tipo. O exemplo disso, foi o ano passado em que alunos com dois valores acima do último colocado de 2019 não entraram.

É normal que as candidaturas nos concursos públicos/privados sejam totalmente independentes?
Sim.

Matrícula
1 Fevereiro 2020
Olá.
Infelizmente, ninguém te pode dizer, na minha opinião, com alguma certeza, um valor. Terás de ser tu a decidir com base nos valores que tens do ano passado.
As médias podem ser tão imprevisíveis que é um risco estar com previsões desse tipo. O exemplo disso, foi o ano passado em que alunos com dois valores acima do último colocado de 2019 não entraram.

Sim.
Infelizmente, comprendo perfeitamente a imprevisibilidade das médias. No entanto, pedi um valor +/- seguro, para estar mais descansada e não perder dinheiro, obviamente. Obrigada pela resposta !