Candidaturas 2° Fase - Concurso Nacional de Acesso

   

Gonzors

Membro
Matrícula
23 Junho 2019
Mensagens
24
Curso
Engenharia Química
Instituição
ISEP
Boa noite!
Depois de ler um artigo da Uniarea relativamente às candidaturas à 2° fase do concurso nacional de acesso e quem poderia concorrer, fiquei com a seguinte dúvida:

A dúvida em questão é relativa ao seguinte ponto, mais especificamente a parte a negrito:
  1. Os candidatos colocados na 1.ª fase que pretendam concorrer de novo (tem em atenção que se fores colocados na 2.ª fase, a colocação na 1.ª fase, bem como a matrícula e inscrição que realizaste, são anuladas. Ou seja, não podes escolher. Se tiveres pago alguma prestação das propinas essa quantia é transferida para a nova instituição, bem como o valor da matrícula/inscrição);"

Eu sou neste momento estudante de 2° Ano de um curso do Ensino Superior. Este ano, candidatei-me ao concurso nacional de acesso para uma eventual mudança de curso.
Infelizmente não fui colocado em nenhum curso do qual escolhi.
A minha questão é direcionada para o facto de:
Se eu me candidatar na 2° fase do concurso nacional de acesso e ser colocado numa das 6 opções, mas por motivos de força maior não realizar a inscrição, perco obrigatoriamente a minha atual vaga no 2° ano do meu curso? Ou a anulação de uma anterior matrícula é somente direcionada para os colocados na 1° fase do concurso deste ano?

Não sei se consegui expôr a minha dúvida da melhor forma, mas gostaria de saber se a "não escolha" mencionada é apenas direcionada para os colocados na 1° fase deste concurso.
Muito obrigado por qualquer informação disponibilizada.

Com os melhores cumprimentos,

Gonçalo Silva
 
Solução
Boa noite!
Depois de ler um artigo da Uniarea relativamente às candidaturas à 2° fase do concurso nacional de acesso e quem poderia concorrer, fiquei com a seguinte dúvida:

A dúvida em questão é relativa ao seguinte ponto, mais especificamente a parte a negrito:
  1. Os candidatos colocados na 1.ª fase que pretendam concorrer de novo (tem em atenção que se fores colocados na 2.ª fase, a colocação na 1.ª fase, bem como a matrícula e inscrição que realizaste, são anuladas. Ou seja, não podes escolher. Se tiveres pago alguma prestação das propinas essa quantia é transferida para a nova instituição, bem como o valor da matrícula/inscrição);"

Eu sou neste momento estudante de 2° Ano de um curso do Ensino Superior. Este ano...
Boa noite!
Depois de ler um artigo da Uniarea relativamente às candidaturas à 2° fase do concurso nacional de acesso e quem poderia concorrer, fiquei com a seguinte dúvida:

A dúvida em questão é relativa ao seguinte ponto, mais especificamente a parte a negrito:
  1. Os candidatos colocados na 1.ª fase que pretendam concorrer de novo (tem em atenção que se fores colocados na 2.ª fase, a colocação na 1.ª fase, bem como a matrícula e inscrição que realizaste, são anuladas. Ou seja, não podes escolher. Se tiveres pago alguma prestação das propinas essa quantia é transferida para a nova instituição, bem como o valor da matrícula/inscrição);"

Eu sou neste momento estudante de 2° Ano de um curso do Ensino Superior. Este ano, candidatei-me ao concurso nacional de acesso para uma eventual mudança de curso.
Infelizmente não fui colocado em nenhum curso do qual escolhi.
A minha questão é direcionada para o facto de:
Se eu me candidatar na 2° fase do concurso nacional de acesso e ser colocado numa das 6 opções, mas por motivos de força maior não realizar a inscrição, perco obrigatoriamente a minha atual vaga no 2° ano do meu curso? Ou a anulação de uma anterior matrícula é somente direcionada para os colocados na 1° fase do concurso deste ano?

Não sei se consegui expôr a minha dúvida da melhor forma, mas gostaria de saber se a "não escolha" mencionada é apenas direcionada para os colocados na 1° fase deste concurso.
Muito obrigado por qualquer informação disponibilizada.

Com os melhores cumprimentos,

Gonçalo Silva
Olá, Gonçalo.

Na situação que referes, não perdes a vaga no teu curso atual. Inclusive, há pessoas que fazem dois cursos ao mesmo tempo - só não podem entrar nestes no mesmo ano.
Boa sorte! 🍀
 
Solução
Bom dia, pedi reapreciação do meu exame na 2ºa fase, no site da dges não apresenta nenhuma atualização na media interna nem na prova de ingresso. Deverei pedir uma nova ficha enes?