Candidaturas na pública e na privada

Catarina Brito

Membro Caloiro
Matrícula
10 Julho 2015
Boa noite!
Para concorrer ao ensino superior público temos até 6 opções ,contudo é necessário preencher todas? E caso queira me candidatar a ambos os ensinos, privado e público, como procedo?
Obrigada.

D

Deleted member 2018

Guest
Não precisas de preencher todas opções. Preenches quantas achares necessário. Podes até apenas preencher uma, se estiveres 110% certezas que entres (embora não vejo porque não haverias de pôr pelo menos 2-3...).

Podes concorrer para o privado ao mesmo tempo. Para as universidades privadas o concurso é interno, logo precisas de te deslocar à univ. em questão e informares-te sobre datas importantes e afins.

Ana s

Membro Caloiro
Matrícula
23 Julho 2015
Boa tarde,

Tenho uma dúvida relativamente às candidaturas. Candidatei-me a uma universidade privada (ISPA), mas gostaria na mesma me candidatar às universidade públicas através do site da DGES. No final da candidatura aparece, na parte "Candidatura-Avisos", que ao "clicar no botão submeter será substituída qualquer candidatura que já tenha apresentado", isto incluí o ensino superior privado? As candidaturas nas universidades privadas feitas antes perdem o valor com as candidaturas da DGES? Ou são dois sistemas diferentes, que não têm nada haver um com o outro?

Última edição:

BastosCHC

Membro Caloiro
Matrícula
25 Julho 2015
[URGENTE]: Boa noite. Eu estou neste momento num dilema. Na escolha das opções de candidatura online, coloquei como 1ª opção o curso que eu desejo na uni que desejo (mesmo achando dificil entrar). No entanto, a 2ª opção que eu queria seria o mesmo curso, mas numa privada (que não dá para inserir na candidatura online), tendo que me deslocar a essa uni pra fazer a candidatura interna. Se eu meter como 2ª opção online outro curso (que eu tenho 100% de certeza que entro) e realmente entrar, mas ao mesmo tempo conseguir entrar na privada, como é feita a escolha? Tem mais peso a candidatura online ou a inscrição direta na outra uni? Como procedo sabendo que nesta situação eu prefiro a privada?

BastosCHC

Membro Caloiro
Matrícula
25 Julho 2015
Eu já estive inscrito noutra universidade, este ano candidato-me a outro curso. Há alguma hipótese de eu me candidatar por transferência ignorando as provas de ingresso, tendo somente em conta que já tive inscrito?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Se preferes a privada, basta que não te matricules na pública para que a tua colocação na pública seja anulada. Se preferes a pública, então não sei como funciona a burocracia com a instituição privada, pelo que será melhor alguém te esclarecer.
É similar, fazes a inscrição na pública e anulas a matrícula na privada. Os valores que tiveres pago nesta última (inscrição + propina), tal como na pública, não são devolvidos.

Eu já estive inscrito noutra universidade, este ano candidato-me a outro curso. Há alguma hipótese de eu me candidatar por transferência ignorando as provas de ingresso, tendo somente em conta que já tive inscrito?
Sim, podes concorrer por transferência.

BastosCHC

Membro Caloiro
Matrícula
25 Julho 2015
É similar, fazes a inscrição na pública e anulas a matrícula na privada. Os valores que tiveres pago nesta última (inscrição + propina), tal como na pública, não são devolvidos.

Sim, podes concorrer por transferência.
Como funciona a candidatura por transferência?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Como funciona a candidatura por transferência?
Os critérios, regras e datas variam de universidade para universidade. Entra em contacto com a instituição para onde te queres transferir para obter mais detalhes.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá! Vou-me candidatar à católica porque tenho receio de não ficar colocada na universidade pública que eu quero.... caso eu me matricule na privada e fique colocada na pública, como faço?
Foi respondido uns posts acima:
Se preferes a privada, basta que não te matricules na pública para que a tua colocação na pública seja anulada. Se preferes a pública, então não sei como funciona a burocracia com a instituição privada, pelo que será melhor alguém te esclarecer.

Raquel Cruz

Membro
Matrícula
15 Julho 2015
Como as datas de inscricao e matricula na 2 fase na universidade privada é primeiro que na publica. Como faria? Inscrevia me na privada e matriculava me e depois o dinheiro? Iria para a publica, caso ficasse e preferisse esta?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Como as datas de inscricao e matricula na 2 fase na universidade privada é primeiro que na publica. Como faria? Inscrevia me na privada e matriculava me e depois o dinheiro? Iria para a publica, caso ficasse e preferisse esta?
Não, os sistemas públicos e privado não se misturam. Se desistires da privada ficas sem os valores que tiveres pago.

Abdul7

Membro Caloiro
Matrícula
9 Agosto 2015
Boa tarde
Apesar de indiretamente já terem respondido à minha duvida, continuo intrigado sobre o seguinte:
Sabendo que a candidatura à universidade catolica termina amanhã, se eu me candidatar e entrar na universidade catolica fico privado de me poder candidatar à 2fase de candidatura do ensino publico?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Abdul7
Sabendo que a candidatura à universidade catolica termina amanhã, se eu me candidatar e entrar na universidade catolica fico privado de me poder candidatar à 2fase de candidatura do ensino publico?
Podes concorrer na mesma à 2ª fase de candidaturas do concurso nacional de acesso.

joman2

Membro
Matrícula
8 Agosto 2015
Curso
LEETC
Instituição
ISEL
Não entrei na primeira fase em nenhuma opção devido à subida das médias,e estou a ponderar entrar para a Autónoma, mesmo querendo ir para o público. Para ter o acesso garantido teria de me candidatar, matricular e inscrever já, até porque dizem que não sabem quantos alunos se inscreveram o ano passado ("perto de 60", existem 65 vagas). A minha questão é se eu me candidatar, inscrever e matricular e acabar por ser colocado na segunda fase como tenho de proceder para estudar no ensino público e sair do privado?