Candidaturas na pública e na privada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
e como funciona em relaçao a bolsa da dges?
O pedido bolsa só é analisado depois de acabar o prazo de candidatura (30 de setembro) e caso nessa altura estejas matriculada em algum sítio.

Bernardo3214

Membro
Matrícula
3 Dezembro 2018
Curso
Fisioterapia
Eu pretendo fazer a candidatura para o ensino privado visto que acredito não ter média para o curso que eu quero no público e onde eu quero é até ao dia 30 de agosto a data limite das inscrições. Mas eu não queria deixar de tentar no público, sendo que as inscrições no público e só em setembro, mesmo ficando colocado no público eu vou ficar a saber muito antes se fiquei colocado no privado. Por isso se ficar colocado no público o quer poderia fazer?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Eu pretendo fazer a candidatura para o ensino privado visto que acredito não ter média para o curso que eu quero no público e onde eu quero é até ao dia 30 de agosto a data limite das inscrições. Mas eu não queria deixar de tentar no público, sendo que as inscrições no público e só em setembro, mesmo ficando colocado no público eu vou ficar a saber muito antes se fiquei colocado no privado. Por isso se ficar colocado no público o quer poderia fazer?
A candidatura para o público é até hoje e as matriculas/inscrições é em setembro como tu disseste. Se quiseres ficar no privado, basta não fazeres a matrícula/inscrição em setembro no publico. Se quiseres ficar no público, como já te inscreveste no privado na altura, tens de perguntar na universidade privada como é que podes anular a matrícula e os custos que essa ação pode ter.

Bernardo3214

Membro
Matrícula
3 Dezembro 2018
Curso
Fisioterapia
A candidatura para o público é até hoje e as matriculas/inscrições é em setembro como tu disseste. Se quiseres ficar no privado, basta não fazeres a matrícula/inscrição em setembrob no publico. Se quiseres ficar no público, como já te inscreveste no privado na altura, tens de perguntar na universidade privada como é que podes anular a matrícula e os custos que essa ação pode ter.
Estou me referindo as candidaturas para a segunda fase do concurso nacional que só são anunciadas dia 26 de setembro. Sendo que na instituição privada são dia 31 de agosto.

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Estou me referindo as candidaturas para a segunda fase do concurso nacional que apenas só anunciadas dia 26 de setembro. Sendo que na instituição privada são dia 31 de agosto.
O processo é o mesmo.

Bernardo3214

Membro
Matrícula
3 Dezembro 2018
Curso
Fisioterapia
O processo é o mesmo.
Então tenho que fazer a inscrição na privada agora e na pública a partir do dia 9 de setembro e depois provavelmente fazer também a matrícula na privada não sei as datas ainda mas deve ser antes que o dia 26 de setembro. E se depois ficar colocado na pública perco o dinheiro da candidatura e matrícula visto que estes valores não são reembolsados.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Então tenho que fazer a inscrição na privada agora e na pública a partir do dia 9 de setembro e depois provavelmente fazer também a matrícula na privada não sei as datas ainda mas deve ser antes que o dia 26 de setembro. E se depois ficar colocado na pública perco o dinheiro da candidatura e matrícula visto que estes valores não são reembolsados.
A candidatura para as universidades públicas é, em princípio, de 9 a 20 de setembro e a matrícula nas públicas é no fim de setembro, mas como já deves ter feito a matrícula na privada, podes perder, sim, algumas mensalidades das propinas e os custos da matricula, tens de ver isso com a própria instituição, cada instituição é que decide as medidas e custos da anulação de matrícula.

Bernardo3214

Membro
Matrícula
3 Dezembro 2018
Curso
Fisioterapia
A candidatura para as universidades públicas é, em princípio, de 9 a 20 de setembro e a matrícula nas públicas é no fim de setembro, mas como já deves ter feito a matrícula na privada, podes perder, sim, algumas mensalidades das propinas e os custos da matricula, tens de ver isso com a própria instituição, cada instituição é que decide as medidas e custos da anulação de matrícula.
Pois, eu já estive a informar-me devo perder o dinheiro da matrícula e da inscrição, as propinas não visto que não pago nenhuma mensalidade em setembro. De qualquer maneira isto é apenas uma hipótese até posso continuar na privada. Obrigado na mesma.

• Like
Reactions: Edgar H

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Pois, eu já estive a informar-me devo perder o dinheiro da matrícula e da inscrição, as propinas não visto que não pago nenhuma mensalidade em setembro. De qualquer maneira isto é apenas uma hipótese até posso continuar na privada. Obrigado na mesma.
Os custos aconselho, mesmo, a veres com a universidade. Mesmo que não frequentes, eles podem te cobrar algumas mensalidades.

• Like
Reactions: Bernardo3214

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Um aluno candidata-se ao ensino público e ao ensino privado, no entanto prefire frequentar o ensino privado. Os resultados das colocações são a 9/9 no público e a 12/9 no privado.
Quantos dias é que, geralmente, as instituições públicas disponibilizam, a partir do dia 9/9, para as matrículas?
Supondo que as matrículas seriam até dia 11/9 e o aluno se matriculasse na instituição pública. Caso o aluno soubesse dia 12/9 que ficou colocado na instituição privada e se matriculasse na mesma, poderia anular a matrícula na pública? Estaria "isento" de pagar as propinas durante esse ano?

Obrigada!

As matriculas são até dia 13 no público.

catarina2601

Membro Caloiro
Matrícula
25 Janeiro 2019
Boa tarde, hoje candidatei-me a uma universidade privada mas não anexei os documentos suficientes e não dava para voltar atrás, então, candidatei-me novamente com um email diferente.
Só paguei a candidatura da segunda vez, há algum problema em ter feito as duas candidaturas?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

jmcsmfpc

Membro
Matrícula
22 Julho 2015
Curso
Contabilidade
Instituição
IPCA
Boas, eu vou me candidatar á segunda fase de candidaturas da universidade publica e vou me candidatar tambem a uma privada
Eu posso usar o codigo da ficha enes amanha para me inscrever na publica e depois usar essa mesma ficha para me inscrever no privado?
Existe algum problema se eu apenas tiver uma ficha enes?
Obrigado pela ajuda

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Eu posso usar o codigo da ficha enes amanha para me inscrever na publica e depois usar essa mesma ficha para me inscrever no privado?
Existe algum problema se eu apenas tiver uma ficha enes?
Podes. Vais é ficar sem ela, dado que as privadas tipicamente ficam com a folha.

• Like
Reactions: HongRaOn

jmcsmfpc

Membro
Matrícula
22 Julho 2015
Curso
Contabilidade
Instituição
IPCA
mas se me candidatar na publica com o codigo primeiro nao á problema correto?
mais uma vez, obrigado pela ajuda

• Like

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
mas se me candidatar na publica com o codigo primeiro nao á problema correto?
mais uma vez, obrigado pela ajuda
A partida não. Fica com uma foto da folha de todas as formas.

Alexa Vieira

Membro
Matrícula
30 Agosto 2019
É possível concorrer a segunda fase sem ter concorrido a primeira?
E se sim, caso já esteja matriculada numa privada, como faço para não andar mais lá?

Blasty

Moderadora
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
É possível concorrer a segunda fase sem ter concorrido a primeira?
E se sim, caso já esteja matriculada numa privada, como faço para não andar mais lá?
Sim, podes.
Tens de ver as condições de anulamento da matrícula junto da instituição em causa.

• Like