Candidaturas na pública e na privada

Sim, podes.
Tens de ver as condições de anulamento da matrícula junto da instituição em causa.
Obrigada!!
Podem-me ajudar no processo? Eu não concorri a primeira fase porque matriculei-me logo numa privada e agora arrependi-me, quero candidatar-me a segunda fase mas tenho medo porque não sei o que fazer nem qual é o processo e tenho medo que a faculdade privada não me deixe desistir
Post automatically merged:

Sim, podes.
Tens de ver as condições de anulamento da matrícula junto da instituição em causa.
Obrigada!!
Podem-me ajudar no processo? Eu não concorri a primeira fase porque matriculei-me logo numa privada e agora arrependi-me,

Obrigada!!
Podem-me ajudar no processo? Eu não concorri a primeira fase porque matriculei-me logo numa privada e agora arrependi-me, quero candidatar-me a segunda fase mas tenho medo porque não sei o que fazer nem qual é o processo e tenho medo que a faculdade privada não me deixe desistir

Obrigada!!
Podem-me ajudar no processo? Eu não concorri a primeira fase porque matriculei-me logo numa privada e agora arrependi-me,
A candidatura para a 2ª fase é semelhante à da 1ª e nesse link aí em cima tens tudo explicado. :)

Quanto à universidade privada, tens mesmo de te ir informar com a instituição, já que cada uma tem regras diferentes.

• Like
Reactions: Alexa Vieira
A candidatura para a 2ª fase é semelhante à da 1ª e nesse link aí em cima tens tudo explicado. :)

Quanto à universidade privada, tens mesmo de te ir informar com a instituição, já que cada uma tem regras diferentes.
E a ficha enes tenho que pedir outra certo? Referente a 1 ou 2 fase?

Eu vou informar-me, mas só poderia anular no dia 26 que é quando saem os resultados certo?

Eu vou informar-me, mas só poderia anular no dia 26 que é quando saem os resultados certo?
*para não perder a vaga

Se não tiveres feito exames na 2ª fase deste ano, podes usar a ficha da 1ª fase.

Sim, saem nesse dia. :)

Se não tiveres feito exames na 2ª fase deste ano, podes usar a ficha da 1ª fase.

Sim, saem nesse dia. :)
Mas a única ficha enes que eu tinha deixei na faculdade privada...

Então para não perder a vaga que tenho na privada, tenho de começar as aulas normalmente e só quando souber o resultado no dia 26 é que me informo sobre anulação de matrícula. É assim?

Mas a única ficha enes que eu tinha deixei na faculdade privada...

Então para não perder a vaga que tenho na privada, tenho de começar as aulas normalmente e só quando souber o resultado no dia 26 é que me informo sobre anulação de matrícula. É assim?
Então nesse caso tens de ir à escola pedir outra ficha.
Tendo em conta que não sabes se entras na 2ª fase, é sempre muito imprevisível, talvez fosse melhor ires indo às aulas e assim (a não ser que aches mesmo que consegues entrar...). Mas se calhar era melhor ires informar-te já das condições de anulamento para estares preparada quando chegar a altura. :)

Então nesse caso tens de ir à escola pedir outra ficha.
Tendo em conta que não sabes se entras na 2ª fase, é sempre muito imprevisível, talvez fosse melhor ires indo às aulas e assim (a não ser que aches mesmo que consegues entrar...). Mas se calhar era melhor ires informar-te já das condições de anulamento para estares preparada quando chegar a altura. :)
Obrigada, a serio obrigada!!!
Pois é melhor, mas tenho medo que chegando à altura não me deixem anular

Obrigada, a serio obrigada!!!
Pois é melhor, mas tenho medo que chegando à altura não me deixem anular
Já agora, é possível que seja obrigada a pagar o ano inteiro da faculdade privada?

Última edição:
  • Like
Reactions: Blasty
Olá, eu vou candidatar-me à universidade este ano e estou em dúvida relativamente à candidatura. Como eu não sei em que universidade entro, gostava de colocar nas opções algumas universidades públicas e privadas para o curso que pretendo seguir. No entanto, já vi que para fazer a inscrição numa univ. privada tenho que me dirigir a ela e que pelos vistos anula a inscrição se eu me inscrever na dges para uma pública. Na privada, acho que consigo entrar porque tenho uma prova de ingresso boa e uma média razoável, mas não tenho a certeza, sendo assim como devo proceder?

Olá @Marta Vilela
Olá, eu vou candidatar-me à universidade este ano e estou em dúvida relativamente à candidatura. Como eu não sei em que universidade entro, gostava de colocar nas opções algumas universidades públicas e privadas para o curso que pretendo seguir. No entanto, já vi que para fazer a inscrição numa univ. privada tenho que me dirigir a ela e que pelos vistos anula a inscrição se eu me inscrever na dges para uma pública.
Não anula, as candidaturas às privadas e ao concurso nacional de acesso (públicas) são independentes e não se anulam. Podes ficar colocada numa privada e numa pública e cabe-te a ti decidir em qual ficar.

Boa tarde,
Podemos fazer candidaturas a duas universidades privadas ao mesmo tempo se não tivermos a certeza que entramos numa dela? E se caso formos colocados nas duas universidades como procedecer para cancelar a candidatura numa delas?
Obrigada

Boa tarde. Este ano vou candidatar-me ao ensino superior e tenho algumas dúvidas. A minha primeira opção vai ser uma universidade pública mas se não entrar vou para a privada. A minha dúvida é se me candidatar à universidade pública e também à privada, se depois acabar por entrar na pública, recebo o valor da candidatura que paguei na universidade privada? Obrigada.

Boa tarde. Este ano vou candidatar-me ao ensino superior e tenho algumas dúvidas. A minha primeira opção vai ser uma universidade pública mas se não entrar vou para a privada. A minha dúvida é se me candidatar à universidade pública e também à privada, se depois acabar por entrar na pública, recebo o valor da candidatura que paguei na universidade privada? Obrigada.
Não, o valor que pagas na candidatura para a privada não é reembolsável.

Boa tarde
Candidatei-me à universidade privada e nessa universidade as aulas começam no dia 21 de Setembro, o que na pública acontece mais tarde, apenas em Outubro
Apercebi-me que os resultados da universidade pública apenas saem no dia 28 de Setembro e ainda estou em dúvida qual das duas escolher, o que também vai depender da universidade pública em que for colocada
Tendo eu me inscrito como aluna na universidade privada e iniciado as aulas nessa universidade, pois estas começam mais cedo, posso na mesma entrar na universidade pública, se for colocada, e anular a minha matricula na universidade privada?

Boa tarde
Candidatei-me à universidade privada e nessa universidade as aulas começam no dia 21 de Setembro, o que na pública acontece mais tarde, apenas em Outubro
Apercebi-me que os resultados da universidade pública apenas saem no dia 28 de Setembro e ainda estou em dúvida qual das duas escolher, o que também vai depender da universidade pública em que for colocada
Tendo eu me inscrito como aluna na universidade privada e iniciado as aulas nessa universidade, pois estas começam mais cedo, posso na mesma entrar na universidade pública, se for colocada, e anular a minha matricula na universidade privada?
Tens de ver as condições de anulação de matrícula nessa faculdade.

Tens de ver as condições de anulação de matrícula nessa faculdade.
Ai ai como assim? Eu tinha a estratégia de matricular-me na privada (Católica) para caso não entrasse na pública. Tenho quase a certeza que entro numa pública mas nunca se sabe. Lá as aulas começam a 14 de Setembro (na pública dia 6) e não vejo nada no site sobre condição de anulação de matrícula! Não me digam que é possível não me deixarem anular a matrícula!

Ai ai como assim? Eu tinha a estratégia de matricular-me na privada (Católica) para caso não entrasse na pública. Tenho quase a certeza que entro numa pública mas nunca se sabe. Lá as aulas começam a 14 de Setembro (na pública dia 6) e não vejo nada no site sobre condição de anulação de matrícula! Não me digam que é possível não me deixarem anular a matrícula!

Encontrei isto.

Screenshot_20200812_212542.jpg
Espero que te ajude.

• Like
Reactions: LԐoɳor
Olá @Catarina476
Sabem se na altura da candidatura a uma privada temos de pagar logo matrícula e alguma propina??
Na candidatura pagas a taxa de candidatura. A taxa de matrícula pagas na matrícula, se fores aceite. Se tens de pagar alguma propina dependerá da instituição em causa.