Cartão de Estudante — Troubleshooting

 

’Nêz

Membro Caloiro
Matrícula
27 Julho 2023
Mensagens
10
Curso
Antropologia
Instituição
ISCSP-UL
Boa tarde, estou a ter alguma dificuldade com o Cartão de Estudante.

Pouco depois de concluir a minha matrícula no ensino superior, fiz por fim o pedido de adesão ao Cartão de Estudante da Caixa. Depois de inúmeras tentativas penso tê-lo conseguido (o site foi capaz de bloquear várias caixas de texto em todas as etapas, o que me obrigou a ter que recomeçar algumas vezes).
Porém não recebi qualquer e-mail de confirmação da submissão do pedido até agora, nem uma cópia do contrato, nada (ainda esperei algum tempo na eventualidade de só vir a receber tudo isto — que é o mínimo dos mínimos — alguns dias depois, porque enviei o pedido de adesão fora de horas e porque com certeza estava toda a gente a correr para fazer o seu cartão de estudante durante o período da matrícula).
Preocupada com isto, hoje tentei a linha de apoio da Caixa — que foi o mesmo que nada, já que do outro lado está um robô (com ou sem capacidade para pouco mais do que consultas básicas de clientes da Caixa e publicidade aos serviços); que primeiro pede-me somente o meu n° de contribuinte para validar a minha identidade (?) e depois pede-me precisamente a coisa a que eu não tenho acesso, que eu expliquei, "por poucas palavras", que era precisamente o meu problema de início; o que é bastante frustrante dado que já não há uma opção de falar com um assistente.
Eu ainda tentei preencher outro formulário, não fosse eventualmente ter havido um erro na primeira vez; pareceu-me lógico que se eventualmente fosse duplicado o sistema di-lo-ia, mas depois de (tentar) autenticar com a CMD, o site levou-me para uma página de erro, completamente vazia (das quatro vezes que tentei), assumo eu por faltar sempre uma informação comparativamente à vez anterior (ou seja, processava mas não encontrava o meu n° de contribuinte à primeira, depois voltou mas já não tinha acesso à minha assinatura digital, depois os dois fizeram púfe... Enfim).

Dada a qualidade extraordinária dos serviços digitais da Caixa Geral de Depósitos e da Chave Móvel Digital (que a este ponto nem ler um código QR consegue), tenho que me dirigir a um balcão para obter uma resposta concreta? As FAQ's da Caixa esclarecem muito pouco.

E, aos que fizeram o pedido de adesão pela internet, receberam alguma confirmação via e-mail ou SMS pela CGD? Uma previsão da data de recepção do cartão em casa? Uma cópia do contrato? Credenciais ou um link para consultar o progresso do processo? Um tijolo pela janela com um bilhete? Sinais de fumo?

Obrigada desde já.
 

Rui C

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
4 Setembro 2020
Mensagens
609
Curso
Engenharia Informática
Instituição
FCT UNL
Olá,
Qual foi o número da CGD que contactaste? No site deles tem um número especifíco para universitários mas que só está a funcionar nos dias úteis. Se contactaste hoje é normal que não tenhas recebido resposta de um humano.
Caso não consigas resolver o problema a partir daí, normalmente as faculdades parceiras da CGD costumam ter um balcão na mesma nas primeiras semanas de aulas onde provavelmente seria mais fácil contactar com eles.
 

’Nêz

Membro Caloiro
Matrícula
27 Julho 2023
Mensagens
10
Curso
Antropologia
Instituição
ISCSP-UL
Olá,
Qual foi o número da CGD que contactaste? No site deles tem um número específico para universitários mas que só está a funcionar nos dias úteis. Se contactaste hoje é normal que não tenhas recebido resposta de um humano.
Caso não consigas resolver o problema a partir daí, normalmente as faculdades parceiras da CGD costumam ter um balcão na mesma nas primeiras semanas de aulas onde provavelmente seria mais fácil contactar com eles.
Só me lembrei que era Domingo depois de enviar a mensagem hahahaha, eu usei o contacto que estava no final da página de adesão, volto a tentar amanhã!
Isto acabou por ser mais um desabafo da tragédia franciscana que são os serviços do nosso país, que eu nem nunca vi uma aplicação de autenticação funcionar tão mal, e a mesma coisa com o preencher dos dados para aderir ao cartão de estudante. É bom saber que há uma chance de poder eventualmente resolver isto na faculdade caso não consiga resolver com uma chamada (com uma pessoa a sério). Obrigada pela resposta. :)
 
  • Like
Reactions: Rui C

Josenildo Amorim

Membro Caloiro
Matrícula
7 Agosto 2023
Mensagens
4
Curso
MCI
Instituição
FEUP
Olá ! Conseguiste falar com a CGD? Tou na mesma situação, fiz o pedido mas não recebi nenhuma confirmação, nenhum número para acompanhar o processo... tou mesmo perdido
 

StudyBanana

Membro Veterano
Matrícula
13 Fevereiro 2021
Mensagens
151
Curso
Biotecnologia
Instituição
Universidade de Aveiro
Boa tarde, estou a ter alguma dificuldade com o Cartão de Estudante.

Pouco depois de concluir a minha matrícula no ensino superior, fiz por fim o pedido de adesão ao Cartão de Estudante da Caixa. Depois de inúmeras tentativas penso tê-lo conseguido (o site foi capaz de bloquear várias caixas de texto em todas as etapas, o que me obrigou a ter que recomeçar algumas vezes).
Porém não recebi qualquer e-mail de confirmação da submissão do pedido até agora, nem uma cópia do contrato, nada (ainda esperei algum tempo na eventualidade de só vir a receber tudo isto — que é o mínimo dos mínimos — alguns dias depois, porque enviei o pedido de adesão fora de horas e porque com certeza estava toda a gente a correr para fazer o seu cartão de estudante durante o período da matrícula).
Preocupada com isto, hoje tentei a linha de apoio da Caixa — que foi o mesmo que nada, já que do outro lado está um robô (com ou sem capacidade para pouco mais do que consultas básicas de clientes da Caixa e publicidade aos serviços); que primeiro pede-me somente o meu n° de contribuinte para validar a minha identidade (?) e depois pede-me precisamente a coisa a que eu não tenho acesso, que eu expliquei, "por poucas palavras", que era precisamente o meu problema de início; o que é bastante frustrante dado que já não há uma opção de falar com um assistente.
Eu ainda tentei preencher outro formulário, não fosse eventualmente ter havido um erro na primeira vez; pareceu-me lógico que se eventualmente fosse duplicado o sistema di-lo-ia, mas depois de (tentar) autenticar com a CMD, o site levou-me para uma página de erro, completamente vazia (das quatro vezes que tentei), assumo eu por faltar sempre uma informação comparativamente à vez anterior (ou seja, processava mas não encontrava o meu n° de contribuinte à primeira, depois voltou mas já não tinha acesso à minha assinatura digital, depois os dois fizeram púfe... Enfim).

Dada a qualidade extraordinária dos serviços digitais da Caixa Geral de Depósitos e da Chave Móvel Digital (que a este ponto nem ler um código QR consegue), tenho que me dirigir a um balcão para obter uma resposta concreta? As FAQ's da Caixa esclarecem muito pouco.

E, aos que fizeram o pedido de adesão pela internet, receberam alguma confirmação via e-mail ou SMS pela CGD? Uma previsão da data de recepção do cartão em casa? Uma cópia do contrato? Credenciais ou um link para consultar o progresso do processo? Um tijolo pela janela com um bilhete? Sinais de fumo?

Obrigada desde já.
Eu tive problemas no ano passado também tive de ir ao balcão tratar das cenas. Depois recebi um email com coisas gerais, tipo condições gerais, e extras que podes ter, mas era tudo geral não tinha nada de informações da minha conta em si. Não diz quando é que o cartão vem e deve de demorar um pouco, só recebi o meu acho que em outubro/novembro (?).
 
  • Like
Reactions: Josenildo Amorim

Josenildo Amorim

Membro Caloiro
Matrícula
7 Agosto 2023
Mensagens
4
Curso
MCI
Instituição
FEUP
Eu tive problemas no ano passado também tive de ir ao balcão tratar das cenas. Depois recebi um email com coisas gerais, tipo condições gerais, e extras que podes ter, mas era tudo geral não tinha nada de informações da minha conta em si. Não diz quando é que o cartão vem e deve de demorar um pouco, só recebi o meu acho que em outubro/novembro (?).
Obrigado pelas infos ! O jeito é esperar mesmo. Sem o cartão, o que ficas impedido de fazer? Pelo que entendi não consegues usar a biblioteca e nem os parques, é isso?
 

StudyBanana

Membro Veterano
Matrícula
13 Fevereiro 2021
Mensagens
151
Curso
Biotecnologia
Instituição
Universidade de Aveiro
Obrigado pelas infos ! O jeito é esperar mesmo. Sem o cartão, o que ficas impedido de fazer? Pelo que entendi não consegues usar a biblioteca e nem os parques, é isso?
Aqui em Aveiro dão uma chapinha que funciona como o cartão estudante, com ela consegui fazer tudo o que queria(carregar dinheiro para almoço, entrar na residência), mas tive uma colega minha que quis imprimir coisas na biblioteca e não podia com a chapinha. Agora nas outras unis não sei se dão alguma coisa provisória e o que não podes fazer desculpa mas espero que ajude 😅
 

Josenildo Amorim

Membro Caloiro
Matrícula
7 Agosto 2023
Mensagens
4
Curso
MCI
Instituição
FEUP
Aqui em Aveiro dão uma chapinha que funciona como o cartão estudante, com ela consegui fazer tudo o que queria(carregar dinheiro para almoço, entrar na residência), mas tive uma colega minha que quis imprimir coisas na biblioteca e não podia com a chapinha. Agora nas outras unis não sei se dão alguma coisa provisória e o que não podes fazer desculpa mas espero que ajude 😅
Ajudaste imenso ! Obrigado 🙏