CESPU

Raquel Cruz

Membro
Matrícula
15 Julho 2015
O curso de biomedicas tem a possibilidade de estudar medicina em espanha? Como isso funciona entao? É preciso ter as classificacoes positivas em todoa os exames nacionais que se ligam a medicina ou seja biologia e geologia fqa e matematica como no concurso... Ou esta oportunidade nao tem nada haver? Gostava de obter mais informacal...

Boa tarde. Eu gostaria de me informar acerca do comeco das aulas! Vou me candidatar a 2 fase na cespu(ainda nao tenho a certeza)... Em que altura é suposto comecar?

Olá,
Porque não colocas no tópico da cespu?

Sim é possível. Mas tens de ter noção que as propinas em Espanha custam 10.000€ por ano letivo, para além do custo de vida em Madrid. Pelo que sei há vagas definidas para entrar lá, ou seja, nem toda a gente do curso consegue seguir por essa via. Não sei se é verdade e não é muito mas espero ajudar minimamente :P

Sim é possível. Mas tens de ter noção que as propinas em Espanha custam 10.000€ por ano letivo, para além do custo de vida em Madrid. Pelo que sei há vagas definidas para entrar lá, ou seja, nem toda a gente do curso consegue seguir por essa via. Não sei se é verdade e não é muito mas espero ajudar minimamente :p
O curso de biomedicas tem a possibilidade de estudar medicina em espanha? Como isso funciona entao? É preciso ter as classificacoes positivas em todoa os exames nacionais que se ligam a medicina ou seja biologia e geologia fqa e matematica como no concurso... Ou esta oportunidade nao tem nada haver? Gostava de obter mais informacal...

Vou citar uma parte artigo postado no uniarea acerca desse protocolo:
"Já em 2012 a CESPU, que como se pode ler nas notícias acima fez um pedido para abrir o curso em 2002 sem qualquer sucesso até à altura, celebrou um protocolo com a universidade espanhola Afonso X, para que os alunos desta instituição de ensino superior pudessem licenciar-se em Medicina naquela universidade a partir de 2012-13. A parceria entre as duas instituições privadas ibéricas previa que, todos os anos, os alunos que tivessem concluído os três anos da licenciatura em Ciências Biomédicas tivessem a possibilidade de prosseguir os estudos no 4.º ano do curso de Medicina na Afonso X. O conselho regional do Norte (CRN) da Ordem dos Médicos (OM) reagiu na altura a este protocolo dizendo que os cursos privados de Medicina “comprometem o futuro da formação médica especializada” e manifestou “profunda preocupação pela qualidade dos cuidados de saúde em Portugal” tendo sido ultimamente promovidos cursos “de qualidade controversa e absolutamente desnecessários, como é o caso das Escolas Médicas do Algarve e de Já em 2012 a CESPU, que como se pode ler nas notícias acima fez um pedido para abrir o curso em 2002 sem qualquer sucesso até à altura, celebrou um protocolo com a universidade espanhola Afonso X, para que os alunos desta instituição de ensino superior pudessem licenciar-se em Medicina naquela universidade a partir de 2012-13. A parceria entre as duas instituições privadas ibéricas previa que, todos os anos, os alunos que tivessem concluído os três anos da licenciatura em Ciências Biomédicas tivessem a possibilidade de prosseguir os estudos no 4.º ano do curso de Medicina na Afonso X. O conselho regional do Norte (CRN) da Ordem dos Médicos (OM) reagiu na altura a este protocolo dizendo que os cursos privados de Medicina “comprometem o futuro da formação médica especializada” e manifestou “profunda preocupação pela qualidade dos cuidados de saúde em Portugal” tendo sido ultimamente promovidos cursos “de qualidade controversa e absolutamente desnecessários, como é o caso das Escolas Médicas do Algarve e de Aveiro”. "
In http://uniarea.com/estara-para-breve-medicina-no-ensino-privado/

• Like
Reactions: Deleted member 2018
O curso de biomédicas tem a possibilidade de estudar medicina em Espanha? Como isso funciona entao? É preciso ter as classificacoes positivas em todoa os exames nacionais que se ligam a medicina ou seja biologia e geologia fqa e matematica como no concurso... Ou esta oportunidade nao tem nada haver? Gostava de obter mais informacal...

Aquilo funciona assim, candidatas-te a Ciências Biomédicas e para isso terás de ter aprovadas as disciplinas específicas que eles pedem (sinceramente não sei quais são mas no site deles deves conseguir ver isso sem problema). Depois de entrares tens de fazer as cadeiras todas do curso e ficares aprovada às mesmas. Para além dos 180ECTS, que tens de fazer do curso de 3 anos, tens de fazer mais 50ECTS que são as extra-curriculares. Estas cadeiras extra-curriculares têm um custo associado mediante os créditos de cada uma, mas caso optes para ir para Espanha tens mesmo de as fazer porque é um requisito imposto pelos espanhóis para depois teres equivalência (explico mais à frente). Estas extra-curriculares podes optar por fazer ao longo dos 3 anos, fazer todas em dois dos 3 anos ou então fazeres os 3 anos do curso e ficares lá mais 1 a fazer as tais extra-curriculares, tu é que fazes a gestão de como as queres fazer mas são mesmo obrigatórias, e uma das cadeiras (práticas de dissecação) tens de ir uma semana para a universidade espanhola para a fazer numa espécie de "curso intensivo".
Quando tens as cadeiras todas do curso aprovadas mais as cadeiras extra-curriculares aprovadas estarás em condições para te candidatares à faculdade espanhola, sim candidatares-te... Isto porque para entrares tens de ter um certo nível em espanhol, que no caso é o C1 mas pode acontecer que eles lá te façam um exame oral e escrito para comprovar se de facto tens o nível ou não (mesmo tendo certificado), tens de passar nuns testes psicotécnicos (daqueles normais com raciocínio numérico e lógico que encontras também noutros concursos a medicina), tens de passar numa entrevista com o reitor da faculdade e tens de ter uma média razoável visto que entram até 30 pessoas. O "até" não quer dizer que entrem 30, tudo dependerá do sucesso de todas as provas que já referi e na percepção deles em se terás perfil para o curso, podem entrar só 5 por exemplo (ainda que 5 seja um pouco radical mas foi só para deixar o exemplo :tearsofjoy:)
Caso sejas admitida no curso, todas as disciplinas que fizeste em Ciências Biomédicas (juntando as extra-curriculares) são te equiparadas às de lá, isto é, é te dada equivalência automática aos 3 primeiros anos do curso de Medicina de lá, entras directamente para o 4º ano de Medicina. Depois terás de fazer lá o 4º, 5º e 6º ano normalmente como qualquer aluno que lá ande desde o primeiro ano e como qualquer aluno de medicina.
As propinas da universidade em Espanha não são mesmo nada baratas e rondam os 20 mil € anuais. (16 mil de propina e 4 de matrícula, inscrição e essas coisas).

Se realmente tiveres esse sonho, e se tiveres a felicidade financeira para o concretizar desejo-te muito boa sorte nesse teu investimento gigantesco. Certamente que um dia te dará frutos e muitas alegrias.

Espero ter conseguido esclarecer-te. Boa sorte!!

Olá, alguém me pode dar informações relativamente ao valor das propinas na CESPU?
Muito obrigada (:)
O valor das propinas depende do curso e não estão publicadas no site. A maneira mais rápida e fidedigna (tendo em conta que sofrem várias vezes alterações) seria ligar para os serviços académicos da CESPU.

Boa noite, alguém me pode dar informações relativamente à data limite da candidatura 1º fase na CESPU?
Obrigada :)

É possível realizar a candidatura on-line ou tenho que me dirigir à instituição? E se for possível o processo on-line, como o realizo? É que não encontro nenhuma informação sobre isso. E o que me podem dizer sobre o curso Ciências Laboratoriais Forenses?
Obrigada

É possível realizar a candidatura on-line ou tenho que me dirigir à instituição? E se for possível o processo on-line, como o realizo? É que não encontro nenhuma informação sobre isso. E o que me podem dizer sobre o curso Ciências Laboratoriais Forenses?
Obrigada

Não tenho a certeza mas acho que tens de te dirigir a instituição mas pelo sim pelo não liga para la que eles esclarecem te melhor. Quanto ao curso eu acho que é um óptimo curso, tem alguma química mas é super interessante isto claro se gostares da área forense, eu estava em ciências biomédicas e mudei para Ciências Laboratoriais Forenses e vou agora para o 2º ano e não me arrependo nada de ter trocado

• Like
Reactions: AlexW
Não tenho a certeza mas acho que tens de te dirigir a instituição mas pelo sim pelo não liga para la que eles esclarecem te melhor. Quanto ao curso eu acho que é um óptimo curso, tem alguma química mas é super interessante isto claro se gostares da área forense, eu estava em ciências biomédicas e mudei para Ciências Laboratoriais Forenses e vou agora para o 2º ano e não me arrependo nada de ter trocado
Muito obrigada pelo esclarecimento!:D

• Like
Reactions: Samuel Sagres
Olá
Desculpa incomodar outra vez, mas podias só dizer-me quanto são as propinas para o curso de Ciências Laboratoriais Forenses?
Obrigada

Boas pessoal,
Em 2010 ingressei em Biologia, na UTAD mas sempre soube que nao era bem aquele curso que queria, mas uma vez que estava la decidi continuar. A verdade é que perdi todo gosto que inicialmente tinha, foi entao que contactei a CESPU e me deram o parecer positivo da minha possivel transferência para CF, atraves do regime de transferencia de curso, por outro lado a Egas Moniz tambem me possibilitou o ingresso... Estando agora num impasse, entre qual universidade escolher, gostaria que me ajudassem da melhor maneira que acharem possivel (opiniões, estagios, professores, condições dos equipamentos/labs, etc).

Muito obrigado

Última edição:
Bom dia😁, passei aqui porque ando bastante indeciso entre ciências biomédicas e ciências farmacêuticas. Pelo que tengo visto em pesquisas pareceu-me que ciências biomédicas tem mais saidas do que ciências farmacêuticas, mas gostava de ter a opinião de alunos!! Para além disse estou a pensar fazer candidatura na CESPU mas em primeiro lugar gostava de saber se fosse possível quanto fica a nível de gastos por mês na CESPU??

Desde já obrigado😘

Olá!! Será que alguem me pode dizer quanto se gasta mais ou menos por mes na CESPU em ciências farmacêuticas. Eu sei que as propinas rondam os 500€ mas gostava de saber quanto gasto mais ou menos por mes em propinas, alojamento, refeições...