cets ou assistir as aulas e tentar exames novamente

patty96

Membro Veterano
Matrícula
25 Março 2015
boa noite, eu acabei o secundario em 2013/2014 e nao passei nos exames, este ano nao passei novamente. o que hei de fazer ir assistir a aulas as disciplinas que necessito ou ir para um cet ?

Samantha

Membro Veterano
Matrícula
17 Junho 2015
Curso
Línguas e Relações Empresariais
Instituição
Universidade de Aveiro
Olá @patty96!
Já estive na mesma situação que tu e escolhi tirar um CET. Posso te dizer, que nesse mesmo ano, fui aos exames nacionais, e consegui a nota que precisava.
Este ano tenho duas formas de candidatura: pelo regime geral, com os exames que fiz no ano passado e também vou me vou candidatar para o concurso especial, através do CET.
O CET prepara muito uma pessoa :wink:

Samantha

Membro Veterano
Matrícula
17 Junho 2015
Curso
Instituição
Universidade de Aveiro
Marketing e Inovação para PME'S (pequenas e médias empresas) na Universidade de Aveiro (ISCAA)!
Eu cheguei à conclusão que o importante é a tua cabeça estar em andamento, leres, escreveres... E não é só estudar, ou, "marrar".

patty96

Membro Veterano
Matrícula
25 Março 2015
pois eu nao sei para que cet hei de ir. Posso entrar numa licenciatura sem ter os exames se for para um cet certo?

Samantha

Membro Veterano
Matrícula
17 Junho 2015
Curso
Instituição
Universidade de Aveiro
As regras mudaram já para o ano. O melhor mesmo será perguntares ao @davis
Sei que existe também o ano 0 mas não vou falar porque posso estar em erro, pesquisa aqui, na uniarea, essa informação que deverá ter :)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
As regras mudaram já para o ano. O melhor mesmo será perguntares ao @davis
Confirmo. A partir do próximo ano passam a ser pedidas provas de ingresso para o acesso pelo concurso especial. Essa provas podem ser os exames nacionais (em cursos do sistema universitário) ou exames próprios da instituição (em cursos do sistema politécnico). Explicamos tudo aqui:
http://uniarea.com/acesso/concursos-especiais/titulares-de-diploma-de-especializacao-tecnologica/

Aproveito para deixar o aviso (amanhã vamos publicar um artigo com mais detalhes) que neste ano letivo que começa deixam de ser abertos CETs no ensino superior. A opção é optar pelos novos CTSP: http://uniarea.com/cursos/cursos-tecnicos-superiores-profissionais/

Sei que existe também o ano 0 mas não vou falar porque posso estar em erro, pesquisa aqui, na uniarea, essa informação que deverá ter :)
Estão aqui todos os detalhes:
http://uniarea.com/ano-zero-ou-como-frequentar-o-superior-sem-entrar-no-curso/

Luís Sousa

Membro Caloiro
Matrícula
12 Setembro 2015
Curso
Informática e Comunicações
Instituição
IPB - EsACT
boa noite, eu acabei o secundario em 2013/2014 e nao passei nos exames, este ano nao passei novamente. o que hei de fazer ir assistir a aulas as disciplinas que necessito ou ir para um cet ?

Eu estive no mesmo caso q o teu e escolhi fazer o CET pelas seguintes razoes:

a) Não precisas de fazer os exames nacionais para entrares numa licenciatura, e por isso mesmo, escusas de "perder" um ano a tentar estudar para os mesmos e assistir as aulas, etc.

b) Os CET são um curso em q aprofundas um pouco os teus conhecimentos na tua área, e pode-te preparar um pouco para o que será a Licenciatura.

c) Se passares no CET, tens direito a um diploma de nivel 5, (o secundario é nivel 3 ou 4 se tiveste num curso profissional) o q é uma mais valia para o teu currículum vitae.

d) Nos últimos 3 meses do curso, (Abril, Maio e Junho) tens um estagio, que é uma boa adição para apresentares no teu currículum vitae e ajuda-te a teres uma experiência do que vai ser no futuro um trabalho na tua área de estudo.

Samantha

Membro Veterano
Matrícula
17 Junho 2015
Curso
Instituição
Universidade de Aveiro
a) Não precisas de fazer os exames nacionais para entrares numa licenciatura, e por isso mesmo, escusas de "perder" um ano a tentar estudar para os mesmos e assistir as aulas, etc.

Não deves ter conhecimento do novo regulamento. Este foi o último ano em que podias candidatar te, através do cet, sem exames. http://uniarea.com/acesso/concursos-especiais/titulares-de-diploma-de-especializacao-tecnologica/.

b) Os CET são um curso em q aprofundas um pouco os teus conhecimentos na tua área, e pode-te preparar um pouco para o que será a Licenciatura.

Isto confirmo. Ajuda bastante.

• Like
Reactions: davis