Chat Uniarea

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
É uma ideia interessante, e o fórum já teve um chat durante um período experimental, numa das suas primeiras versões. Alguns resultados:
- Centenas de pessoas a escrever e ninguém se entende, porque misturas todos os temas.
- Novos users a colocar lá perguntas que não são respondidas, porque o Uniarea não vai garantir que tem pessoas 24h/dia a ler o chat, e acho que nenhum moderador tem tempo para reler milhares de mensagens por dia para encontrar dúvidas por responder.
- Sobrecarregamento do servidor. Provavelmente hoje em dia há melhores soluções, mas a que usamos na altura puxava bastante pelo servidor o que poderia em situações limite colocar em causa o funcionamento do site e do restante fórum.

Têm de ter em conta que o Uniarea é visitado atualmente por +400 mil pessoas/mês, não é anormal termos dias de pico cá com +50 mil pessoas a passar num dia. Teria de ser algo muito bem estruturado para ser verdadeiramente útil, provavelmente exclusivo a utilizadores registados (os que não tinham login feito não veriam o chat) e com várias limitações para não ser usado para colocar dúvidas, mas provavelmente mais numa lógica de diversão e conhecerem pessoas. Para dúvidas, o formato de fórum que temos, por temas, e separado por tópicos, acaba por ser o mais eficaz.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Sim, era mesmo assim que tinha pensado. Para dúvidas não acho que fosse correr muito bem.
Fiz uma procura rápida, e as únicas soluções que dariam para colocar os limites em cima, e até criar várias salas de chat temáticas, e me pareceram minimamente robustas, são pagas (30-50$). Acho que por agora não é algo prioritário ser implementado, até porque a investir acho que há outras funcionalidades que fariam mais sentido. Além de todas as implicações de moderação que essas salas exigiriam, que não me parece que o Uniarea tenha atualmente equipa para isso.

giphy.gif

NemoExNihilo

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
5 Agosto 2015
Curso
Contestação Aplicada
Instituição
Toda e Qualquer Injustiça
Fiz uma procura rápida, e as únicas soluções que dariam para colocar os limites em cima, e até criar várias salas de chat temáticas, e me pareceram minimamente robustas, são pagas (30-50$). Acho que por agora não é algo prioritário ser implementado, até porque a investir acho que há outras funcionalidades que fariam mais sentido. Além de todas as implicações de moderação que essas salas exigiriam, que não me parece que o Uniarea tenha atualmente equipa para isso.

Não querendo citar desnecessariamente nenhum clássico do cinema, we'll always have Diário...

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa