Ciência da Informação

Manel

Membro
Matrícula
7 Junho 2015
Alguém me pode explicar as saídas profissionais deste cursos nas empresas? No site da UPorto e da UCoimbra não especifica muito bem.
Já agora, em este curso em coimbra tem uma coisa que não percebo. É o seguinte: tem pra aí 4 disciplinas obrigatórias e o resto é opcional. Não existem mais obrigatórias?

Alguém me pode explicar as saídas profissionais deste cursos nas empresas? No site da UPorto e da UCoimbra não especifica muito bem.
  • no setor privado, onde se incluem grandes grupos económicos, pequenas e médias empresas dos mais variados setores (por exemplo: desenvolvimento e comercialização de software, consultoria em várias áreas, produtores de conteúdos, empresas de produção industrial, empresas de serviços, etc.), instituições privadas de ensino, etc.;
  • no setor público com destaque para a Administração Central e Local (serviços centrais e de autarquia, arquivos e bibliotecas), Universidades (serviços administrativos/departamentais, centros de estudos/investigação, serviços de biblioteca e documentação e de arquivo), bem como Museus.
  • Em suma : Bibliotecas, Arquivos, Serviços e centros de documentação, Associações culturais e recreativas, livrarias, Editoras, Meios de Comunicação Social, Museus, Fundações, Empresas de serviços de gestão da informação, Empresas de serviços de conceção de sistemas de informação, Empresas de serviços de gestão eletrónica de documentos (SGED), Empresas de serviços de sistemas de gestão de bases de dados (SGBD), Empresas de edição eletrónica, Empresas de eventos culturais, Empresas de Marketing e Publicidade - setor de tratamento da informação

Já agora, em este curso em coimbra tem uma coisa que não percebo. É o seguinte: tem pra aí 4 disciplinas obrigatórias e o resto é opcional. Não existem mais obrigatórias?
No primeiro ano , primeiro semestre tem as seguintes cadeiras :
1. Fontes de Informação
2. Fundamentos de Gestão de Serviços de Informação
3. História do Livro: do manuscrito ao digital
4.Sistemas de Informação, Comunicação e Rede
5. Sociologia da Informação
6. Teoria Arquivística

O que perfaz um total de 6 disciplinas , foi o que entendi , desculpa qualquer erro , foi apenas uma pesquisa para melhor entender o que queria seguir , e esta foi alguma da informação que fui recolhendo ...

Alguém esteve ou está neste curso? Se sim, pedia que explicassem um bocado o curso tipo saidas profissionais, planos de estudos e assim.

Aguardo resposta

O curso sofreu uma reformulação este ano na uc, no ano anterior tinha outro nome e provavelmente outro plano de estudos, pelo que tenta procurar pessoas do curso com a antiga nomenclatura.
(Só uma informação, não sou do curso (: )

Obrigado. E outra coisa que acho estranho é no site da DGES não estar dados nenhuns das notas dos últimos colocados. (mesmo que tenha sofrido a alteração do curso)

É normal, porque acaba por ser uma nova licenciatura, logo acaba por ter novas provas de ingresso, adaptadas ao novo plano de estudos, e fórmulas de cálculo :)
Isso é geral em todas as licenciaturas da FLUC que foram reformuladas, nenhuma apresenta dados estatísticos.
No entanto, no ano anterior, na 1a fase a nota do último colocado foi de 9,86 , 2a fase de 12,18 e 3a fase 12,02 :)

Se tudo correr bem, tenho média mais que suficiente para entrar (não baixa os 13 valores) :) Tive a ver a nova licenciatura com os novos "menor" em várias áreas e achei bastante interessante :)

Boas pessoal, alguém que esteja no curso de ciência da informação na universidade do porto me pode dizer o que acha do curso? Os professores, a faculdade em si, as cadeiras, a dificuldade do curso...
Também gostava de saber se há aulas na FEUP ou se é tudo na FLUP e também quanto ao nivel de emprego nesta área!!!

Bom dia. Sou estudante de Ciencias da Informação em Angola ( Luanda) e gostaria de manter contacto com estudantes deste curso em portugal,ou no mundo. Pelas perguntas que vi aqui expostas, temos as mesmas duvidas. saudações. Watsapp: 00244931066321