Ciência de Computadores na FCUP ou Engenharia Informática na FCTUC

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

asdasdasdasdsad

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2020
Boas, eu quero entrar num curso relacionado à área de informática, que envolva programação e na minha pesquisa encontrei Ciência de Computadores(que ouvi dizer ser diferente de ciência de computação) na FCUP e Engenharia Informática em Coimbra na FCT. Sendo que as médias de entrada de ambos os cursos são quase iguais(à volta de 14,5 valores) e eu moro a 50 km do Porto e 175 km de Coimbra, quero saber a vossa opinião. Obrigado.

motorto

Membro
Matrícula
17 Julho 2018
Curso
Ciência de Computadores
Instituição
FCUP
Que duvidas tens relativamente aos cursos ? Ja te respondi noutra thread mas se quiseres por aqui pode ser mais facil para ti

AlexGoncalves

Membro
Matrícula
11 Setembro 2017
Curso
Engenharia de Telecomunicações e Informática
Instituição
IST Tagus Park
@motorto Boas, também estou indeciso entre o ISEP EI e a FCUP CC, sabes me dizer qual é o que me deixa melhor preparado e adequado para tirar depois um mestrado em segurança informática/cybersegurança ? Além disso nos panoramas de emprego internacionais qual é o curso que me dá mais oportunidades internacionais e com melhor remuneração ?

motorto

Membro
Matrícula
17 Julho 2018
Curso
Ciência de Computadores
Instituição
FCUP
...
Qual é o curso que me deixa mais apto para seguir mestrado em segurança informática ?
...
Se o teu objetivo é seguir segurança informática , diria fcup muita gente (eu incluído) entra no curso por causa de segurança informática . Apesar de ser mestrado , durante a licenciatura em CC podes escolher cadeiras que estejam relacionadas com a area de segurança tipo Teoria de Numeros , sim esta é de matematica mas é critica para a criptografia.

Alem disso tens o xstf (MSI - Equipa CTF) que te podes juntar e se fores bom ires a torneios e ate representar Portugal em torneios europeus ( as unicas que tem isto é a fcup e o IST)

Lembro-me que ainda este ano foram convidados pelo exercito português para umas manobras de treino.

...
Além disso num ponto de vista de perspetivas de currículo qual é o curso que me deixa melhor consolidado no mercado?
...
Ambos te deixam bem preparados para o mercado. Diria que o ISEP tem uma forte componente pratica (projetos no final de cada ano) , enquanto que na fcup tens uma maior percepção e conhecimento de como as coisas funcionam (algoritmia, matematica para resolver problemas ,eficiencia ... )

asdasdasdasdsad

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2020
Que duvidas tens relativamente aos cursos ? Ja te respondi noutra thread mas se quiseres por aqui pode ser mais facil para ti
Já estive a ler as tuas respostas e mais algumas coisas e pelo que percebi, CC envolve muita matemática, mais até que na engenharia informática, o que me deixa hesitante, porque a minha média do secundário da matemática ronda o 12, apesar de gostar de matemática(tudo menos probabilidades). Por outro lado, ainda não sei muito bem que curso devo seguir, sei que quero algo na área da informática, mas não sei ao certo o quê. E pelo que vi, CC oferece muitas escolhas nas cadeiras, por isso no caso de não gostar de e.g. programação, podia escolher cadeiras de algo que goste mais.
Ainda não me candidatei, mas em princípio, CC estará antes de Engenharia Informática.

motorto

Membro
Matrícula
17 Julho 2018
Curso
Ciência de Computadores
Instituição
FCUP
Já estive a ler as tuas respostas e mais algumas coisas e pelo que percebi, CC envolve muita matemática, mais até que na engenharia informática, o que me deixa hesitante, porque a minha média do secundário da matemática ronda o 12, apesar de gostar de matemática(tudo menos probabilidades). Por outro lado, ainda não sei muito bem que curso devo seguir, sei que quero algo na área da informática, mas não sei ao certo o quê. E pelo que vi, CC oferece muitas escolhas nas cadeiras, por isso no caso de não gostar de e.g. programação, podia escolher cadeiras de algo que goste mais.
Ainda não me candidatei, mas em princípio, CC estará antes de Engenharia Informática.
Sim , CC envolve muita matemática , o que te posso dizer é que nunca é assumido que tu ja sabes as coisas do secundario , vão ser lecionadas na mesma , o máximo que acontece é os professores darem a correr pq assumem que o aluno ja sabe (o primeiro mês de calculo 1 é materia dada no 12 ano , claro que com um grau de dificuldade superior.) O que te posso aconselhar é , não ter medo de falar com os professores (eu pelo menos tinha esse medo no inicio , o simples facto de mandar email a marcar hora para ir ao gabinete dele deixa-va me nervoso ) , no final da aula se nao entendes-te X parte da materia , e tens vergonha de parar a aula. o que podes fazer é quando a aula acabar vais ao encontro dele e tiras as duvidas. O segredo é nunca acumular duvidas porque depois na continuação do semestre para as materias novas precisas de conhecimentos das materias anteriores.

asdasdasdasdsad

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2020
Sim , CC envolve muita matemática , o que te posso dizer é que nunca é assumido que tu ja sabes as coisas do secundario , vão ser lecionadas na mesma , o máximo que acontece é os professores darem a correr pq assumem que o aluno ja sabe (o primeiro mês de calculo 1 é materia dada no 12 ano , claro que com um grau de dificuldade superior.) O que te posso aconselhar é , não ter medo de falar com os professores (eu pelo menos tinha esse medo no inicio , o simples facto de mandar email a marcar hora para ir ao gabinete dele deixa-va me nervoso ) , no final da aula se nao entendes-te X parte da materia , e tens vergonha de parar a aula. o que podes fazer é quando a aula acabar vais ao encontro dele e tiras as duvidas. O segredo é nunca acumular duvidas porque depois na continuação do semestre para as materias novas precisas de conhecimentos das materias anteriores.
Ok, obrigado pela resposta e pelas dicas!

• Like
Reactions: motorto

DanielaAMartins

Membro Caloiro
Matrícula
22 Abril 2020
Olá... Preciso de ajuda...
Candidatei-me aos cursos de CC na FCUP e MIERSI. Como me candidatei pelo regime especial de titulares de outris cursos superiores, e os resultados já siram, já sei que entrei nos dois. Agora tenho dúvidas em qual escolher... O meu objectivo é trabalhar na área da analise de dados e/ou data science. Alguem com mais experiência, o que me aconselham? Sei que em CC posso seguir para mestrado com especializaçao em data mining, e que em MIERSI tambem existe essa opçao. Agradeço os vossas sugestões... Obrigada!

motorto

Membro
Matrícula
17 Julho 2018
Curso
Ciência de Computadores
Instituição
FCUP
Olá... Preciso de ajuda...
Candidatei-me aos cursos de CC na FCUP e MIERSI. Como me candidatei pelo regime especial de titulares de outris cursos superiores, e os resultados já siram, já sei que entrei nos dois. Agora tenho dúvidas em qual escolher... O meu objectivo é trabalhar na área da analise de dados e/ou data science. Alguem com mais experiência, o que me aconselham? Sei que em CC posso seguir para mestrado com especializaçao em data mining, e que em MIERSI tambem existe essa opçao. Agradeço os vossas sugestões... Obrigada!
Olá,
Antes de mais parabens pela entrada !!

Sei que em CC posso seguir para mestrado com especializaçao em data mining, e que em MIERSI tambem existe essa opçao.
Relativamente a este assunto , existe um mestrado em data science conforme dizes. E sim no MIERSI podes no mestrado inscrever-te em cadeiras do mestrado em data science , mas penso que o diploma no final não vem com essa distinção de especialização , verifiquei agora no sigarra e ficas com isto independentemente das opcionais que faças (Mestrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos (300 Créditos ECTS) )
Relativamente a qual ser melhor a seguir é uma questão de gosto. De lembrar que no MIERSI tens entrada direta no mestrado com CC nem tanto ...

• Like
Reactions: DanielaAMartins

Bruno97

Membro Veterano
Matrícula
27 Agosto 2018
Olá,
Antes de mais parabens pela entrada !!

Relativamente a este assunto , existe um mestrado em data science conforme dizes. E sim no MIERSI podes no mestrado inscrever-te em cadeiras do mestrado em data science , mas penso que o diploma no final não vem com essa distinção de especialização , verifiquei agora no sigarra e ficas com isto independentemente das opcionais que faças (Mestrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos (300 Créditos ECTS) )
Relativamente a qual ser melhor a seguir é uma questão de gosto. De lembrar que no MIERSI tens entrada direta no mestrado com CC nem tanto ...
Os mestrados integrados não vão acabar? Também pensei em CC, tenho média de 174,5, e também MIERSI. Já vi que CC é muito difícil, mas também sei que quem se empenhar e estar atento às aulas consegue, penso. Envolve muita matemática, eu sei, mas quando é para demonstrar, provar, já tenho mais dificuldade.Não tenho dificuldade em aprender, mas posso demorar um pouco mais de tempo a dominar os assuntos. Para mais vim do ensino profissional, de eletrónica, dei uma disciplina chamada Sistemas Digitais, circuitos lógicos, programação em C,microcontroladores... Consegui tirar uma boa nota no exame, no entanto, não me sinto muito seguro em arriscar CC, envolve muito raciocínio, não que não saiba, senão não tiraria uma boa nota no exame, mas tenho tendência a fazer as coisas de forma mecânica e às vezes esqueço de detalhes a resolver exercícos.

Última edição:

motorto

Membro
Matrícula
17 Julho 2018
Curso
Ciência de Computadores
Instituição
FCUP
Os mestrados integrados não vão acabar? Também pensei em CC, tenho média de 174,5, e também MIERSI. Já vi que CC é muito difícil, mas também sei que quem se empenhar e estar atento às aulas consegue, penso. Envolve muita matemática, eu sei, mas quando é para demonstrar, provar, já tenho mais dificuldade.Não tenho dificuldade em aprender, mas posso demorar um pouco mais de tempo a dominar os assuntos. Para mais vim do ensino profissional, de eletrónica, dei uma disciplina chamada Sistemas Digitais, circuitos lógicos, programação em C,microcontroladores... Consegui tirar uma boa nota no exame, no entanto, não me sinto muito seguro em arriscar CC, envolve muito raciocínio, não que não saiba, senão não tiraria uma boa nota no exame, mas tenho tendência a fazer as coisas de forma mecânica.
Sim vão acabar , mas este ano ainda podes concorrer a eles !

Como tu , e a maiora do pessoal que entra em CC (eu inclusive) o mecanico é onde as pessoas se sentem confortaveis, mas com o tempo vais ganhando confiança , e traquejo. As unicas cadeiras que envolva essa matematica mais abstrata e que sejam obrigatórias são matemática discreta , modelos de computação (estas são obrigatorias para MIERSI tbm) e metodos de apoio a decisao (esta aqui os de MIERSI ja se safam , mas podem ter como opcional ). Relativamente as cadeiras ditas de matematica mesmo obrigatórias (Calculo 1 e 2 , Probabilidade e Estatística e Algebra Linear ) estas são mecânicas.
Nos opcionais de Matematica Ou fisica (que tens que fazer uma por ano) , tbm podes escolher cadeiras só com metodos mecanicos como por exemplo Analise e Analise Numerica.

• Like

Bruno97

Membro Veterano
Matrícula
27 Agosto 2018

Como tu , e a maiora do pessoal que entra em CC (eu inclusive) o mecanico é onde as pessoas se sentem confortaveis, mas com o tempo vais ganhando confiança , e traquejo. As unicas cadeiras que envolva essa matematica mais abstrata e que sejam obrigatórias são matemática discreta , modelos de computação (estas são obrigatorias para MIERSI tbm) e metodos de apoio a decisao (esta aqui os de MIERSI ja se safam , mas podem ter como opcional ). Relativamente as cadeiras ditas de matematica mesmo obrigatórias (Calculo 1 e 2 , Probabilidade e Estatística e Algebra Linear ) estas são mecânicas.
Nos opcionais de Matematica Ou fisica (que tens que fazer uma por ano) , tbm podes escolher cadeiras só com metodos mecanicos como por exemplo Analise e Analise Numerica.
Então se uma pessoa, que veio do profissional ,se empenhar, consegue fazer o curso? Eu no meu curso de eletrónica, eu tive 3 professores da área, mas um deles, percebe muito de programação,o problema é que exigia fazer programas que envolviam conhecimentos avançados, como cria um programa que escreva números primos, um programa para fazer números fatorias,no Dev C++ ( gostei muito de programar, mas o que me irritava eram as chavetas)e ainda dizia que era fácil, e mandava-nos com meia dúzia de instruções de código fazer um programa complexo. Lembro-me que em Flowcode, que é um tipo de programação à base de fluxogramas, fiz um programa de cofre com senha, abstrato posso dizer. Mesmo sabendo que não tínhamos matemática A, e os alunos tinham muita dificuldade.
Eu parei um ano, estudei a matemática A toda, mas toda mesmo portanto aprofundei. Mas lá está, volta e meia, uma pessoa esquece-se daquele detalhe, e depois tem de estar sempre a rever, senão não consegue ou consegue resolver com dificuldade um exercício. Tem um detalhe, eu estudei matemática A sem recurso a explicações, e no exame, consegui atingir uma boa nota. Fiquei com média de 174,5, achas que dá?
Os professores aí eles dão tudo a correr, ou vão com calma?

• Like

DanielaAMartins

Membro Caloiro
Matrícula
22 Abril 2020
Os mestrados integrados não vão acabar? Também pensei em CC, tenho média de 174,5, e também MIERSI. Já vi que CC é muito difícil, mas também sei que quem se empenhar e estar atento às aulas consegue, penso. Envolve muita matemática, eu sei, mas quando é para demonstrar, provar, já tenho mais dificuldade.Não tenho dificuldade em aprender, mas posso demorar um pouco mais de tempo a dominar os assuntos. Para mais vim do ensino profissional, de eletrónica, dei uma disciplina chamada Sistemas Digitais, circuitos lógicos, programação em C,microcontroladores... Consegui tirar uma boa nota no exame, no entanto, não me sinto muito seguro em arriscar CC, envolve muito raciocínio, não que não saiba, senão não tiraria uma boa nota no exame, mas tenho tendência a fazer as coisas de forma mecânica e às vezes esqueço de detalhes a resolver exercícos.
Acho que o facto de teres conseguido estudar matematica e obter uma nota superior a 17 no exame demonstram a tua capacidade de trabalho para conseguires fazer as disciplinas de matematica de CC. Mesmo que nao tenhas quase 18 como no exame nacional, deverás ser capaz de as fazer. Pensa que há pessoas com pior nota que tu que conseguem!

• Like
Reactions: motorto

motorto

Membro
Matrícula
17 Julho 2018
Curso
Ciência de Computadores
Instituição
FCUP
Então se uma pessoa, que veio do profissional ,se empenhar, consegue fazer o curso? Eu no meu curso de eletrónica, eu tive 3 professores da área, mas um deles, percebe muito de programação,o problema é que exigia fazer programas que envolviam conhecimentos avançados, como cria um programa que escreva números primos, um programa para fazer números fatorias,no Dev C++ ( gostei muito de programar, mas o que me irritava eram as chavetas)e ainda dizia que era fácil, e mandava-nos com meia dúzia de instruções de código fazer um programa complexo. Lembro-me que em Flowcode, que é um tipo de programação à base de fluxogramas, fiz um programa de cofre com senha, abstrato posso dizer. Mesmo sabendo que não tínhamos matemática A, e os alunos tinham muita dificuldade.
Eu parei um ano, estudei a matemática A toda, mas toda mesmo portanto aprofundei. Mas lá está, volta e meia, uma pessoa esquece-se daquele detalhe, e depois tem de estar sempre a rever, senão não consegue ou consegue resolver com dificuldade um exercício. Tem um detalhe, eu estudei matemática A sem recurso a explicações, e no exame, consegui atingir uma boa nota. Fiquei com média de 174,5, achas que dá?
Os professores aí eles dão tudo a correr, ou vão com calma?
Esses programas (escrever numeros primos , e fazer os fatoriais de um numero) vão ser logo pedidos em PI (primeira cadeira de programação) que é dada em C. Não sei como te foram pedidos esses exercicios, mas são programas de nivel inicial e vais ver que nao são assim tao complicados. Sendo do profissional não sei como é calculada a tua media de entrada mas com 174,5 tens uma media muito superior a minha que era (154), não vejo razoes para nao dar.

Os professores daqui dão com uma velocidade de ensino superior , nao é secundario e honestamente se tiveres duvidas e não fores ao encontro deles eles não vao advinhar, e nem andam a perguntar como estas na matéria. Por isso suponho que para ti seja dar a correr (és capaz de numa aula dares mais que 60 slides por exemplo) , e é normal estares na aula a olhar para aquilo feito burro a olhar para um palacio , pq ainda não aprendeste a materia que foi dada anteriormente. Se não queres estar naquela situação a minha dica é final do dia de aulas revềs o que deste e fazes alguns exercicios para teres noção se sabes ou não , para depois tirar duvidas na aula pratica ou no final da proxima aula .

EDIT:
Se houver alguma cadeira que estejas interessado em ver os tipos de exercicios ou slides eu posso ver se tenho guardado e mandar por DM

Natércia Pinto

Membro Caloiro
Matrícula
27 Julho 2020

Boa tarde, relativamente á cadeira de teoria de números e conjuntos estas serão tão abstratas quanto matemática discreta ou dão para mecanizar mais? Além disso, cadeiras como desenho e análise de algoritmos e programação em logica ou lógica computacional são também muito teóricas ou têm forte componente prática?

motorto

Membro
Matrícula
17 Julho 2018
Curso
Ciência de Computadores
Instituição
FCUP
Boa tarde, relativamente á cadeira de teoria de números e conjuntos estas serão tão abstratas quanto matemática discreta ou dão para mecanizar mais? Além disso, cadeiras como desenho e análise de algoritmos e programação em logica ou lógica computacional são também muito teóricas ou têm forte componente prática?
Boa Tarde,

Essa cadeira teoria de Numeros é ainda mais abstrata que estruturas discreta. Em estruturas discretas , grande parte do plano pode ser resolvido de forma mecanico.
Enquanto que Teoria de Numeros como o nome indica é o estudo de inteiros ( e tudo que isso deriva) e de que condições tem que ter um conjunto para ser denominado conjunto , é algo mais abstrato esta cadeira.