Ciência de Dados vs Engenharia Informática

Rodrigo Sá

Membro
Matrícula
4 Junho 2019
Boas, pretendo saber a vossa opinião sobre as novas licenciaturas na área de Data Science (engenharia e ciência de dados (Coimbra) , Inteligência Artificial e ciência de dados (Porto)), as diferenças em comparação com Engenharia Informática.

Não será mais valiosa uma licenciatura em engenharia informática com mestrado em ciência de dados do que entrar com uma licenciatura tão especifica como CD?
As ofertas de emprego na área de machine learning e data science não requerem doutoramentos e mestrados?
Qual a situação do mercado em Portugal e Internacionalmente?

DDiaz

Membro Veterano
Matrícula
3 Março 2016
Trabalho como cientista de dados e posso dizer que por norma sim pedem doutoramento para esta area (mas há excepçoes)

No entanto diria que engenharia informatica e data science são duas areas distintas. Engenharia informática por norma aprendes várias linguas de programaçãoe nquanto para data science só te focas em uma (e.g. python ou R). Depois dentro desta lingua exploras certos packages especificos para data science (pytorch, tensorflow, pandas, scipy,etc...).

Data science é uma àrea com forte procura por razões óbvias.

EDIT: Podes ver que tirei economia/gestão infelizmente no meu tempo nao havia estes cursos

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Trabalho como cientista de dados e posso dizer que por norma sim pedem doutoramento para esta area (mas há excepçoes)