Ciência de Dados VS Estatística Aplicada

Matrícula
15 Fevereiro 2020
Olá! Eu gostava de saber qual é a diferença entre a licenciatura em ciência de dados do ISCTE e a licenciatura em estatística aplicada na FCUL. O que é que um estatístico faz que um cientista de dados não faz e vice versa?

Última edição:
Olá! Eu gostava de saber qual é a diferença entre a licenciatura em ciência de dados do ISCTE e a licenciatura em estatística aplicada na FCUL. O que é que um estatístico faz que um cientista de dados não faz e vice versa?
Boa noite!

Eu diria que em termos de planos curriculares (Não vi o de estatística aplicada muito ao pormenor), parecem muito semelhantes no primeiro ano. A partir do segundo, em estatística aplicada tem mais cadeiras de estatística e matemática pura do que Ciência de Dados. No entanto, Ciência de Dados tem mais cadeiras de Machine Learning e AI do que estatística aplicada (apesar disso, vi que num minor de estatística aplicada existia um cadeira chamada sistemas inteligentes que também parece abordar alguns temas relacionados com o que falei).

Por isso, eu acho que quem tira estatística aplicada está habilitado a fazer o trabalho de cientista de dados mas não sei se o contrário se aplica. Visto que o curso de Ciência de Dados tem menos cadeiras de estatística, o que pode não permitir ser um estatístico (Atenção que eu não percebo muito bem o trabalho de um estatístico).

São duas áreas que têm as suas semelhanças e as suas diferenças. Portanto, depende muito do plano de estudo que gostas mais e do que te vês a fazer no futuro.

Por isso a meu ver, o curso de estatística aplicada tal como o nome indica está muito virado para a estatística (tendo também cadeiras de programação, uma de base de dados e minors em química, biologia ou informática) enquanto que o de Ciência de Dados é uma mistura de várias áreas (ciências da computação, estatística e conhecimentos do domínio de trabalho).
E em qualquer um dos dois, parece que me fiques bem servido.

Qualquer dúvida manda mensagem e aqui tens um link que fala sobre a diferença entre um estatístico e um cientista de dados: Data Scientists Versus Statisticians.

• Like
Reactions: nomebuéilegal