Olá,
@RDF
O curso de Ciências e Tecnologia Animal é muito semelhante às licenciaturas em Engenharia Zootécnica ( na UTAD, por exemplo ). A experimentação animal, por enquanto, é um "mal" essencial na investigação biomédica e não só, mas que é altamente regulada pela DGAV e ORBEA ( por exemplo, a diretiva 2010/63/UE do Parlamento europeu e do conselho relativamente à proteção de animais utilizados para fins cientificos ). Se decidires entrar por essa área certamente que irás ouvir falar dos 3 R's na experimentação animal.
Felizmente, têm sido utilizados cada vez mais modelos in silico e modelação molecular e design, mas é algo ainda relativamente recente.
Posto isto, é bem provável que tenhas alguma cadeira ou topicos abordados sobre o assunto de experimentação animal tal como a maioria dos cursos de ciências da vida ou da saúde ( biomédicas, biologia, biotecnologia, engenharia zootecnica...)
As áreas da engenharia zooténica / ciências e tecnologia animal são diversas: desde áreas como programas reprodutivos, alimentares, sanitários, reprodução animal ou algo mais relacionado com a etologia e bem-estar animal, programas de recuperação populacional (
reintrodução do corço em Portugal, por exemplo ) sendo talvez este o teu principal interesse. Podes ainda ver outros cursos como medicina veterinária ou enfermagem veterinária, reduzindo as quantidades de unidades curriculares sobre produção animal para fins alimentares, que podem não ser tanto do teu agrado.