Ciência e tecnologia animal

anaeira

Membro Caloiro
Matrícula
26 Junho 2018
Alguém sabe se o curso ciências e tecnologia animal tem algumas saídas hoje em dia ?
Obrigadaa!!!!!

Última edição:
olá!! nesta etapa final do ensino secundário andei a pesquisar cursos e um que me interessou foi Ciências e tecnologia animal na UÉvora. Mas o curso tem a cadeira de matemática e eu sou de humanidades sem perceber nada de matemática então, eu queria saber de alguém do curso ou da universidade que eu posso falar sobre esta e outras questões, obrigada

Boa tarde!
Sempre fui uma interessada em áreas ligadas ao bem estar dos animais tendo o Curso de Ciências e Tecnologias Animal despertado meu interesse. Porém as minhas pesquisas acerca deste levaram a que eu me encontrasse confusa.

Inicialmente pensei que este curso envolvia o cuidado dos animais, em áreas de lazer e desportivas, por exemplo. No entanto, ao observar as cadeiras dos diversos semestres como tbm as suas saidas profissionais percebi q este curso tbm englobava a pecuária e todo o seus tratamentos (produção animal, dos seus derivados e assim), mas tbm o uso animal em testes e experiencias laboratorias (ou seja áreas q envolvam maus tratos a animais)
Mediante isto, queria saber se este ultimo tópico é abordado ao longo do curso, seja através das cadeiras lecionadas ou estágios?. Aguardo por alguma resposta. Obrigada

Olá, @RDF

O curso de Ciências e Tecnologia Animal é muito semelhante às licenciaturas em Engenharia Zootécnica ( na UTAD, por exemplo ). A experimentação animal, por enquanto, é um "mal" essencial na investigação biomédica e não só, mas que é altamente regulada pela DGAV e ORBEA ( por exemplo, a diretiva 2010/63/UE do Parlamento europeu e do conselho relativamente à proteção de animais utilizados para fins cientificos ). Se decidires entrar por essa área certamente que irás ouvir falar dos 3 R's na experimentação animal.
Felizmente, têm sido utilizados cada vez mais modelos in silico e modelação molecular e design, mas é algo ainda relativamente recente.
Posto isto, é bem provável que tenhas alguma cadeira ou topicos abordados sobre o assunto de experimentação animal tal como a maioria dos cursos de ciências da vida ou da saúde ( biomédicas, biologia, biotecnologia, engenharia zootecnica...)

As áreas da engenharia zooténica / ciências e tecnologia animal são diversas: desde áreas como programas reprodutivos, alimentares, sanitários, reprodução animal ou algo mais relacionado com a etologia e bem-estar animal, programas de recuperação populacional ( reintrodução do corço em Portugal, por exemplo ) sendo talvez este o teu principal interesse. Podes ainda ver outros cursos como medicina veterinária ou enfermagem veterinária, reduzindo as quantidades de unidades curriculares sobre produção animal para fins alimentares, que podem não ser tanto do teu agrado.