Ciência Política - ISCTE ou ISCSP

Mariacordeiroo

Membro Caloiro
Matrícula
27 Janeiro 2019
Boas, alguém que frequente o curso de Ciência Política no ISCTE ou no ISCSP que me possa esclarecer algumas questões?
Obrigada

Última edição:

Mariacordeiroo

Membro Caloiro
Matrícula
27 Janeiro 2019
Olá! Tenho dúvidas relativamente às cadeiras: se são mais de componente teórica e se existe alguma matemática; se a nível de saídas profissionais é abrangente; e se acham que o ISCSP prepara bem os alunos para o mundo do trabalho, visto que estou indecisa entre o ISCTE e o ISCSP!
Obrigada :)

• Like
Reactions: sam_mukka

sam_mukka

Membro Veterano
Matrícula
19 Novembro 2015
Curso
Ciência Política (PP)
Instituição
ISCTE-IUL
Olá! Tenho dúvidas relativamente às cadeiras: se são mais de componente teórica e se existe alguma matemática; se a nível de saídas profissionais é abrangente; e se acham que o ISCSP prepara bem os alunos para o mundo do trabalho, visto que estou indecisa entre o ISCTE e o ISCSP!
Obrigada :)
Olá, sou aluno do 2º ano da LCP no ISCTE

bem, o que te posso dizer é que há algumas cadeiras em comum, os musts das Ciências Sociais.. tipo Economia, Direito, Análise de Dados Teoria Politica, Introdução a CP.. não sei se o método de ensino nas UCs é igual mas tenho colegas que foram transferidos do ISCSP e conseguiram acompanhar a licenciatura

Quanto à matemática, no ISCTE temos 4 cadeiras de Análise de Dados e opcionais de Estatística Direta no último ano! Não é nada complicado, exige um esforço mais matemático mas essas cadeiras resumem-se essencialmente a intrepertar dados e trabalhar com o SPSS

Quanto à praticidade do curso, posso te dizer que vão introduzir um estágio curricular, mas por agora ainda é maioritariamente teórico! O modelo de avaliação contínua na maioria das cadeiras passa por trabalhos e frequências! Contudo há algumas cadeiras mais práticas em que q avaliação funciona apenas por relatórios. Pela experiência de colegas, no último ano o curso fica essencialmente prático se escolherés o ramo das Politicas Publicas

Uma diferença do nosso curso com o do ISCSP, é que que a licenciatura está muito vinculada ao ICS! A maioria dos nossos professores são investigadores do ICS.

sobre as saidas profissionais: são iguais (cientista social/investigador, trabalhos relacionados com organizações ou instituições políticas, estudos estatísticos...), uma vantagem do curso do ISCTE é que prepara-te bem para os cargos relacionados com a Administração Pública, no último ano podes escolher o ramo relacionado com Políticas Públicas e voltando ao ponto anterior, a avaliação vai se tornar intensivamente prática

Qualquer dúvida não hesite

Última edição:
  • Like
Reactions: Mariacordeiroo

Mariacordeiroo

Membro Caloiro
Matrícula
27 Janeiro 2019
Olá, sou aluno do 2º ano da LCP no ISCTE

bem, o que te posso dizer é que há algumas cadeiras em comum, os musts das Ciências Sociais.. tipo Economia, Direito, Análise de Dados Teoria Politica, Introdução a CP.. não sei se o método de ensino nas UCs é igual mas tenho colegas que foram transferidos do ISCSP e conseguiram acompanhar a licenciatura

Quanto à matemática, no ISCTE temos 4 cadeiras de Análise de Dados e opcionais de Estatística Direta no último ano! Não é nada complicado, exige um esforço mais matemático mas essas cadeiras resumem-se essencialmente a intrepertar dados e trabalhar com o SPSS

Quanto à praticidade do curso, posso te dizer que vão introduzir um estágio curricular, mas por agora ainda é maioritariamente teórico! O modelo de avaliação contínua na maioria das cadeiras passa por trabalhos e frequências! Contudo há algumas cadeiras mais práticas em que q avaliação funciona apenas por relatórios. Pela experiência de colegas, no último ano o curso fica essencialmente prático se escolherés o ramo das Politicas Publicas

Uma diferença do nosso curso com o do ISCSP, é que que a licenciatura está muito vinculada ao ICS! A maioria dos nossos professores são investigadores do ICS.

sobre as saidas profissionais: são iguais (cientista social/investigador, trabalhos relacionados com organizações ou instituições políticas, estudos estatísticos...), uma vantagem do curso do ISCTE é que prepara-te bem para os cargos relacionados com a Administração Pública, no último ano podes escolher o ramo relacionado com Políticas Públicas e voltando ao ponto anterior, a avaliação vai se tornar intensivamente prática

Qualquer dúvida não hesite
Muito obrigada pela ajuda!

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Beapduarte ISCTE Mestrado em Ciência Política - ISCTE ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 2
D ISCTE Ciência Política - ISCTE ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 11
M Ciência Política e Relações Internacionais: NOVA FCSH ou Católica Ciências Sociais e Serviços 0
Tâniaa ISCSP Relações Internacionais / Ciência Política Universidade de Lisboa 6
Sylvie Borges Ciência Política / Relações Internacionais Ciências Sociais e Serviços 8
P UBI Ciência Política e Relações Internacionais - UBI Universidade da Beira Interior 6
Bárbara Quirino Ciência Política, Relações Internacionais ou Direito? Ciências Sociais e Serviços 25
MarianaMoreira ISCSP Relações Internacionais ou Ciência Política? Universidade de Lisboa 17
Z FCSH Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais -NOVA Universidade Nova de Lisboa 2
C UMinho Ciência Política - UMinho Universidade do Minho 2
Teles Estudos Europeus (FLUL) vs Ciência Política e Relações Internacionais (UNL) Humanidades, Secretariado e Tradução 7
M Línguas e Relações Internacionais vs. Ciência Política e Relações Internacionais Humanidades, Secretariado e Tradução 7
F FCSH Ciência Política e Relações Internacionais - UNL Universidade Nova de Lisboa 10
Luís Bento ISCSP Ciência Política - ISCSP Universidade de Lisboa 0
A Ciência Política e Relações Internacionais Ciências Sociais e Serviços 30
F Engenharia Informática ou Ciência de Computadores? Tecnologias 7
Leonardo Camargo Ferreira Educação e Ciência em Portugal Geral 0
David1154 ISCTE Nova licenciatura Ciência de Dados ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 57
anaeira Ciência e tecnologia animal Ciências 4
ricardo_m7guel Indecisões (ciência e afins) Ciências 10
H Ciência Politica: ISCTE vs UMINHO Ciências Sociais e Serviços 0
R ciência e tecnologia, SOS Ensino Secundário 1
S O universo da Ciência de Computadores Tecnologias 5
Érica Severino ciência e tecnologia animal ou enfermagem veterinária? Recursos Naturais 5
P Ciência da Informação FLUP/FEUP Universidade do Porto 1
Érica Severino Transferência de curso de ciência e tecnologia animal para medicina veterinária em Évora Ensino Superior 0
Luís V Engenharias: Física e tecnológica vs Física vs informática vs ciência da computação Tecnologias 4
LordKelvin Ciência vs Pseudociência: onde está a fronteira? Geral 108
sam_mukka Relações Internacionais, Ciência Politica, Direito ou Sociologia? Ciências Sociais e Serviços 3
A Católica Ciência Politica e Relações Internacionais Universidade Católica Portuguesa 10
Pedro Moura UMinho Ciência do Ambiente Universidade do Minho 5
M Ciência da Informação Ciências Sociais e Serviços 9
G Ciência de Computadores Tecnologias 38
D Em que Universidade se vive mais a Política? Ensino Superior 5
B ISCTE Unidades Curriculares Isoladas ISCTE ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 1
E Economia vs Gestão no ISCTE Ciências Económicas e Empresariais 0
M ISCTE Gestão de Recursos Humanos - ISCTE ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 0
F Cursos preparatórios para prova de Matematica - ISCTE (Maiores de 23) Concursos e Regimes Especiais 1
J Psicologia, qual a melhor: ISCTE ou FPUL? Ciências Sociais e Serviços 7
C Mudança de curso ISCTE Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
R Arquitetura - ISCTE vs FAUL? Arquitetura, Artes Plásticas e Design 2
citizen erased98 ISCTE Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência - ISCTE ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 0
L Economia: NOVA vs ISCTE Ciências Económicas e Empresariais 0
D Economia: Católica ou ISCTE? Ciências Económicas e Empresariais 0
nuriosilva Transferência ISCTE -> FEP (ECONOMIA) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
tobabas Engenharia Informática IST vs ISCTE Tecnologias 1
Joanacaetano98 ISCTE Dúvida na inscrição nas unidades curriculares ISCTE ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 0
João_Melo332 Praxes FLUL, FCSH- Universidade Nova e ISCTE-IUL Tradições Académicas 3
João_Melo332 Pagamentos a efetuar no dia da matrícula (FLUL, NOVA e ISCTE) Concurso Nacional e Locais - Público 4
S Gestão no ISEG ou Finanças no ISCTE? Ciências Económicas e Empresariais 0