Ciências Biomédicas: Aveiro ou Viseu

vanessa_2925

Membro Caloiro
Matrícula
2 Dezembro 2018
Boa noite, alguém me consegue dizer como é o curso de ciências biomédicas em Viseu? A nível de aulas, de praxes, etc... E em relação a Aveiro, o curso é melhor? é pior? Por favor tentem dizer me as diferenças entre as duas universidades...
É que eu estou no 12 ano e estou a ficar um pouco nervosa por não ter a certeza para onde quero ir...
Será que me poderiam ajudar??

Snarky_Puppy

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Universidade de Aveiro
Eu estudei CBM em Aveiro e não conheço ninguém de Viseu nem o curso em si.

Vendo o plano de estudos, descrição do curso e testemunhos dos alunos na página de Viseu, parece-me que o objetivo dos cursos nos 2 sítios é o mesmo: formação base em ciências da saúde e investigação médica, que deve ser complementada com formação pós-graduada dentro da área de interesse do aluno para se tornar profissionalizante. Saídas típicas centram-se principalmente na investigação médica em ambiente académico, indústria biofarmacêutica/dispositivos médicos, ou hospitalar, dependendo do mestrado que seguires.

Aveiro tem várias cadeiras no modelo PBL (ver descrição aqui). Viseu não sei como é feito.

Sobre a praxe, quando andei em Aveiro não era nada de mais: uns joguitos, treinar o grito académico, algumas flexões, ajudar para o desfile do enterro... mas durava alguns meses e eu não tinha muita paciência para aquilo. Deixei de ir pouco tempo depois e fora um ou outro cromo ("durr tens de assinar este papel a dizer que és anti-praxe hurr") que facilmente se ignoravam, ninguém quer saber e o pessoal continua todo amigo.

Não sabendo mais nada sobre Viseu, diria para decidires com base na tua preferência pessoal e qual o plano de estudos que gostas mais (apesar de serem parecidos). Se alguém de Viseu neste fórum puder dar informação mais detalhada sobre o curso de lá, será certamente bem vinda.

vanessa_2925

Membro Caloiro
Matrícula
2 Dezembro 2018
Eu estudei CBM em Aveiro e não conheço ninguém de Viseu nem o curso em si.

Vendo o plano de estudos, descrição do curso e testemunhos dos alunos na página de Viseu, parece-me que o objetivo dos cursos nos 2 sítios é o mesmo: formação base em ciências da saúde e investigação médica, que deve ser complementada com formação pós-graduada dentro da área de interesse do aluno para se tornar profissionalizante. Saídas típicas centram-se principalmente na investigação médica em ambiente académico, indústria biofarmacêutica/dispositivos médicos, ou hospitalar, dependendo do mestrado que seguires.

Aveiro tem várias cadeiras no modelo PBL (ver descrição aqui). Viseu não sei como é feito.

Sobre a praxe, quando andei em Aveiro não era nada de mais: uns joguitos, treinar o grito académico, algumas flexões, ajudar para o desfile do enterro... mas durava alguns meses e eu não tinha muita paciência para aquilo. Deixei de ir pouco tempo depois e fora um ou outro cromo ("durr tens de assinar este papel a dizer que és anti-praxe hurr") que facilmente se ignoravam, ninguém quer saber e o pessoal continua todo amigo.

Não sabendo mais nada sobre Viseu, diria para decidires com base na tua preferência pessoal e qual o plano de estudos que gostas mais (apesar de serem parecidos). Se alguém de Viseu neste fórum puder dar informação mais detalhada sobre o curso de lá, será certamente bem vinda.
Muito obrigada pelo testemunho dado! Posso te perguntar se gostaste do curso ou se por acaso estavas à espera de algo diferente?

Snarky_Puppy

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Universidade de Aveiro
Estava dentro do que esperava, o meu objetivo era trabalhar em investigação médica e o curso abriu-me as portas que eu precisava para trabalhar onde queria. Ressalvo que o curso faz mais sentido se o que realmente queres é investigação médica. Para trabalhar no diagnóstico e tratamento direto com doentes os cursos de saúde (medicina, ciências farmacêuticas, enfermagem, TSDTs) são os mais indicados. Digo isto porque tive colegas que vieram "ao engano" e depois acabaram por mudar.

vanessa_2925

Membro Caloiro
Matrícula
2 Dezembro 2018
Estava dentro do que esperava, o meu objetivo era trabalhar em investigação médica e o curso abriu-me as portas que eu precisava para trabalhar onde queria. Ressalvo que o curso faz mais sentido se o que realmente queres é investigação médica. Para trabalhar no diagnóstico e tratamento direto com doentes os cursos de saúde (medicina, ciências farmacêuticas, enfermagem, TSDTs) são os mais indicados. Digo isto porque tive colegas que vieram "ao engano" e depois acabaram por mudar.
Será que me podias dizer em que consiste exatamente a investigação médica por favor?

Snarky_Puppy

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Universidade de Aveiro
Investigação médica envolve muita coisa do nível molecular ao populacional. De uma forma muito simplista, é investigação que tem como fim melhorar a saúde das pessoas. Isto pode ser feito de várias formas (muito resumidas e um pouco incompletas):
- Investigação fundamental a nível molecular/celular: funcionamento normal do corpo, mecanismos fisiopatológicos, mecanismos preventivos ou interventivos em fase laboratorial inicial, etc
- Investigação e desenvolvimento de produtos de saúde (ex: medicamentos, dispositivos médicos, biotecnológicos) a nível não clínico (in silico, in vitro, in vivo) e clínico (estudos em humanos)
- Investigação em pessoas de padrões de saúde, doença, políticas de saúde, etc (ex: epidemiologia).
- E outras coisas por aí fora, o que tenha a ver com investigação em saúde.

Como ninguém faz tudo e cada uma das palavras acima envolve muita gente a fazer muita coisa diferente, a ideia do curso acaba por ser o prosseguimento de estudos pós-graduados para especialização e profissionalização numa área específica de interesse.

vanessa_2925

Membro Caloiro
Matrícula
2 Dezembro 2018
Ok... Então se bem entendi é tudo o que tenha a ver com laboratórios!
Muito obrigada pelas informações que me deste, fico te deveras agradecida!

Snarky_Puppy

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Universidade de Aveiro
Não só laboratórios. Por exemplo, investigação in silico é feita em laboratórios informáticos, pois funciona com base em simulações informáticas para desenho e optimização de compostos químicos que depois sim são sintetizados e testados nos laboratórios "normais".
Já investigação epidemiológica e ensaios clínicos são feitos principalmente em meio hospitalar/clínico (recrutamento, acompanhamento, tratamento, análises aos voluntários, etc) e empresarial (planeamento do estudo, gestão dos dados, análise e interpretação dos resultados, relato, submissão).