Olá a todos!
Tenho uma pessoa conhecida da área, que é estrangeira, mas tenciona fazer a sua vida neste nosso país.
Assim sendo, sabendo que o curso que mais se assemelha ao dela é este, será para este curso que será feito o pedido de equivalência/reconhecimento.
Dado que o seu curso foi de 5 anos e que uma licenciatura nesta área não tem grande saída, há o interesse em tirar um mestrado (para que, escolhendo um mestrado, só teria que fazer algumas cadeiras do mestrado em questão), ou uma pós-graduação (já que não há tantas possibilidades financeiras).
Considerando estes factores: que mestrado ou pós-graduação aconselham para quem quer viver em Portugal? Qual o que oferece melhor salário e que tem procura?
Aproveito para dizer que a pessoa em questão interessa-se por bioquímica, imunologia e investigação.
Aproveito também, para quem esteja interessado neste tópico, encontrei neste mesmo fórum esta informação:
Tenho uma pessoa conhecida da área, que é estrangeira, mas tenciona fazer a sua vida neste nosso país.
Assim sendo, sabendo que o curso que mais se assemelha ao dela é este, será para este curso que será feito o pedido de equivalência/reconhecimento.
Dado que o seu curso foi de 5 anos e que uma licenciatura nesta área não tem grande saída, há o interesse em tirar um mestrado (para que, escolhendo um mestrado, só teria que fazer algumas cadeiras do mestrado em questão), ou uma pós-graduação (já que não há tantas possibilidades financeiras).
Considerando estes factores: que mestrado ou pós-graduação aconselham para quem quer viver em Portugal? Qual o que oferece melhor salário e que tem procura?
Aproveito para dizer que a pessoa em questão interessa-se por bioquímica, imunologia e investigação.
Aproveito também, para quem esteja interessado neste tópico, encontrei neste mesmo fórum esta informação:
Obrigado!Não conheço a realidade de biotecnologia, por isso não falo sobre esse curso.
Em ciências biomédicas, depende do teu percurso académico posterior (mestrados e doutoramentos), pois só com licenciatura não terás grandes oportunidades. Muitas das saídas focam-se em investigação académica na área da saúde em universidades e institutos. Podes também trabalhar em empresas de consultoria em investigação ou de desenvolvimento de produtos de saúde (indústria farmacêutica, indústria de dispositivos médicos, etc). Existem outras saídas, mais específicas (coordenadores de investigação em hospitais, trabalho em autoridades regulamentares), mas creio que as principais se focam aqui.
Em termos de empregabilidade, no que respeita às bolsas é uma questão de concorreres, como se faz nos outros cursos. Há muita gente de ciências biomédicas actualmente com bolsas de doutoramento. Quanto a trabalho em empresas, na minha altura foi bastante fácil arranjar trabalho, mas já acabei o curso há uns anos e não estou tão por dentro da realidade dos novos formados. Mesmo assim penso que na Universidade de Aveiro (onde eu tirei o curso) o pessoal tem conseguido trabalho na área tanto dentro como fora de Portugal. Sobre as outras universidades, desconheço a realidade.