Corrige-me se estiver errado, mas para chegar a esse patamar não é necessário ser doutorado? Ao chegar a esse nível académico, qual licenciatura fizeste não deverá ser limitante em realizar isso, penso eu.
Podes publicar um artigo em teu nome ou ser co-autor mesmo durante a licenciatura ou mestrado. Na primeira situação vais adicionar o(s) teu(s) supervisor(es) como co-autores pois são eles que costumam ser os PIs/grant writers/supervisão do projeto (ou até investigação tua de forma independente recorrendo a artigos de revisão, meta-analise, reviews sistematicas...) e na segunda situação é comum ver o autor principal como sendo um aluno de doutoramento ou investigador junior (aka pos-doutoramento) e tu (como aluno de licenciatura/mestrado) serias um co-autor pois estarias a ajudar a desenvolver o trabalho do aluno de doutoramento/investigador junior que por sua vez está a trabalhar para o PI, mas para chegar ao ponto de Investigador Auxiliar, Principal e Coordenador será necessário o Doutoramento (e cada vez mais um pos-doutoramento). A este ponto serás então o lider do teu grupo de investigação (composto por pos-docs, alunos de doutoramento, mestrandos, pessoal em licenciatura., tecnicos de lab...) e o tipo de trabalho que costuma ser realizado a este nivel passa a ser mais de gestão de projeto, proof of concept, grant writing, liderança, etc e menos de laboratorio (o trabalho mais laboratorial passa a ser realizado pelo resto dos membros do grupo).
Relativamente ao facto de ter um curso universitário vs poltécnico para realizar investigação - Há 2 anos atrás queriam introduzir doutoramentos em politecnicos (
1), mas até agora nada e isto poderá ser uma aposta estratégica para "colocar mais olhos" na investigação realizada pelos politecnicos. Tirar um curso profissionalizante não é necessariamente uma "barreira" para seguir a vertente de investigação académica, mas não é o seu principal objetivo :)