Ciências Biomédicas Laboratoriais

JoanaMACF

Membro
Matrícula
22 Setembro 2018
Olá , acabei o 12º e estou agora a assistir as aulas de biologia o meu sonho sempre foi seguir medicina mas infelizmente a média não chega,
eu gostava de saber que cursos posso seguir como "substituto" a medicina ;
Eu pensei em fisiologia clinica ou ciências biomédicas laboratoriais mas não tenho bem nocao do que se faz efetivamente em cada uma das profissoes

muito obrigada pela ajuda :) espero que me respondam

Snarky_Puppy

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Universidade de Aveiro
Olá , acabei o 12º e estou agora a assistir as aulas de biologia o meu sonho sempre foi seguir medicina mas infelizmente a média não chega,
eu gostava de saber que cursos posso seguir como "substituto" a medicina ;
Eu pensei em fisiologia clinica ou ciências biomédicas laboratoriais mas não tenho bem nocao do que se faz efetivamente em cada uma das profissoes

muito obrigada pela ajuda :) espero que me respondam
Ciências biomédicas laboratoriais e fisiologia clínica são cursos que abrangem profissões no leque de técnico superior de diagnóstico e terapêutica. A informação abaixo é um pequeno sumário tirado do site da ACSS: Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica - ACSS para mais informações, sugiro que leias os tópicos de ciências biomédicas laboratoriais e fisiologia clínica neste fórum, onde as funções são discutidas e aprofundadas. Dentro da sua área de atuação, as funções do TSDT consistem no planeamento e condução de variadas técnicas que suportam diagnósticos ou intervenções médicas, atuando sob prescrição/indicação médica.

Ciências biomédicas laboratoriais:
  • Técnico de análises clínicas e de saúde pública
    A profissão de técnico de análises clínicas e de saúde pública compreende o “desenvolvimento de atividades ao nível da patologia clínica, imunologia, hematologia clínica, genética e saúde pública, através do estudo, aplicação e avaliação das técnicas e métodos analíticos próprios, com fins de diagnóstico e rastreio.” (Dec- Lei n.º 261/93 de 24 de julho)
  • Técnico de anatomia patológica, citológica e tanatológica
    A profissão de técnico de anatomia patológica, citologia e tanatológica compreende o “tratamento de tecidos biológicos colhidos no organismo vivo ou morto, com observação macroscópica e microscópica, óptica e eletrónica, com vista ao diagnóstico anatomopatológico; realização de montagem de peças anatómicas para fins de ensino e formação; execução e controlo das diversas fases da técnica citológica.” (Dec- Lei n.º 261/93 de 24 de julho)
Fisiologia clínica
  • Técnico de cardiopneumologiaA profissão de técnico de cardiopneumologia “Centra-se no desenvolvimento de atividades técnicas para o estudo funcional e de capacidade anatomofisiopatológica do coração, vasos e pulmões e, de atividades ao nível da programação, aplicação de meios de diagnóstico e sua avaliação, bem como no desenvolvimento de ações terapêuticas especificas, no âmbito da cardiologia, pneumologia e cirurgia cardiotorácica.” (Dec- Lei n.º 261/93 de 24 de julho)
  • Técnico de neurofisiologia
    A profissão de técnico de neurofisiologia compreende a “realização de registos de atividade bioelétrica do sistema nervoso central e periférico, como meio de diagnóstico na área da neurofisiologia, com particular incidência nas patologias do foro neurológico e neurocirúrgico, recorrendo a técnicas convencionais e ou computorizadas.” (Dec- Lei n.º 261/93 de 24 de julho)

• Like
Reactions: JoanaMACF

Ângela Jesus

Membro Caloiro
Matrícula
4 Abril 2019
Olá! Sou aluna do 12°ano e estou a pesquisar cursos. Ciências biomédicas laboratoriais é um curso que me chama à atenção. Será que alguém me pode falar um pouco sobre a empregabilidade, a dificuldade do curso, se tem muita física e matemática...? Já me disseram para escolher um curso com mais saídas uma vez que tenho a média quase 3 valores acima da média do P.Porto que é onde eu gostaria de entrar.

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Processing...
Instituição
Hell
Olá! Sou aluna do 12°ano e estou a pesquisar cursos. Ciências biomédicas laboratoriais é um curso que me chama à atenção. Será que alguém me pode falar um pouco sobre a empregabilidade, a dificuldade do curso, se tem muita física e matemática...? Já me disseram para escolher um curso com mais saídas uma vez que tenho a média quase 3 valores acima da média do P.Porto que é onde eu gostaria de entrar.
Eu não te posso dizer nada sobre o curso (tirando que estou interessado também embora não tenha uma média que me dê grandes esperanças de entrar) mas posso dizer que "escolher um curso com mais saídas uma vez que tenho a média quase 3 valores a cima" não é um bom caminho, se gostas do curso vai em frente, não importa se a média é baixa ou não.

• Like
Reactions: Ângela Jesus

Ângela Jesus

Membro Caloiro
Matrícula
4 Abril 2019
Eu não te posso dizer nada sobre o curso (tirando que estou interessado também embora não tenha uma média que me dê grandes esperanças de entrar) mas posso dizer que "escolher um curso com mais saídas uma vez que tenho a média quase 3 valores a cima" não é um bom caminho, se gostas do curso vai em frente, não importa se a média é baixa ou não.
Obrigada pelo conselho! Já agora, estás a pensar entrar onde?

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Processing...
Instituição
Hell
Obrigada pelo conselho! Já agora, estás a pensar entrar onde?
As minhas 3 primeiras opções são precisamente na Escola Superior de Saúde do P.Porto (Biotecnologia Medicinal, Ciências Biomédicas Laboratoriais,Farmácia...duvido que entre nas 2 primeiras mas it's worth the try xD)

• Like
Reactions: Ângela Jesus

LuisSMTH5

Membro Caloiro
Matrícula
5 Maio 2019
Olá, estou neste momento a terminar o 12º ano. Estive a ver alguns cursos possíveis e ciências biomédicas laboratoriais (em principio em Lisboa) chamou-me à atenção.
Será que poderiam falar um pouco sobre o curso em si, nomeadamente à parte prática (se se aprende por exemplo a tirar sangue ou o curso consiste apenas na análise em laboratório, por exemplo), quais as disciplinas mais difíceis. Após terminada a licenciatura, temos de realizar algum "exame" para assegurar que estamos aptos para exercer a profissão? Ficamos logo a pertencer à associação portuguesa de técnicos de diagnóstico e e terapêutica? Quanto à empregabilidade, em Portugal, é fácil de arranjar emprego? No nosso país ganha-se "bem"?
Obrigado desde já!

Matrícula
10 Setembro 2015
Curso
Instituição
Coimbra Health School IPC
Olá, estou neste momento a terminar o 12º ano. Estive a ver alguns cursos possíveis e ciências biomédicas laboratoriais (em principio em Lisboa) chamou-me à atenção.
Será que poderiam falar um pouco sobre o curso em si, nomeadamente à parte prática (se se aprende por exemplo a tirar sangue ou o curso consiste apenas na análise em laboratório, por exemplo), quais as disciplinas mais difíceis. Após terminada a licenciatura, temos de realizar algum "exame" para assegurar que estamos aptos para exercer a profissão? Ficamos logo a pertencer à associação portuguesa de técnicos de diagnóstico e e terapêutica? Quanto à empregabilidade, em Portugal, é fácil de arranjar emprego? No nosso país ganha-se "bem"?
Obrigado desde já!
Olá Luis não sou de Lx mas posso deixar-te a par da visão de Coimbra.
A componente prática está muito presente no curso e isso é o mais importante não decorando a componente Cientifica igualmente presente e sempre correlacionada. Sim nós enquanto futuros Técnicos de Analises Clínicas é da nossa competência a colheita de sangue periférico venoso para a execução dos vários parâmetros analíticos. Não esquecendo que após a licenciatura poderás tambem exercer no ambito da Anatomia Patológica na preparação de tecidos células ou autópsias, bem como no diagnóstico Citológico como é por exemplo a citologia Cérvico Vaginal (o famoso papa Nicolau) não se resumindo apenas as análises Clínicas.
Em relação à dificuldade das cadeiras só na própria Escola S. é que te podem responder sobre isso.
Podemos dizer que a nossa licenciatura é profissionalizante pois dá-nos directo acesso ao exercício da profissão regulada pelo organismo do estado que é a ACSS (emite as tuas cédulas profissionais ).
Não existe nenhuma Ordem que regule as nossas profissões daí ser regulada pelo estado.
Não existe nenhum AP dos Técnicos de Diagnóstico e terapêutica. O que existe é a AP dos Técnicos de Analises Clínicas e saúde Publica e a AP dos técnicos de Anatomia Patológica Citológica e Tanantológica. Duas associações que defendem duas profissões nas quais podes exercer.
Existe ainda os sindicatos como o STSS na qual reúne todos os TSDTs numa só plataforma para defesa no que concerne à profissão e carreira publica.
Quanto à empregabilidade como deves calcular está péssima para todos na saúde, o que acontece é que a maior parte de nós começa a trabalhar como Técnico de colheitas em postos de grandes empresas de analises.
Quanto ao salário, diga-se de passagem que se escolheres este curso é porque tens paixão pelo laboratório e pela saúde das pessoas caso contrário o salário não te motivará. Até à bem pouco tempo 2018 o grupo profissional dos TSDT recebiam por conta do estado 1020 brutos ou seja nem recebiam como um licenciado na administração publica (1200). No privado é o que te quiserem pagar, tens pessoas a trabalhar com 700€ ou 600€ no final do mês e outras a trabalhar com 1200(raras).
Espero ter ajudado, dizer só que nós fora de Portugal estamos muito bem e temos uma posição bem marcada em englaterra somos Biomédical Scientists e recebemos muito bem e dão-nos o devido valor, aqui em portugal não deixamos de ser meros servos dos Médicos.

Espero ter ajudado

PS: aqui está o despacho que deu origem ao curso para perceberes melhor.

• Like
Reactions: Rafael.

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Processing...
Instituição
Hell
Não sei se será muito off-topic mas alguém me sabe dizer as diferenças entre este curso e Biotecnologia medicinal?

Also:

Sim nós enquanto futuros Técnicos de Analises Clínicas é da nossa competência a colheita de sangue periférico venoso para a execução dos vários parâmetros analíticos.
Colheita e realização da análise? Ou a parte da análise é competência de outros? E também o quanto é que um mestrado é útil?

Questão extra: As minhas três primeiras opções são Biotecnologia Medicinal, CBL, Farmácia (todas na ESS-IPP), sendo Farmácia a 3ª opção e devido à sua média abaixo desta 3ª opção não devo entrar por isso conto ficar em uma destas 3 (dependo do meu desempenho no exame de BG este ano). De qualquer forma, a questão é..o quão diferentes são estas 3 áreas? Segundo o site da mesma instituição posso ver que há determinados mestrados que posso entrar com licenciatura em qualquer um destes 3 cursos seria visto de forma diferente no mundo profissional comparado a uma pessoa com o mesmo mestrado mas licenciatura diferente? (médias à parte, claro)

Obrigado a quem puder responder! :)

Matrícula
10 Setembro 2015
Curso
Instituição
Não sei se será muito off-topic mas alguém me sabe dizer as diferenças entre este curso e Biotecnologia medicinal?

Also:

Colheita e realização da análise? Ou a parte da análise é competência de outros? E também o quanto é que um mestrado é útil?

Questão extra: As minhas três primeiras opções são Biotecnologia Medicinal, CBL, Farmácia (todas na ESS-IPP), sendo Farmácia a 3ª opção e devido à sua média abaixo desta 3ª opção não devo entrar por isso conto ficar em uma destas 3 (dependo do meu desempenho no exame de BG este ano). De qualquer forma, a questão é..o quão diferentes são estas 3 áreas? Segundo o site da mesma instituição posso ver que há determinados mestrados que posso entrar com licenciatura em qualquer um destes 3 cursos seria visto de forma diferente no mundo profissional comparado a uma pessoa com o mesmo mestrado mas licenciatura diferente? (médias à parte, claro)

O curso de biotecnologia Medicinal é algo recente no entanto não para que se destine, o curso de Farmácia é mais dirigido para o medicamento e sua manipulação assim como o exercício em farmácia comunitária.
Em relação as Analises Clínicas, como é de calcular não existiria um curso de 4 anos para apenas colher sangue... Daí é nossa competência a analise de todos os parâmetros analíticos.
Em relação ao mestrado, podes fazê lo no sentido de proceder uma carreira de investigação/ académica e ao mesmo tempo pode ser util para aprofundar os teus conhecimentos numa determinada área.
Mensagem fundida automaticamente:

Also:

Mariana Piçarra

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2019
Olá, a todos👋
Este ano pretendo ingressar no ensino superior, e apesar de ainda ter muitas dúvidas em relação ao curso que irei escolher, CBL parece-me uma opção válida. No entanto, apesar de alguma pesquisa ainda não consegui encontrar as respostas para as minhas dúvidas ... agradeço desde já a todos os que me puderem ajudar.
Gostaria de saber quais são as saídas deste curso, para além das análises a amostras de sangue, urina, etc. Uma pessoa com esta formação pode também analisar tecidos com vista ao diagnóstico de cancro, por exemplo? Ou isso já é um médico patologista? ( No fundo gostaria de saber até “onde” é que uma pessoa formada em CBL pode intervir ).
E ainda uma outra coisa, esta licenciatura permite por exemplo o acesso a mestrados variados ( por exemplo neurociências, microbiologia, biologia molecular e genética, etc) ?
Obrigada 😊

Mariana Piçarra

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2019
Olá, a todos👋
Este ano pretendo ingressar no ensino superior, e apesar de ainda ter muitas dúvidas em relação ao curso que irei escolher, CBL parece-me uma opção válida. No entanto, apesar de alguma pesquisa ainda não consegui encontrar as respostas para as minhas dúvidas ... agradeço desde já a todos os que me puderem ajudar.
Gostaria de saber quais são as saídas deste curso, para além das análises a amostras de sangue, urina, etc. Uma pessoa com esta formação pode também analisar tecidos com vista ao diagnóstico de cancro, por exemplo? Ou isso já é um médico patologista? ( No fundo gostaria de saber até “onde” é que uma pessoa formada em CBL pode intervir ).
E ainda uma outra coisa, esta licenciatura permite por exemplo o acesso a mestrados variados ( por exemplo neurociências, microbiologia, biologia molecular e genética, etc) ? É uma boa opção para quem pretende seguir o ramo da investigação (de doenças)?
Obrigada 😊

Matrícula
10 Setembro 2015
Curso
Instituição
Olá, a todos👋
E ainda uma outra coisa, esta licenciatura permite por exemplo o acesso a mestrados variados ( por exemplo neurociências, microbiologia, biologia molecular e genética, etc) ? É uma boa opção para quem pretende seguir o ramo da investigação (de doenças)?
Obrigada 😊
Estas são as áreas de exercício profissional:

Patologia Clínica:
•Colheita de sangue (Flebotomia/Punção Venosa)
•Hematologia
•Imunologia
•Bioquímica (Química Clínica)
•Microbiologia
•Biologia Molecular
•Banco de Sangue e Medicina da transfusão
•Genética
•Citometria de Fluxo

Saúde Pública:
•Análise de Águas (Química e Microbiologia de águas)
•Análise de Alimentos (Química e Microbiologia de Alimentos )

Anatomia Patológica:
•Rotina Histológica (Histotecnologia)
•Macroscopia
•Imunohistoquimica
•Citohistoquimica
• Citologia/ Citopatologia
•Histocompatibilidade

Ciências Forenses:
•Genética Forense
•Toxicologia Forense
•Tanatologia Forense (Técnico de Autópsias)

Polícia Científica

No que toca à tua pergunta sobre a analise dos tecidos nós enquanto Técnicos em Anatomia Patológica, garantimos toda a preparação do tecido e técnicas completares até a obtenção da lamina histológica com vista ao diagnóstico pelo AnatmoPatologista (Especialidade Médica).

Sim esses mestrados são todos possíveis de serem tirados com este curso pois têm a mesma base cientifica.

No que toca à investigação é uma área a ser desenvolvida por este curso, todavia ainda com algumas dificuldades, como o reconhecimento e credibilidade na área, mas nada é impossível e no estrangeiro somos muito valorizados, e aqui em portual tenho colegas com bolsas de investigação.

Mariana Piçarra

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2019
Agradeço imenso a tua resposta e obrigada por teres despendido um pouco do teu tempo para me ajudares :)
Aquilo que referiste em relação à investigação aplica-se mesmo tirando um mestrado numa área mais específica (qualquer um dos que referi) ,ou neste caso este último é determinante (permitindo deste modo ultrapassar quaisquer "limitações" que a licenciatura em CBM possa trazer)?
Pergunto isto porque a área da saúde me interessa bastante, em especial a da investigação ... e por essa razão ando ainda a ponderar diversos cursos (Biologia, B. Celular e Molecular e Medicina).

Rafael.

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Aveiro
Agradeço imenso a tua resposta e obrigada por teres despendido um pouco do teu tempo para me ajudares :)
Aquilo que referiste em relação à investigação aplica-se mesmo tirando um mestrado numa área mais específica (qualquer um dos que referi) ,ou neste caso este último é determinante (permitindo deste modo ultrapassar quaisquer "limitações" que a licenciatura em CBM possa trazer)?
Pergunto isto porque a área da saúde me interessa bastante, em especial a da investigação ... e por essa razão ando ainda a ponderar diversos cursos (Biologia, B. Celular e Molecular e Medicina).
CBL tem uma vertente prática/ profissionalizante muito forte, no entanto, não significa que a investigação te seja " barrada", porem, mais dificil de aceder. No entanto, com cursos de Biologia, B. Celular e Molecular podes seguir o ramo de Técnico Superior de Saúde, mas não como TDST. Em biologia ou biologia celular e molecular podes atuar como Técnico superior de saúde nos ramos de genética ( colégio de Biologia Humana e Saúde da Ordem dos Biologos - http://ordembiologos.pt/wp-content/uploads/2015/11/Programa-Geral-da-Formação-Especializada-TEAC-_2017.pdf ) e laboratório, mas há sempre algum compromisso das áreas de atuação quando comparado com cursos como CBL.

Quando comparamos CBL com Biologia, por exemplo, ainda se vê algum distanciamento entre área de diagnostico e terapeutica e investigação básica, mas isso está a melhorar. Se estiveres apenas a comparar com estes dois cursos terás que ver bem o que pretendes - algo mais virado para a investigação ou de TDST. Creio que o curso que te dá mais "liberdade" nesse aspecto de investigação e análises clínicas será o de Ciências Farmaceuticas( acrescentando o ramo da farmácia ), mas podem corrigir-me se estiver errado. Depois, claro, a Medicina que te permite muito bem seguir a área da investigação.

Última edição: