Ciências Biomédicas

estudante 1997

Membro Caloiro
Matrícula
26 Fevereiro 2015
Vou acabar o 12º ano, e para ano irei tirar um curso.
O problema é que estou completamente dividida e não me consigo decidir.

Sei que quero o ramo da saúde (nao tenho media para entrar em medicina) e estou muito inclinada para ciências da saúde, ciências farmacêuticas e por aí. Mas toda a informaçao que encontro é muito vaga e parece tudo muito semelhante.

Gostaria que me ajudassem a obter mais informação sobre estes cursos, em que diferem, empregabilidade, futuro de carreira,que tipo de trabalho se pode exercer, outros exemplos de cursos interessantes e a vossa opinião sobre estes cursos (se os frequentam/frequentaram ou se conhecem alguém que os frequente).
Obrigada!

Olá

Sou aluna do 4º ano de Ciências Farmacêuticas da Universidade da Beira Interior e por isso vou-te falar apenas de CF porque é a realidade que eu conheço melhor.
Quanto à empregabilidade, em conversas com colegas que acabaram o curso têm conseguido arranjar trabalho nas diferentes vertentes profissionais. no que respeita às diferentes saídas profissionais temos a Farmácia Comunitária e a Hospitalar, Análises Clínicas, Indústria, Investigação, Ciências Forenses (mais precisamente, Toxicologia Forense), Ensino e acho que estas são as principais áreas.

Em termos de informação sobre o funcionamento do curso em si, a organização e o plano de estudos e de actividades difere um pouco em cada Universidade. Posso dizer-te que aqui temos uma área de formação bastante alargada e vai desde as áreas mais básicas da Química, Matemática, Física, Bioquímica, a áreas mais específicas como Anatomia e Fisiologia Humana, Farmacologia da Infecção, Farmácia Galénica e Tecnologia Farmacêutica, Farmacocinética, Farmácia Clínica, Farmácia Hospitalar, Medicamentos de Uso Veterinário, entre outras. Além disso temos estágios obervacionais em diferentes áreas (Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar e Análises Clínicas) de carácter obrigatório ao longo do curso.

Quanto às instalações, temos aulas em dois pontos distintos, mas relativamente próximos. Nos primeiros 2 anos temos aulas no pólo principal nomeadamente no Departamento de Química e nos restantes anos temos aulas na Faculdade de Ciências da Saúde que é relativamente recente e tem muito boas instalações quer em termos de salas de aulas e anfiteatros bem como em laboratórios. As aulas são leccionadas em três/quatro modalidades: aulas teóricas magistrais (em que é o professor que lecciona a matéria), aulas teórico-práticas / aulas tutoriais (normalmente é feita a divisão entre estas duas modalidades porque normalmente nas primeiras é para resolver exercícios/casos práticos sobre a matéria leccionada nas aulas magistrais; enquanto nas segundas és tu que preparas os assuntos e que os expões/debates com a turma e o professor "apenas" orienta o teu estudo fornecendo-te uma lista de objectivos e de bibliografia, tirando dúvidas e indicando sobre qual assunto deves dar mais importância) e por fim tens as práticas laboratoriais.

Peço desculpa pelo tamanho e espero que seja útil. Se quiseres saber de alguma coisa mais específica, está à vontade para perguntar.

Boa sorte para a recta final do secundário!!

• Like
Reactions: estudante 1997
Boas
Gostaria de saber, para quem está neste curso ou vais estar, qual é o interesse/cativação que o levou a candidatar-se ou frequentar e gostaria de saber se com este curso posso ir para a medicina apos a licenciatura.
Obrigada e agradeço resposta

Eu decidi criar este tópico porque estes dois cursos, são cursos relativamente recentes e extremamente semelhantes, sendo que um é ensinado num politécnico e o outro não, não consigo compreender as diferenças entre os mesmos... Será que alguém me pode explicar ?

Olá João.
Eu estudo Ciências Biomédicas Laboratoriais em Coimbra.
Se tiveres alguma dúvida posso tentar ajudar-te.
Em relação às semelhanças/diferenças, o que eu percebi quando estava a procurar informações sobre estes cursos, é que o curso de Ciências Biomédicas é muito ligado à investigação, já o que curso onde entrei, acho que tem os dois lados, a "prática" de laboratório, isto é, vais ganhar competências e aptidões para fazer tudo num laboratório, vais conseguir analisar todo o tipo de tecidos e fluidos e isso envolve muita coisa e depois, podes também seguir a vertente da investigação.
Em relação, à universidade vs politécnico, eu sempre quis estudar numa faculdade, mas achei prioritário escolher um curso e só depois a universidade, e infelizmente ou felizmente, o curso que escolhi é lecionado numa escola superior. "Porquê?" Não sei, mas aceitei.

Não sei se ajudei, se tiveres mais alguma dúvida diz :)

Olá Margarida!
As diferenças entre os dois cursos já disse na resposta ao João (em cima).
Em relação às cadeiras de CBL, ao longo do 1ano só temos uma cadeira da Química, e não temos nenhuma de matemática.
Qualquer coisa, pergunta :)

Última edição:
Alguém daqui anda num destes cursos? estou a tentar saber o plano de estudos e quais as disciplinas que são lecionadas, mas não consigo encontrar. Agradecia a quem soubesse que respondesse, obrigada :)

Eu decidi criar este tópico porque estes dois cursos, são cursos relativamente recentes e extremamente semelhantes, sendo que um é ensinado num politécnico e o outro não, não consigo compreender as diferenças entre os mesmos... Será que alguém me pode explicar ?

Olá João. O curso Ciências Biomédicas e Laboratoriais é um curso fusão entre os cursos de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica e Análises Clínicas e Saúde Pública. Com a licenciatura em CBL tens acesso às 2 carteiras profissionais. O curso de Ciências Biomédicas é um curso mais teórico que envolve um monte de áreas, mas tem a desvantagem de não ser muito específico... Espero que tenha ajudado, e de qualquer forma convém sempre consultares a informação dada pelas faculdades que pode-te ser mais útil na tomada de decisão.

O curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais (CBL), é um curso de fusão isto é, junção de dois cursos superiores já existentes Análises Clínicas com Anatomia Patológica. Enquanto que Ciências biomédicas é mais direccionado a investigação laboratorial e em campo, o de Ciências Biomédicas Laboratoriais é como eu disse permite que um profissional com este curso possa trabalhar tanto em anatomia como em análises clínicas (pesquisa sobre estas duas carreiras e saberás o que um profissional em CBL poderá fazer).
Este curso como muitos outros na área dos TDT (Técnicos de Diagnostico e Terapêutica) foram fundidos de modo a tornar estes cursos equivalentes aos existentes no resto do mundo, sendo que Portugal é um dos poucos países a ter estas profissões em separado, pois se pesquisares na net estas profissões "lá fora" designam-se por Biomédicos, e não analistas ou patologistas.
Eu sou finalista este ano de Análises Clínicas e para o ano vou reingressar na minha Escola e com mais um ano fico com mais uma Licenciatura, neste caso a de CBL, que me dará oportunidade de der dois certificados e como farei reingresso dois Diplomas também.
O que está definido é que como cursos em separado vão deixar de existir, nomeadamente a profissão em separado também, por isso mais vale fazer já o curso do que daqui a uns anos ser "obrigada" a o fazer.
Acho que é uma boa aposta tirar esta nova licenciatura principalmente quem esta a terminar ou já terminou um dos cursos que foram fundidos.
Agora também concordo que quem entra para CBL sem nenhuma outra licenciatura na área não sai tão bem preparado, porque por exemplo eu estudei 4 anos para análises Clínicas e vou estudar mais 1 para ter as equivalências que me faltam para ter Anatomia (e vice versa para quem fez a Licenciatura em Anatomia) logo tenho muito mais valências pelo menos em Analises visto que estudei 4 anos para isso, em vez de quem apenas faz CBL que estuda 4 para ambos os cursos (em que ambos sozinhos eram licenciaturas de 4 anos cada um). Mas isto tudo é subjectivo e em teoria, porque em prática o que interessa é a tua nota e curriculum XD, logo o que eu por exemplo terei a mais que quem só tenha CBL é as cadeiras extra-curriculares no diploma de CBL (que contam como valências e pronto mais credibilidade de formação na área) e duas médias de curso finais em separado num currículo porque tenho 2 Licenciaturas. E como este governo nunca foi de se fiar, calha de o curso não seguir em frente daqui a 5 anos o que não acredito porque foi acreditado e penso que não fariam isso aos estudantes , a minha Licenciatura em Análises Clínicas e de Saúde Pública já ninguém ma tira.
E o conceito de Ciências Biomédicas ser leccionado em Universidades e CBL em Escolas Superiores nada tem haver, CBL é leccionado em Escola Superiores e não em Universidades, só pelo facto de que CBL existe apenas nas Escolas que leccionavam Analises e Anatomia, que neste caso eram Escolas Superiores. Ciências Biomédicas em termos de carreira profissional nao tem nada haver com Ciências Biomédicas Laboratoriais, apenas o nome é que é parecido.
Penso que agora pelo menos de CBL já sabes de tudo e o que é, de qualquer forma a DGES ou qualquer pagina de uma Escola que leccione o curso esclarece-te o que é, só tens de procurar :)

Olá! Eu gostava de saber se é mais fácil seguir para investigação com Biomédicas ou com Biomédicas Laboratoriais, qual o plano de estudos e se tem estágio em Coimbra, porque no site parece que essa informação ainda não está disponível. No fundo, acho que Aveiro tem uma grande reputação, assim como o corpo docente, e o plano de estudos parece-me muito apelativo, no entanto, também gostava de ter informação acerca de Coimbra... E já agora, as ciências forenses são parte importante do curso?

Alguém daqui anda num destes cursos? estou a tentar saber o plano de estudos e quais as disciplinas que são lecionadas, mas não consigo encontrar. Agradecia a quem soubesse que respondesse, obrigada :)

Olá :)
Sou do 1o ano de Farmácia Biomédica. Apesar de já te terem mandado os planos de estudos, não tenhas problemas em tirar qualquer dúvida!!

já andei a dar uma vista de olhos no plano de estudos e no site da universidade, muito obrigada! :)

Olá! :) A mudança de um destes cursos para Ciências Farmacêuticas é fácil de ser efectuada? Ou é pouco provável que se consiga?

Olá

Eu fiz licenciatura em ciências biomédicas em Aveiro. Na hora da candidatura não sabia bem o que queria para o futuro e candidatei-me porque esta licenciatura oferecia bases em ciências da saúde e investigação, e introduzia o aluno a várias opções para prosseguir uma carreira em investigação em saúde. Após obtenção destas bases, o aluno avançaria para um mestrado e talvez até um doutoramento à escolha, especializando-se nas áreas que mais gostava.

Penso que o âmbito da licenciatura continua o mesmo se bem que eu já acabei o curso há vários anos e muita coisa pode ter mudado entretanto. No entanto, não tenho qualquer conhecimento de que possibilite uma entrada facilitada para medicina ou outro curso qualquer. Tenho vários colegas que foram para medicina depois de se licenciarem e tiveram de seguir os mesmos concursos que outros licenciados.

• Like
Reactions: Maria Ponte
Olá! Sei que deve ser muito estranho ver alguém com esta dúvida e por favor não comecem logo a pensar que considero medicina só porque sim e que não me interesso pelo curso. O que eu gostava mesmo de fazer no futuro era investigação científica e adoro particularmente alguns temas como: genética, oncologia, imunologia, neurologia... Mas tenho uma média que me possibilita entrar em medicina (não em qualquer universidade, é uma média baixa para medicina, prevejo que seja de 17,8, contudo sou dos Açores e é praticamente garantido que fico colocada em São Miguel, preferia ir logo para Coimbra mas tenho a sensação que as médias vão subir). Tirando medicina poderia seguir investigação e teria muitas outras opções, acho que gostaria, por exemplo, da especialidade de genética médica (cirurgias pelo menos por enquanto estão fora de questão). Acham que com medicina tinha vantagem sobre os licenciados em Ciências biomédicas e outros cursos do género? Ou desvantagem uma vez que a licenciatura destes se foca mais na parte laboratorial e na investigação científica? O curso de Ciências biomédicas em aveiro cativou-me imenso, fiquei com a ideia que as cadeiras eram extremamente interessantes, que preparava muito bem para a investigação científica, que o PBL seria ótimo para despertar uma atitude autónoma e crítica (e eu adoro fazer pesquisa, ter essa possibilidade de selecionar informação e aprofundar determinadas partes), e que permitiria tirar mestrados muito variados como em ciências biomédicas, genética ou oncologia. No entanto tenho dúvidas acerca da empregabilidade do curso e do estado atual da investigação científica no país, tenho medo de investir numa licenciatura, num mestrado e quem sabe num doutoramento e ver as minhas oportunidades de emprego limitadas a bolsas de investigação com duração inferior a um ano e relativamente mal pagas tendo em conta todos os estudos.
Ficaria extremamente agradecida se estudantes/licenciados em medicina ou ciências biomédicas, ou até outros cursos como biologia celular e molecular ou bioquímica, pudessem dar a sua opinião e o seu testemunho. Também aceito de bom gosto conselhos de alunos de secundário que estejam bem informados!

Última edição:
  • Like
Reactions: Sofia A. Basto
Olá

Eu fiz licenciatura em ciências biomédicas em Aveiro. Na hora da candidatura não sabia bem o que queria para o futuro e candidatei-me porque esta licenciatura oferecia bases em ciências da saúde e investigação, e introduzia o aluno a várias opções para prosseguir uma carreira em investigação em saúde. Após obtenção destas bases, o aluno avançaria para um mestrado e talvez até um doutoramento à escolha, especializando-se nas áreas que mais gostava.

Penso que o âmbito da licenciatura continua o mesmo se bem que eu já acabei o curso há vários anos e muita coisa pode ter mudado entretanto. No entanto, não tenho qualquer conhecimento de que possibilite uma entrada facilitada para medicina ou outro curso qualquer. Tenho vários colegas que foram para medicina depois de se licenciarem e tiveram de seguir os mesmos concursos que outros licenciados.
Olá, o curso de Ciências Biomédicas em Aveiro despertou o meu interesse. Apesar de já terem passado alguns anos gostaria de saber o que achou do curso, por exemplo se tinha muita prática laboratorial, se oferecia boas bases, se permitia ao aluno ter muitas opções após a sua finalização, se os alunos conseguiram empregos na área da investigação... E se não fosse indiscrição, que mestrado tirou de seguida e o que faz agora. O que eu gostaria de fazer no futuro era seguir investigação científica mas estou a considerar entrar em medicina, para ter mais oportunidades além disso.

Boas
Gostaria de saber, para quem está neste curso ou vais estar, qual é o interesse/cativação que o levou a candidatar-se ou frequentar e gostaria de saber se com este curso posso ir para a medicina apos a licenciatura.
Obrigada e agradeço resposta

Olá, Mya.
Eu vou só responder à última pergunta, porque pronto, eu não escolhi o curso de Ciências Biomédicas. A primeira coisa a estabelecer é que tu podes entrar por mudança de curso de qualquer curso para outro. Imagine-mos podes mudar de Engenharia Ambiental para Medicina. Portanto a resposta é sim, podes ir para Medicina com este curso, tal como o podes fazer com qualquer outro curso da área das ciências. No entanto, normalmente mudanças de cursos são feitas com cursos muito semelhantes pois já ficas com algumas cadeiras feitas e o trabalho é menor quando mudas (tens de fazer todas as cadeiras dos anos anteriores que não frequentaste no novo curso e que sejam distintas daquelas que tiveste no teu curso ). Por isso é que muita gente muda de Medicina Dentária/Ciências da Saúde para Medicina, porque as cadeiras entre ambos nos primeiros anos são muito semelhantes e é bastante mais fácil. Ciências Biomédicas tem algumas semelhanças com Medicina mas nada que torne a transferência fácil. Mudares de curso e fazer todas as cadeiras de X anos anteriores + as cadeiras do ano que estás actualmente a frequentar não é nada fácil, especialmente num curso difícil como Medicina. É quase impossível. Outro obstáculo é mesmo conseguires mudança para medicina. As universidades tem sempre um número restrito de vagas para o acesso a Medicina pela mudança de curso. Estas vagas chegam no máximo até ao número 10, e em Aveiro até podem ser só 5 ou 3 vagas, ou mesmo só uma. Os critérios de entrada são a tua avaliação do curso do qual fazes transferência (ou seja a tua média de Ciências Biomédicas se escolheres esse curso). Basicamente, a entrada em Medicina por mudança de curso não é mais fácil do que por concurso nacional. Até é capaz de ser mais difícil. Ter boas notas na universidade é mais difícil e ainda vais estar em directa competição com alguns dos alunos com as melhores notas do teu distrito. E se conseguires, fazeres todas as cadeiras, adaptares-te e acabares o curso com uma média razoável já é incrivelmente difícil por si só. Lamento, mas este cenário é impossível :(