Ciências Biomédicas

Olá!
Acabei o 12ºano em ciências e tecnologias e estou muito indecisa em relação aos cursos que me vou candidatar. Em principio vou me candidatar em 1ª opção a ciências biomedicas na UA e em 2ª opção ciencias biomedicas na UBI ( sendo que ha mais probabilidades de entrar na UBI do que na UA). Depois da licenciatura pretendo tirar mestrado em alguma área que me desperte interesse mas nao sei a que mestrados é que me posso candidatar com licenciatura em ciencias biomedicas. Sera que alguem me podia ajudar? Tenho algum receio também que seguir este ramo da ciência nao me traga emprego estável e rentável.

Olá!
Acabei o 12ºano em ciências e tecnologias e estou muito indecisa em relação aos cursos que me vou candidatar. Em principio vou me candidatar em 1ª opção a ciências biomedicas na UA e em 2ª opção ciencias biomedicas na UBI ( sendo que ha mais probabilidades de entrar na UBI do que na UA). Depois da licenciatura pretendo tirar mestrado em alguma área que me desperte interesse mas nao sei a que mestrados é que me posso candidatar com licenciatura em ciencias biomedicas. Sera que alguem me podia ajudar? Tenho algum receio também que seguir este ramo da ciência nao me traga emprego estável e rentável.

Com ciências biomédicas podes candidatar-te a praticamente qualquer mestrado ligado à investigação em saúde.

Sobre a tua última questão, aconselho este tópico: Área da Investigação

• Like
Reactions: MCarolinaLC
Olá Andreia,
Desde já muito obrigada pela tua resposta.
Quando vi o plano de estudos de CBL interessou-me bastante, mas de facto pretendo mesmo investigação.
Vou ter que estudar bem outros planos de estudos.
Não tenho um problema com universitário vs politécnico. Só quero seguir o curso que me dá uma maior probabilidade de fazer o que eu quero e neste caso não é CBL. Por muito que goste do curso depois tenho uma grande probabilidade de acabar a fazer uma coisa que não gosto.

Olá de novo,
Encontrei agora os vídeos da feira virtual da ualg,
Deixo aqui os links para o curso de CB e CBL, de forma a terem um conhecimento mais a fundo dos cursos do que só lendo nas descrições dos sites.
Pode ser que vos ajude, seja qual for o curso

CBL:
CB:

muita sorte para as duas, qualquer que seja o caminho que escolherem

• Like
Reactions: Leonor\
De momento encontro me a terminar o 12°
Tenho particular interesse em ciencias biomédicas e segundo a universidade a que pretendo concorrer este curso nao tem saida logo apos a licenciatura de 3 anos
Gostaria que alguem explicasse se isso é verdade e que me dissessem quais as saidas logo apos terminada a licenciatura

De momento encontro me a terminar o 12°
Tenho particular interesse em ciencias biomédicas e segundo a universidade a que pretendo concorrer este curso nao tem saida logo apos a licenciatura de 3 anos
Gostaria que alguem explicasse se isso é verdade e que me dissessem quais as saidas logo apos terminada a licenciatura

Olá.

Eu já ouvi falar de uma ou outra pessoa que foi trabalhar logo após a licenciatura. No entanto, esta em si não é profissionalizante e tem como objetivo principal dar uma base formativa para o prosseguimento de estudos. Não sei em que condições estas pessoas entraram no mercado de trabalho logo após a licenciatura, mas está longe de ser a norma. Regra geral, entras no mercado de trabalho no mínimo durante ou após um mestrado.

Se realmente entrares em ciências biomédicas, eu aconselho tirar no mínimo um mestrado dirigido à área que te interesse. Dependendo do tipo de trabalho que quiseres seguir, para teres uma carreira plena deverás tirar também doutoramento (ex: investigação académica).

Olá,

Encontro-me no 12˚ano e neste momento a minha média do Secundário é de 180 sendo que se me candidatar para ciências biomédicas na ua passa para 175 com as provas de ingresso.

Ultimamente o meu mind-set tem estado muito neste curso devido às cadeiras, à universidade em si e à probabilidade de conseguir uma bolsa de mérito (o que me ajudaria bastante).

No entanto, pelo que tenho lido por aqui, a vida em volta de bolsas de investigação é bastante precária e instável, o que naturalmente me preocupa.

Assim, gostaria de saber que outras saídas profissionais tem este curso (acompanhado de um mestrado e possivelmente douturamento, se necessário), e se essas saídas são mais estáveis profissionalmente.
É também do meu agrado saber qual é a facilidade de arranjar emprego.

Pessoalmente, tenho interesse na área da saúde e biologia, porém não possuo qualquer desejo em estar em contacto direto com doentes. Pergunto-me se o curso de Ciências Farmacêuticas seria mais indicado para mim, já que é um curso profissionalizante, e por isso mais "estável". Todavia, as cadeiras de ciências biomédicas dispertam um interesse muito maior em mim.

Obrigada :)

Última edição:
Olá,

Encontro-me no 12˚ano e neste momento a minha média do Secundário é de 180 sendo que se me candidatar para ciências biomédicas na ua passa para 175 com as provas de ingresso.

Ultimamente o meu mind-set tem estado muito neste curso devido às cadeiras, à universidade em si e à probabilidade de conseguir uma bolsa de mérito (o que me ajudaria bastante).

No entanto, pelo que tenho lido por aqui, a vida em volta de bolsas de investigação é bastante precária e instável, o que naturalmente me preocupa.

Assim, gostaria de saber que outras saídas profissionais tem este curso (acompanhado de um mestrado e possivelmente douturamento, se necessário), e se essas saídas são mais estáveis profissionalmente.
É também do meu agrado saber qual é a facilidade de arranjar emprego.

Pessoalmente, tenho interesse na área da saúde e biologia, porém não possuo qualquer desejo em estar em contacto direto com doentes. Pergunto-me se o curso de Ciências Farmacêuticas seria mais indicado para mim, já que é um curso profissionalizante, e por isso mais "estável". Todavia, as cadeiras de ciências biomédicas dispertam um interesse muito maior em mim.

Obrigada :)

Olá Trizi

Ciências biomédicas é um curso de bases, onde se estudam os fundamentos em saúde/doença humana e investigação biomédica. Portanto o objetivo será trabalhar em algo relacionado com investigação em saúde.

As carreiras podem ser de investigação bolseira, como referiste, ou podem ser por contrato de trabalho na área da indústria biofarmacêutica/dispositivos médicos, entidades reguladoras e outras entidades afins. Pela UA, após a licenciatura podes por exemplo entrar no MEGIC, que aprofunda os temas ligados à I&D (clínico) de produtos de saúde, com possibilidade de entrares num estágio curricular, que é muito importante para conseguires entrar neste mercado de trabalho. Os trabalhos são variados, desde a operacionalização de estudos clínicos, à validação dos dados, análise, gestão de risco, consultoria regulamentar, escrita científica, avaliação de tecnologias de saúde, entre outras. Contudo, em Portugal as saídas mais comuns são ligadas à parte operacional, e a concorrência tem crescido. O espaço europeu pode ter de ser uma opção para quem quer algo diferente ou simplesmente aumentar o seu leque de escolhas, pois tem uma oferta maior e mais diversificada. Este site mostra as principais vagas de emprego nesta área para licenciados em ciências da vida (onde ciências biomédicas se inclui): PharmiWeb.jobs | jobs | Choose from 4,265 live vacancies

Eu acho que ciências biomédicas é uma boa licenciatura para o objetivo que se propõe: formar investigadores e outros recursos humanos que suportam a investigação biomédica em diferentes vertentes. Para quem quer trabalhar nisto, acho que é uma escolha natural e oferece uma boa formação. A questão é que fora disto, não oferece muitas valências. Ciências farmacêuticas acaba por ser uma aposta mais segura porque abrange mais saídas, como disseste. Um farmacêutico que tenha dificuldade em arranjar uma carreira nesta área da investigação ou que simplesmente se desinteresse por este tipo de trabalho ao longo do curso pode procurar outras áreas de trabalho como farmácia comunitária, ou hospitalar, por exemplo.

Última edição:
  • Like
Reactions: Trizi
Boa tarde. Alguém me saberia dizer se com o curso de Ciências Biomédicas consigo aceder a Ciências Forenses? Obrigada!

Boa tarde. Alguém me saberia dizer se com o curso de Ciências Biomédicas consigo aceder a Ciências Forenses? Obrigada!

Conheço quem tenha entrado no mestrado de medicina legal com ciências biomédicas, portanto é possível, mas não faço ideia que trabalhos se podem exercer nessa área com esta licenciatura de base.

Ciências biomédicas não se resume a investigação e laboratórios pois não?

Não. Depende do que quiseres seguir depois da licenciatura em termos de formação pós graduada. Entre os colegas que eu conheço e estão a trabalhar na área, diria que +/- metade está em investigação académica (conheço quem esteja em neurociências, fertilidade, oncobiologia, saúde pública, química computacional, biologia estrutural, entre outras), e a outra metade divide-se pela indústria biofarmacêutica ou de dispositivos médicos, empresas de consultoria, coordenação de estudos clínicos em hospitais, autoridades de saúde, etc.

Ainda assim, as saídas principais são normalmente limitadas a investigação em saúde de alguma forma (básica ou aplicada), a investigação é que não se resume ao laboratório. Não incluo a licenciatura da UBI onde tenho ideia que muitos licenciados vão para trabalhos mais ligados a tecnologias de informação, mas sei muito pouco disso.

• Like
  • Love
Reactions: bwtw and Rafael.
Ciências biomédicas em Aveiro é a minha primeira escolha sem dúvida, contudo a minha média só varia da do ano passado umas décimas... Existe forte probabilidade de não entrar...estive a ver outros cursos ligados a ciência e a saúde para pôr como planos B e C, porém não encontro nenhum que me agrade. Tudo o que envolver cálculo e física, não me agrada...preciso de ajuda e de experiência

Dentro destas licenciaturas em ciências da vida tens várias opções como outros cursos de ciências biomédicas (excepto o da UBI se não quiseres muita física nem cálculo), biologia, bioquímica, entre outros. Na maior parte deles encontrarás algum tipo de cálculo ou física, ainda mais nos cursos mais abrangentes.

Podes também procurar outros cursos de saúde, como ciências farmacêuticas, que envolve algum cálculo e conhecimentos de física, mas as ciências mais presentes serão a química e biologia.

Existem muitos cursos por aí, acaba por depender um bocado do que queres fazer com o teu.

Ciências biomédicas em Aveiro é a minha primeira escolha sem dúvida, contudo a minha média só varia da do ano passado umas décimas... Existe forte probabilidade de não entrar...estive a ver outros cursos ligados a ciência e a saúde para pôr como planos B e C, porém não encontro nenhum que me agrade. Tudo o que envolver cálculo e física, não me agrada...preciso de ajuda e de experiência
Porque não Biologia Celular e Molecular na NOVA-FCT?

Andei a tentar pesquisar cursos com equivalência a medicina, porém aqui no fórum dizem que não existem. Contundo tenho uma amiga minha que acabou agora o 4 ano de enfermagem no Porto e que podia, se quisesse, transferir-se para o 3 ano de medicina. Portanto isto é mesmo possível? E se sim, existem mais cursos assim?

Andei a tentar pesquisar cursos com equivalência a medicina, porém aqui no fórum dizem que não existem. Contundo tenho uma amiga minha que acabou agora o 4 ano de enfermagem no Porto e que podia, se quisesse, transferir-se para o 3 ano de medicina. Portanto isto é mesmo possível? E se sim, existem mais cursos assim?
Não existe essa possibilidade de realizar transferências para Medicina. Apenas é possivel essa transferencia entre alunos que já estejam em medicina e só para a UBI. O que podes fazer é pedir equivalências (se fizeres unidades curriculares de Medicina Dentária, por exemplo) quando entrares em Medicina pelo concurso nacional de acesso ao ensino superior ou em concursos para licenciados, por exemplo. Não sei até que ponto é que Enfermagem poderá ser o melhor curso para, mais tarde, pedir essas equialências, mas certamente que alguém aqui no forum te consegue dizer qual o melhor curso superior para ter equivalências em Medicina!

Podes ler mais sobre isso aqui - Medicina: transferência de universidade

Duvido mesmo muito que conseguisse passar para o 3º ano... Poderia ter algumas equivalências (como há exemplos de pessoas aqui no fórum), mas nada tão drástico. 😅 Embora muitas cadeiras possam parecer ser sobre os mesmos temas, são dadas de formas diferentes, com objetivos e focos diferentes, e têm número de ECTS diferentes (o que influencia nas equivalências).

Para além do que o Rafael falou, tens também o concurso de acesso para licenciados, ao qual podes concorrer depois de terminares uma licenciatura. :)
Mas aí o ano em que começas depende das tais equivalências, sendo que apenas no Minho e no Algarve é que há percursos "especiais" para licenciados com a duração de 4 anos (talvez fosse isso a que se referisse a tua amiga?).

Então imaginando que me licencio num curso com cadeiras equivalentes a medicina, depois quais são os requisitos para o concurso de acesso a licenciados? É preciso ter na mesma as 3 provas de ingresso necessárias a medicina?
Post automatically merged:

Visto que estás no curso, ou já acabaste, na universidade de aveiro, podes me falar um poquinho mais acerca do mesmo? Se for mais fácil posso disponibilizar alguma rede social...Obrigada é que estou um bocado reticente em relação ao curso...
Cada faculdade tem os seus critérios específicos, pelo que tens de te informar junto de cada uma. Há um tópico aqui no fórum dedicado a esse assunto, onde podes encontrar muitas informações também. :)