Ciências Biomédicas

Estou muito confusa e reticente ao que hei de seguir este ano...Gosto da área da saúde, da dinámica e do contacto com as pessoas. Ponderei ciencias biomedicas mas é muito à base de investigação cientifica e não sei até que ponto era o curso para mim. Alguém me pode ajudar? A área da medicina cativa-me contudo não tenho média e então começo apensar em outras áreas como enfermagem, por exemplo. Contudo, é tão má remunerada que me deixa logo sem qualquer vontade... Alguém com experiencia em enfermagem pode me dar algumas luzes?

Olá! Gostaria de saber se há alguém se de ciências biomédicas que tenha tirado um mestrado em anatomia patológica?
Se sim, gostava de saber o que fazem em concreto no final do curso? Obrigada!

Olá! Gostaria de saber se há alguém se de ciências biomédicas que tenha tirado um mestrado em anatomia patológica?
Se sim, gostava de saber o que fazem em concreto no final do curso? Obrigada!

Não tenho conhecimento de nenhum mestrado em anatomia patológica em Portugal. Para trabalhar em anatomia patológica, conheço 2 caminhos:

Não sei se consegues ver esta print! Mas foi neste site que eu vi que anatomia patológica tbm está relacionada com ciências biomédicas!

Attachments

• Screenshot_2021-08-03-09-31-53-096_com.android.chrome.jpg
    Screenshot_2021-08-03-09-31-53-096_com.android.chrome.jpg
    625.8 KB · Visitas: 19
Não sei se consegues ver esta print! Mas foi neste site que eu vi que anatomia patológica tbm está relacionada com ciências biomédicas!

Eu não concordo a 100% com o que está aí escrito e parece que quem escreveu foi buscar múltiplas fontes de Portugal e do Brasil, levando a uma descrição um pouco confusa.

No Brasil existe um curso de "ciências biomédicas" que permite trabalhar em análises clínicas, anatomia patológica, e muitas outras coisas da área clínica. Em Portugal, a licenciatura de "ciências biomédicas" é apenas uma introdução a ciências da saúde para trabalhar em investigação. Portanto apesar de terem o mesmo nome, são diferentes e é comum ver este tipo de descrições que acabam por dar uma ideia errada da realidade.

Em Portugal, seguir a licenciatura em ciências biomédicas é um primeiro passo para trabalhar em investigação em saúde. Se seguires por exemplo um doutoramento onde estás a estudar uma doença específica, podes trabalhar com amostras biológicas, incluindo tecidos, mas estás a fazê-lo num contexto puramente de investigação. Para isso, não precisarás de um mestrado em anatomia patológica, trata-se de competências que irás desenvolver ao longo do teu projeto de investigação, através de experiência e formação complementar dentro do contexto do teu projeto.

Tudo o que esteja ligado a atividades clínicas de diagnóstico e terapêutica, trabalhando com amostras biológicas de doentes em meio hospitalar com vista a uma intervenção direta nos seus cudados de saúde são reservadas para profissões de saúde, e cada uma com papéis bem definidos dentro da sua área de atuação (ex: médico, técnico superior de diagnóstico e terapêutica, farmacêutico, enfermeiro).

• Like
Reactions: Rafael.
Investigação
Diagnóstico Hospitalar
Trabalho em Laboratório de Empresas que façam investigação
Ensaios clínicos (na Farmacéutica)

Basicamente é isto, mas podes ver na página do curso..

Olá!
Será que me podes falar um bocadinho sobre o ramo de diagnóstico Hospitalar? O que se faz propriamente? Também está dependente de bolsas de investigação?

Última edição:
Olá!! Quero entrar em ciências biomedicas em Aveiro, mas tenho medo de não entrar, alguém sabe que cursos dão pra fazer transferência para ciências biomedicas? Obrigada :)