Não sei se consegues ver esta print! Mas foi neste site que eu vi que anatomia patológica tbm está relacionada com ciências biomédicas!
Eu não concordo a 100% com o que está aí escrito e parece que quem escreveu foi buscar múltiplas fontes de Portugal e do Brasil, levando a uma descrição um pouco confusa.
No Brasil existe um curso de "ciências biomédicas" que permite trabalhar em análises clínicas, anatomia patológica, e muitas outras coisas da área clínica. Em Portugal, a licenciatura de "ciências biomédicas" é apenas uma introdução a ciências da saúde para trabalhar em investigação. Portanto apesar de terem o mesmo nome, são diferentes e é comum ver este tipo de descrições que acabam por dar uma ideia errada da realidade.
Em Portugal, seguir a licenciatura em ciências biomédicas é um primeiro passo para trabalhar em investigação em saúde. Se seguires por exemplo um doutoramento onde estás a estudar uma doença específica, podes trabalhar com amostras biológicas, incluindo tecidos, mas estás a fazê-lo num contexto puramente de investigação. Para isso, não precisarás de um mestrado em anatomia patológica, trata-se de competências que irás desenvolver ao longo do teu projeto de investigação, através de experiência e formação complementar dentro do contexto do teu projeto.
Tudo o que esteja ligado a atividades clínicas de diagnóstico e terapêutica, trabalhando com amostras biológicas de doentes em meio hospitalar com vista a uma intervenção direta nos seus cudados de saúde são reservadas para profissões de saúde, e cada uma com papéis bem definidos dentro da sua área de atuação (ex: médico, técnico superior de diagnóstico e terapêutica, farmacêutico, enfermeiro).