UMinho Ciências da Computação ou Engenharia Informática? (Transferência)

Paulo Barbosa

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2017
Curso
Ciências da Computação
Instituição
Universidade do Minho
Olá!

Sou um estudante da Licenciatura em Ciências da Computação (LCC) na Universidade do Minho.

Completei o primeiro ano do curso sem reprovar a nenhuma UC e, por esse motivo, todos os meus colegas e familiares me aconselham a pedir transferência para o Mestrado Integrado em Engenharia Informática (MIEI) por ser uma engenharia e pelo acesso direto ao mestrado, evitando o processo da candidatura.

Quando completei o secundário inscrevi-me em LCC em 1º opção por saber que não conseguia entrar em MIEI, visto que a minha média rondava os 15.5 valores.

Nunca pensei muito em qual curso realmente queria, apenas sabia que não conseguia ser colocado em MIEI, logo fiquei em LCC.

Analisei o plano de estudos de ambos os cursos e sinto que gosto de ambos. Aqui estão eles:

LCC: Universidade do Minho - Departamento de Informática

MIEI: Universidade do Minho - Departamento de Informática

Considerando tudo isto, qual é o melhor curso para ter em Portugal/Mundo? Qual tem melhores condições de emprego/salário? Vale a pena pedir transferência ou ficar no meu curso?

• Like
Reactions: JorgeRodrigues

JorgeRodrigues

Membro Caloiro
Matrícula
16 Setembro 2017
Boa tarde! Estou exatamente na mesma situação que tu, só que vou entrar agora no primeiro ano de LCC. Chegaste a pedir transferência? Poderias me aconselhar alguma coisa? Obrigado!

Raphael_Silva

Membro
Matrícula
31 Janeiro 2018
Curso
MIEGSI
Instituição
Universidade do Minho
Olá!

Sou um estudante da Licenciatura em Ciências da Computação (LCC) na Universidade do Minho.

Completei o primeiro ano do curso sem reprovar a nenhuma UC e, por esse motivo, todos os meus colegas e familiares me aconselham a pedir transferência para o Mestrado Integrado em Engenharia Informática (MIEI) por ser uma engenharia e pelo acesso direto ao mestrado, evitando o processo da candidatura.

Quando completei o secundário inscrevi-me em LCC em 1º opção por saber que não conseguia entrar em MIEI, visto que a minha média rondava os 15.5 valores.

Nunca pensei muito em qual curso realmente queria, apenas sabia que não conseguia ser colocado em MIEI, logo fiquei em LCC.

Analisei o plano de estudos de ambos os cursos e sinto que gosto de ambos. Aqui estão eles:

Considerando tudo isto, qual é o melhor curso para ter em Portugal/Mundo? Qual tem melhores condições de emprego/salário? Vale a pena pedir transferência ou ficar no meu curso?

Boas, e então, sempre acabaste por mudar de curso? A que conclusão chegaste?

_Couto_

Membro Caloiro
Matrícula
27 Junho 2019
Olá!

Boas gostaria de saber se conseguiste efetuar a transferencia de cursos ?

Yoda98

Membro
Matrícula
5 Agosto 2020
Olá, estou na mesma situação que tu! Como correu? :) Obrigado!

Resumidamente sei de 2 casos de pessoas que entraram em LCC.
Partilhei a seguinte mensagem há apenas uns dias atrás, deverias ter procurado melhor... mas pronto, partilho de novo:
Olá Nuno, conheço duas pessoas que já se viram na mesma situação. Vou partilhar o caso da minha amiga que me é mais próxima mas se quiseres saber o outro caso é só dizer 😉

1º caso: escolheu Engenharia Informática (na UMinho) como 1ª opção e Ciências da Computação como 2ª. Pelo que me disse queria mesmo entrar em EI e caso não conseguisse entrava em CC e no ano seguinte mudava para EI. Como não teve média para entrar em EI acabou por entrar em CC, fez o primeiro ano e no final tentou a troca. O problema? Não foi possível fazer a troca porque existe um número reduzido (como disse o pedroppereira) de pessoas que podem trocar (o que até faz sentido).
Ela chegou a querer mudar para uma uni com uma média de EI mais baixa para conseguir entrar mas acabou por não o fazer (acho que os pais não deixaram).

Como não se passou comigo não te posso partilhar a minha experiência e não te quero influenciar por isso se quiseres falar com eles envia-me mensagem que eu envio-te o contacto deles (caso eles não se importem claro 😅)