Ciências da Comunicação / Ciências da Linguagem

joaosantos02

Membro Caloiro
Matrícula
20 Setembro 2023
Olá, tenho uma dúvida relativamente a ambas estas áreas
Atualmente estou a frequentar ambas a FLUL em Ciencias da linguagem e a Universidade Catolica em comunicação social.
Não sei qual escolher, estou muito indeciso e o meu medo deve-se a nao perceber se ciencias da linguagem me abrirá portas para algo relacionado à comunicação, mais particularmente na área da multimédia

Eu sei que a licenciatura por si só, não me garante uma saída nessa área, pelo que a minha dúvida também é:
com ciencias da Linguagem na FLUL conseguiria ingressar no mestrado de Ciencias da Comunicação da Nova?
Eu gosto de ambos os cursos, prefiro o ambiente da FLUL, porém o que me deixa de pé atrás é mesmo o facto de Comunicação social na catolica (alem da catolica ter um grande prestígio) é muito mais virado (parece-me) para o que eu quero exercer, algo relacionado a multimédia e audiovisual.
O meu medo é mesmo "arriscar" em fazer a licenciatura em Ciencias da Linguagem, por no futuro talvez não me proporcionar o que eu quero, que é efetivamente algo relacionado a computação, audiovisual, som.

Gostava de saber se Ciencias da Linguagem me abrirá portas para esse ramo, ou se não
Muito obrigado!

Gostava de saber se Ciencias da Linguagem me abrirá portas para esse ramo, ou se não
A nível de ingressares em mestrado, sim, podes, além de que competências em linguística têm vindo a ser valorizadas (tanto em empresas como em investigação). No fundo, escolhe o curso que gostares mais/que esteja mais confortável (factores económicos podem ser relevantes para ti).

A nível de ingressares em mestrado, sim, podes, além de que competências em linguística têm vindo a ser valorizadas (tanto em empresas como em investigação). No fundo, escolhe o curso que gostares mais/que esteja mais confortável (factores económicos podem ser relevantes para ti).
Obrigado pela resposta! Ou seja ciências da linguagem abre me portas para a área da comunicação também? Qual é a diferença, objetivamente entre ambos os cursos?

Obrigado pela resposta! Ou seja ciências da linguagem abre me portas para a área da comunicação também? Qual é a diferença, objetivamente entre ambos os cursos?
Sim, porque o acesso a esse tipo de mestrados é "livre" (podes migrar de área). A grande diferença é que um curso é focado na linguística, enquanto que comunicação é uma área distinta

O problema é que apesar de eu gostar mais do curso da católica o ambiente é conservador e não me sinto muito integrado lá. O que me faz não querer sair é mesmo só as possíveis oportunidades que poderei ter quando acabar a licenciatura, algo que nao sei se terei se ficar na flul.

O problema é que apesar de eu gostar mais do curso da católica o ambiente é conservador e não me sinto muito integrado lá. O que me faz não querer sair é mesmo só as possíveis oportunidades que poderei ter quando acabar a licenciatura, algo que nao sei se terei se ficar na flul.
A FLUL também tem oportunidades, sendo a melhor faculdade na área do país. É uma questão de ponderares o que achas melhor para ti, não há uma escolha certa ou errada.