Ciências da Comunicação: nova ou clássica?

Nova ou Clássica?

• Nova

Votes: 5 71.4%
  • Clássica

Votes: 2 28.6%

• Total voters
    7
  • Poll closed .

CatarinaGato

Membro
Matrícula
11 Outubro 2017
Curso
Ciências da Comunicação
Instituição
NOVA FCSH
Olá! Preciso que alguém me ajude!
Vou concorrer este ano e a minha escolha recai sobre a área da comunicação, nomeadamente o curso mencionado em epígrafe. A minha dúvida é entre as universidades nova e clássica de Lisboa.
Muito se tem dito sobre a nova e tem até uma média superior à clássica. Mas mantenho ainda as minhas dúvidas, alguém me pode esclarecer?
Obrigada 😊

Heyy!

Não é que eu não queira escrever de novo, mas acho que este meu post num outro tópico vai-te ajudar de certeza (a parte do Dia Aberto já não, obviamente, porque já passou :tearsofjoy:)

Olá! :relaxed:

Bem, vamos por partes... basicamente o curso na sua maioria tem cadeiras de comunicação e cultura, como seria de esperar, mas também exploras cadeiras ligadas às línguas, linguística, e ainda uma de história. Ao longo dos 3 anos, tens ainda 4 cadeiras livres (escolhes uma cadeira qualquer que queiras das que a faculdade oferece - podes ver a lista enorme aqui e ainda um estágio no último ano, que pode ser numa entidade pública (jornais, revistas, rádios, museus, associações culturais, embaixadas (Austrália)- vê aqui a lista, ou numa entidade privada (tu é que procuras a entidade e tentas estabelecer um acordo).

Falando melhor de algumas cadeiras, posso dizer-te que, a nível das cadeiras de cultura, começas com Cultura e Sociedade, que é uma cadeira mais virada para a "cultura geral". Depois, ao longo do curso, vais tendo outras cadeiras de cultura de forma "cronológica": clássica, medieval, renascentista, moderna. Tens também Produção do Português Escrito que é uma cadeira muito prática onde a ideia fundamental é redigires textos e melhorares a tua forma de escrever (e aprendes também regras de pontuação and so on). Se quiseres ir para o jornalismo, então vai ser uma cadeira muito útil. Depois há também Cultura Visual que é ligada essencialmente à publicidade e Gestão Cultural, onde tens de organizar um evento em grupo na faculdade (chamar gente famosa, organizar palestras, festivais,...). Em relação às línguas, tens inglês que é obrigatório nos 6 semestres e ainda uma 2ª língua estrangeira (pode ser uma qualquer: francês, italiano, romeno, russo, chinês, árabe...) sendo que desta língua só precisas de fazer 2 níveis. De resto, tens as típicas cadeiras de Teoria da Comunicação, Sociologia da Comunicação, Linguagem dos Media, Linguagem e Comunicação e por aí fora. Se não tiveres o plano de estudos, posso enviar-te também.

A nível de saídas profissionais, basicamente são: os media, empresas de programação/gestão cultural, assessoria de comunicação em empresas, produção/edição de texto e podes ainda exercer no campo da cultura visual/publicidade. Como vês, não é um curso que te "limite" apenas para a área da comunicação/cultura. Podes entrar com o exame de Português/Inglês/História/Filosofia e a média costuma rondar os 13 e tal.

Quanto à faculdade e o ambiente em si, não existem turmas "fixas", nem uma cadeira que seja 100% frequentada por alunos de CC, ou seja, acabas por ter colegas de uma data de cursos (principalmente em línguas), mas obviamente que também vais ser colega de muita gente do curso - acabas por conhecer pessoal de vários cursos e anos, o que pode ser também uma vantagem :sunglasses:. As turmas não são pequenas nem grandes, depende, até porque nem toda a gente vai sempre. No geral, o número de alunos não se torna um obstáculo para os alunos aprenderem nem para a maneira de eles darem melhor ou pior as aulas. Temos também uma biblioteca própria com imensos recursos e muitas vezes vão para lá imensos alunos de outras faculdades.

Ah, e outra coisa... na FLUL, és tu que fazes o teu próprio horário, ou seja, se tiveres mesmo determinada a vir para cá, na altura em que saírem os horários (verão), aconselho-te a ir vendo as horas de cada cadeira e tentares escolher o teu "horário ideal". O pior que pode acontecer é já não teres vaga para uma cadeira naquela hora em específico, e neste caso convém teres um plano B para o teu horário. A nível de exames, na FLUL não existem exames obrigatórios (!!!), a não ser que chumbes, resolvas fazer a avaliação por exame e não indo às aulas, ou ainda caso queiras fazer uma melhoria.

Já agora, vamos ter o nosso dia aberto no dia 9 de maio e podes falar com o pessoal do curso e assistires a aulas abertas. Entretanto, se tiveres mais alguma dúvida sobre CC ou sobre a faculdade, terei todo o gosto em ajudar!

Deixa-me só acrescentar que, embora haja aquela lista "enorme" de sítios onde podes estagiar, posso dizer-te que há empresas/grupos em concreto que possuem uma parceria com a FLUL, nomeadamente:
  • Câmara Municipal de Lisboa
  • Cofina Media (grupo detentor do Record (jornal), Destak, CM, Sábado, Flash, etc etc)
  • Culturgest (Departamento de Comunicação)
  • EGEAC
  • Global Notícias (grupo detentor do DN, JN, O Jogo, Agência Lusa, Rádio TSF, etc etc)
  • Ministério dos Negócios Estrangeiros
  • UKBAR Filmes
De qualquer forma, apesar de não conhecer tão bem a realidade de CC na FCSH, sei que também é um bom curso... lá tens a vantagem de explorar áreas mesmo viradas para a televisão/cinema, mas por exemplo a vertente cultural não é tão forte (e a quantidade de níveis de línguas penso que também não). No entanto, daquilo que ouço dizer e do que tenho encontrado em pesquisas na net, os alunos deste curso (na FCSH) dizem que é "muito teórico"... mas lá está, acho que isso também se deve ao facto de ser um curso de ciências sociais/humanidades, se bem que, se compararmos CC com História, acho que dá para perceber qual é que é realmente teórico.

Acho que, no final, é uma escolha que depende muito dos objetivos/gostos pessoais de cada um (para além da média, claro, pois nisso a diferença entre as 2 faculdades ainda é +/- de 3,5 valores). Se tiveres mais alguma dúvida, não hesites! :relaxed:

Obrigada
Heyy!

Não é que eu não queira escrever de novo, mas acho que este meu post num outro tópico vai-te ajudar de certeza (a parte do Dia Aberto já não, obviamente, porque já passou :tearsofjoy:)

Deixa-me só acrescentar que, embora haja aquela lista "enorme" de sítios onde podes estagiar, posso dizer-te que há empresas/grupos em concreto que possuem uma parceria com a FLUL, nomeadamente:
  • Câmara Municipal de Lisboa
  • Cofina Media (grupo detentor do Record (jornal), Destak, CM, Sábado, Flash, etc etc)
  • Culturgest (Departamento de Comunicação)
  • EGEAC
  • Global Notícias (grupo detentor do DN, JN, O Jogo, Agência Lusa, Rádio TSF, etc etc)
  • Ministério dos Negócios Estrangeiros
  • UKBAR Filmes
De qualquer forma, apesar de não conhecer tão bem a realidade de CC na FCSH, sei que também é um bom curso... lá tens a vantagem de explorar áreas mesmo viradas para a televisão/cinema, mas por exemplo a vertente cultural não é tão forte (e a quantidade de níveis de línguas penso que também não). No entanto, daquilo que ouço dizer e do que tenho encontrado em pesquisas na net, os alunos deste curso (na FCSH) dizem que é "muito teórico"... mas lá está, acho que isso também se deve ao facto de ser um curso de ciências sociais/humanidades, se bem que, se compararmos CC com História, acho que dá para perceber qual é que é realmente teórico.

Acho que, no final, é uma escolha que depende muito dos objetivos/gostos pessoais de cada um (para além da média, claro, pois nisso a diferença entre as 2 faculdades ainda é +/- de 3,5 valores). Se tiveres mais alguma dúvida, não hesites! :relaxed:

Obrigada!
Agradecia mesmo se me pudesses mandar também o plano de estudos, ainda que me tenhas dito quase tudo.
Mas pelo que fiquei a perceber o curso é muito virado para história e cultura, como aluna de 3 anos de ciências e tecnologias, podia dar-me mal!?
Também gostava de saber como é o ambiente da faculdade, como funcionam as praxes, se o pessoal é assecivel, essas coisas. Estou tão indecisa que tudo conta!

Aliás, disseste que a escolha depende dos objetivos/gostos, que objetivos e e gostos estão relacionados com cada faculdade, neste caso?
Post automatically merged:

Outra questão ... o curso de que falas da FLUL é o que está no ISCSP?

Última edição:
Obrigada

Obrigada!
Agradecia mesmo se me pudesses mandar também o plano de estudos, ainda que me tenhas dito quase tudo.
Mas pelo que fiquei a perceber o curso é muito virado para história e cultura, como aluna de 3 anos de ciências e tecnologias, podia dar-me mal!?
Também gostava de saber como é o ambiente da faculdade, como funcionam as praxes, se o pessoal é assecivel, essas coisas. Estou tão indecisa que tudo conta!

Aliás, disseste que a escolha depende dos objetivos/gostos, que objetivos e e gostos estão relacionados com cada faculdade, neste caso?
Post automatically merged:

Outra questão ... o curso de que falas da FLUL é o que está no ISCSP?

Este é o link do plano de estudos de CC na FLUL. É virado mais para a cultura (não diria tanto para a História, visto que só há uma cadeira nos 3 anos) - História das Ideias Contemporâneas - e nessa cadeira abordas mais propriamente filósofos (Kant,...) e acaba por ter uma vertente mais filosófica/política. No entanto também tem uma fortemente virado para a comunicação/media, algo que até pode ser ainda mais acentuado, caso escolhas opções livres a partir do 2º ano relacionadas com a área, por exemplo Tradução para os Media ou cadeiras ligadas ao Cinema. Acho que o plano de estudos consegue estar mais ou menos equilibrado, isto tendo em conta o objetivo de fazer com que as pessoas saiam de lá com fortes conhecimentos nos dois lados. Além disso, apesar de não estar no leque de cadeiras obrigatórias em CC na FLUL, o curso de CC, normalmente, nas outras faculdades, tem uma cadeira ou outra de Economia ou de Ética, pelo que, se assim achares, até podes fazer esse tipo de cadeiras como opção livre, a partir do 2º ano.

CC até tem várias pessoas vindas de CT e Economia, por isso não acho que te vás dar mal de todo... claro que também há outros factores, e esses sim acho que podem ter uma influência (negativa, neste caso), que é ir para CC só por ir ou ir para CC vindo de CT ou E. só porque não se teve melhor média. Eu não sinto que vás ter grandes dificuldades, até porque aquilo que se dá nas cadeiras de comunicação das duas uma: ou é novo, como em Teoria da Comunicação, ou então há partes de matérias de outras cadeiras que se conseguem relacionar com a matéria de Português (em Linguagem e Comunicação dás os atos de fala, deixis e outras coisas novas relacionadas com a comunicação... mas não te preocupes que não é uma aula de Português!). De resto, nas cadeiras de cultura, daquilo que me tenho apercebido, o que te vai ser mais relevante são as obras que dás e se te sentes à vontade com essa matéria que está a ser dada... por ex, há pessoas que se dão bem com a Ilíada e Odisseia sem estarem em Humanidades, outros que lá estiveram e que não se sentem à vontade. É muito relativo.

De resto, para mim, o ambiente é acessível, o pessoal é 5* e deixa-te à vontade... como disse no 1º post, as turmas não são fixas (supostamente vais andar em 10 turmas diferentes no 1º ano, ainda que possas ter mais que uma cadeira em comum com alguém), o que significa que vais poder lidar com gente de todos os anos e de muitos cursos. A nível de praxes, cada curso pertence a uma sub-comissão, se quiseres ir, vais na boa, se não, também não é por aí, nem vais ficar sozinha nem nunca vi ninguém a obrigar um colega a ir mesmo para lá.

Isso dos objetivos/gostos está +/- relacionado com aquilo que disse quando falei no plano de estudos. Se queres uma carreira de jornalista (redatora, jornalista cultural, etc), assessora de comunicação, gestora cultural, analista de cultura visual, etc etc, então o curso consegue dar-te as ferramentas/bases necessárias para chegares lá. No entanto, se a parte cultural não te diz rigorosamente nada, ou se aquilo que queres é, por exemplo, estar na tv a apresentar um programa ou o telejornal, então não é de todo uma boa opção, visto que não há cadeiras propriamente viradas para essa vertente jornalística, algo que, no caso da FCSH, existe. O curso de CC na FLUL e no ISCSP são diferentes, diria eu...

Última edição:
Perguntei te sobre o ISCSP porque não encontro no índice de cursos CC na FLUL