Ciências da Comunicação - UMinho ou UPorto?

Universidade do Minho ou Porto?

• Porto

• Minho

Results are only viewable after voting.

Marianaa Oliveiraa

Membro Caloiro
Matrícula
8 Maio 2020
Boa tarde, acabo o secundário este ano e pretendo candidatar-me ao ensino superior. Penso que ciências da comunicação é o que mais se relaciona comigo, porém estou indecisa em que universidade escolher, nomeadamente entre a universidade do Porto e a universidade do Minho. Podem me dar informações do curso em cada uma das universidades, e a vossa opinião sobre qual será melhor? Obrigada!!

Catarina5

Membro Veterano
Matrícula
15 Junho 2015
Boa tarde, acabo o secundário este ano e pretendo candidatar-me ao ensino superior. Penso que ciências da comunicação é o que mais se relaciona comigo, porém estou indecisa em que universidade escolher, nomeadamente entre a universidade do Porto e a universidade do Minho. Podem me dar informações do curso em cada uma das universidades, e a vossa opinião sobre qual será melhor? Obrigada!!
Olá, eu também vou seguir ciências da comunicação mas na UPorto.
Bem, isso depende muito do que queres seguir. Já leste e compraste o plano de estudos de cada curso?

Marianaa Oliveiraa

Membro Caloiro
Matrícula
8 Maio 2020
Olá, eu também vou seguir ciências da comunicação mas na UPorto.
Bem, isso depende muito do que queres seguir. Já leste e compraste o plano de estudos de cada curso?
Olá, obrigada por responderes!
Já vi o plano de estudos do curso em ambas as universidades, porém estou confusa sobre qual será melhor.

Catarina5

Membro Veterano
Matrícula
15 Junho 2015
Olá, obrigada por responderes!
Já vi o plano de estudos do curso em ambas as universidades, porém estou confusa sobre qual será melhor.
Tens alguma área em mente? Eu acho que para jornalismo a UPorto é a melhor pelo menos é o que me dizem, agora nas outras áreas não sei. Podias ver quem está nesses cursos e perguntar, pelo menos foi o que eu fiz. Fui ao Insta, procurei e falei com eles e eles não se importaram nada de ajudar, foi ótimo.
Pelo o que vi no plano de estudos, a diferença maior entre os dois é no Uminho ensinam publicidade e marketing, enquanto que no UPorto é mais assessoria/relações públicas mas eu não li as cadeiras com pormenor também.
Eu acho que tens de ver qual é a área que queres sewuir, se não souberes tentas ver das atrás que ambos os cursos te oferecem, quais estás mais interessada, qual é o mais abrangente talvez.

Marianaa Oliveiraa

Membro Caloiro
Matrícula
8 Maio 2020
Tens alguma área em mente? Eu acho que para jornalismo a UPorto é a melhor pelo menos é o que me dizem, agora nas outras áreas não sei. Podias ver quem está nesses cursos e perguntar, pelo menos foi o que eu fiz. Fui ao Insta, procurei e falei com eles e eles não se importaram nada de ajudar, foi ótimo.
Pelo o que vi no plano de estudos, a diferença maior entre os dois é no Uminho ensinam publicidade e marketing, enquanto que no UPorto é mais assessoria/relações públicas mas eu não li as cadeiras com pormenor também.
Eu acho que tens de ver qual é a área que queres sewuir, se não souberes tentas ver das atrás que ambos os cursos te oferecem, quais estás mais interessada, qual é o mais abrangente talvez.
Neste momento estou mais interessada nas áreas do jornalismo e multimedia. Pensava que iria visitar as universidades e poderia tomar uma decisão mais facilmente, ao falar com alunos e tudo mais, mas, infelizmente, com tudo o que está a acontecer, não foi possivel. Algo que me deixa um pouco "de pé atrás" na Uporto é o facto de o curso ser lecionado em polos situados em locais diferentes.

Catarina5

Membro Veterano
Matrícula
15 Junho 2015
Neste momento estou mais interessada nas áreas do jornalismo e multimedia. Pensava que iria visitar as universidades e poderia tomar uma decisão mais facilmente, ao falar com alunos e tudo mais, mas, infelizmente, com tudo o que está a acontecer, não foi possivel. Algo que me deixa um pouco "de pé atrás" na Uporto é o facto de o curso ser lecionado em polos situados em locais diferentes.
A maior parte das pessoas que vai para o curso vai para essa vertente do jornalismo porque é nessa área que o curso se foca mais mas para Multimédia não sei se é o melhor, não me falaram muito bem dessa área e dizem que quem vai para essa área deve tirar um mestrado porque não será o suficiente mas também acho que depende muito do trabalho da pessoa.
Estive agora a ver por alto todas as cadeiras e o curso padece ser muito completo e envolve línguas também o que é sempre ótimo.
Talvez tenta fazer uma lista de pros e contras sobre cada curso, talvez isso ajude.
O que me disseram sobre o curso no Porto é que é bastante prático, tens imensos trabalhos especialmente de grupo e que pode ser muita coisa, quase não tens tempo para ti nos fins de semana mas que é fácil tirares boa nota no curso também o que poder ser mau porque não te destaca. Isto é o que me foi dito.

Marianaa Oliveiraa

Membro Caloiro
Matrícula
8 Maio 2020
A maior parte das pessoas que vai para o curso vai para essa vertente do jornalismo porque é nessa área que o curso se foca mais mas para Multimédia não sei se é o melhor, não me falaram muito bem dessa área e dizem que quem vai para essa área deve tirar um mestrado porque não será o suficiente mas também acho que depende muito do trabalho da pessoa.
Estive agora a ver por alto todas as cadeiras e o curso padece ser muito completo e envolve línguas também o que é sempre ótimo.
Talvez tenta fazer uma lista de pros e contras sobre cada curso, talvez isso ajude.
O que me disseram sobre o curso no Porto é que é bastante prático, tens imensos trabalhos especialmente de grupo e que pode ser muita coisa, quase não tens tempo para ti nos fins de semana mas que é fácil tirares boa nota no curso também o que poder ser mau porque não te destaca. Isto é o que me foi dito.
Há uns meses atrás nem pensava muito na opção de ir para o Porto, porém depois vi o plano de estudos e parecia-me ser um curso mais prático que no Minho e deixou-me indecisa. Gostava de um curso mais prático, porque acabo por me "interessar" mais.

Catarina5

Membro Veterano
Matrícula
15 Junho 2015
Há uns meses atrás nem pensava muito na opção de ir para o Porto, porém depois vi o plano de estudos e parecia-me ser um curso mais prático que no Minho e deixou-me indecisa. Gostava de um curso mais prático, porque acabo por me "interessar" mais.
Sim eu percebo, cursos teóricos como Direito por exemplo em que tens de decorar 100 páginas só para um exame 😬
E acho que se aprende melhor a praticar, sim.
Eu acho boa ideia procurares mas redes sociais (basically be a stalker 😅) e falares com pessoas de ambos os cursos para teres uma noção melhor de como são.
Com isso fazes os pros e contras ou o método de decisão que preferes e decides.
Claro que, como sou nativa, digo que o Porto é sempre melhor 😁 mas não estou a ser objetiva, claro.

Marianaa Oliveiraa

Membro Caloiro
Matrícula
8 Maio 2020
Sim eu percebo, cursos teóricos como Direito por exemplo em que tens de decorar 100 páginas só para um exame 😬
E acho que se aprende melhor a praticar, sim.
Eu acho boa ideia procurares mas redes sociais (basically be a stalker 😅) e falares com pessoas de ambos os cursos para teres uma noção melhor de como são.
Com isso fazes os pros e contras ou o método de decisão que preferes e decides.
Claro que, como sou nativa, digo que o Porto é sempre melhor 😁 mas não estou a ser objetiva, claro.
Pois, eu sou da zona de Braga então sinto-me um bocado divida 😅 Por exemplo, a nível de deslocamento e de conhecer melhor as áreas, sem dúvida que a Uminho me deixa mais à vontade; por outro lado, como já disse antes, o facto dos polos, no Porto, estarem espalhados por diferentes zonas deixa-me um bocado preocupada por causa de transportes e tudo mais (apesar de que com o tempo tudo fica mais fácil).

Catarina5

Membro Veterano
Matrícula
15 Junho 2015
Pois, eu sou da zona de Braga então sinto-me um bocado divida 😅 Por exemplo, a nível de deslocamento e de conhecer melhor as áreas, sem dúvida que a Uminho me deixa mais à vontade; por outro lado, como já disse antes, o facto dos polos, no Porto, estarem espalhados por diferentes zonas deixa-me um bocado preocupada por causa de transportes e tudo mais (apesar de que com o tempo tudo fica mais fácil).
Bem, eu perguntei sobre a questão dos pólos e disseram que demora-se 20 minutos mais ou menos mas que os professores dão tempo, quando se tem de mudar de sítio as aulas não são seguidas, tens tempo para te deslocares por isso se é essa a tua principal preocupação, não te preocupes.
Se quiseres, podes-me mandar mensagens e podemos as duas falar melhor disso, se quiseres ajuda para a tua lista de pros e contras. Só se quiseres claro.

Marianaa Oliveiraa

Membro Caloiro
Matrícula
8 Maio 2020
Bem, eu perguntei sobre a questão dos pólos e disseram que demora-se 20 minutos mais ou menos mas que os professores dão tempo, quando se tem de mudar de sítio as aulas não são seguidas, tens tempo para te deslocares por isso se é essa a tua principal preocupação, não te preocupes.
Se quiseres, podes-me mandar mensagens e podemos as duas falar melhor disso, se quiseres ajuda para a tua lista de pros e contras. Só se quiseres claro.
Muito obrigada pela tua disponibilidade! Visto que moras no Porto e já fizeste a tua "pesquisa", caso tenha alguma questão mando-te mensagem, se não te importares claro.

Catarina5

Membro Veterano
Matrícula
15 Junho 2015
Muito obrigada pela tua disponibilidade! Visto que moras no Porto e já fizeste a tua "pesquisa", caso tenha alguma questão mando-te mensagem, se não te importares claro.
Claro, o meu centro de mensagens está aberto para questões. Eu já estive no teu lugar, indecisão entre cursos e admito que mudo bastante de ideias, demasiado até, até uns poucos dias atrás eu estava decidida em multimédia, sempre me interessou apesar de nunca ter seguido mas agora quero assessoria/relações públicas por causa da alta taxa de empregabilidade dessa vertente do curso e da sua abrangência.
Por isso de precisares de falar, estou aqui.

• Like
Reactions: Marianaa Oliveiraa
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Firest4ff Ciências da Comunicação em privada Ciências Sociais e Serviços 0
B Entrevista Ciências da Comunicação - M23 Concursos e Regimes Especiais 0
BeatrizcCardoso Estudos da cultura e comunicação FLUL ou Ciências da Comunicação ISCSP Humanidades, Secretariado e Tradução 2
Carol331 Cursos de Ciências da Comunicação em Lisboa Ciências Sociais e Serviços 1
Carol331 Marketing e publicidade (ESCS) ou Ciências da Comunicação (Católica/Nova/ESCS/ISCSP) Ciências Sociais e Serviços 3
A Ciências da Comunicação vs Psicologia vs Sociologia Ciências Sociais e Serviços 0
A FCSH Mestrado de ciências da comunicação Universidade Nova de Lisboa 0
D UFP Ciências da Comunicação Universidade Fernando Pessoa 1
L Ciências da comunicação na UBI ou UAlg Ciências Sociais e Serviços 0
luuisapereira Marketing ou ciências da comunicação Ciências Sociais e Serviços 0
analopes01 ULHT Ciências da Comunicação e da Cultura Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias 0
S Comunicação Social vs Ciências da Comunicação Ciências Sociais e Serviços 0
C Ciências da comunicação ou psicologia? Ciências Sociais e Serviços 1
Andreiasdsantos UFP Horário de ciências da comunicação Universidade Fernando Pessoa 0
M Ciências da Comunicação Ciências Sociais e Serviços 13
C Ciências da Comunicação: nova ou clássica? Ciências Sociais e Serviços 5
Andreiasdsantos Disciplinas de Ciências da Comunicação na Católica Universidade Católica Portuguesa 0
S Ciências da comunicação: mudança de curso da Pública para a privada Ciências Sociais e Serviços 1
A UAlg Ciências da Comunicação - UAlg Universidade do Algarve 2
L Ciências da Comunicação ou Direito? Ciências Sociais e Serviços 2
I Ciências de cultura e comunicação Ciências Sociais e Serviços 11
marianat14 Praxe Ciências da Comunicação- FCSH Tradições Académicas 4
D Candidatos Ciências da Comunicação/Jornalismo/Comunicação Social/C. Linguagem 2017/2018 Candidatos 2017/2018 27
A Arqueologia (UALG) / Ciências da Comunicação Humanidades, Secretariado e Tradução 0
B FCSH Ciências da Comunicação - NOVA Universidade Nova de Lisboa 9
Maria Filipe Publicidade e Marketing vs. Ciências Comunicação vs. Relações Públicas e Comunicação Empresarial Ciências Sociais e Serviços 7
D Católica Ciências da Comunicação vs Comunicação Social Universidade Católica Portuguesa 0
filipaferreira17 ISCTE Ciências da Comunicação - ISCTE ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 4
HelenaRibeiro22 UAL Ciências da comunicação Universidade Autónoma de Lisboa 7
S Ciências da Comunicação vs Jornalismo Ciências Sociais e Serviços 24
J UPorto Direito e Ciências da Comunicação na UP Universidade do Porto 0
S Ciências da Comunicação Ciências Sociais e Serviços 21
Maria ISCSP Ciências da Comunicação - ISCSP Universidade de Lisboa 1
C Candidatura à Universidade Lusófona do Porto - Ciências da Comunicação e da Cultura Arquivo 1
Ana Rita Ciências da Comunicação (Jornalismo) Arquivo 1
Ana Catarinaa Ciências da Comunicação Ciências Sociais e Serviços 138
D Disciplinas para subir a média ciências e tecnologias Ensino Secundário 15
M Disciplinas opcionais 12º ano (curso de ciências e tecnologias) Ensino Secundário 4
E Quimica forense vs ciências forenses Ciências 0
Bibiana Tolentino Dias Quero voltar para Ciências e Tecnologias, mas quero Biologia e Geologia com Geometria Descritiva Ensino Secundário 0
L Ciências da educação/ educação social / serviço social? Ciências Sociais e Serviços 0
A FFUL Ponto de vista de alunos de Mestrado em Ciências Biofarmaceutica FFUL Universidade de Lisboa 0
Joferreira UAb Ciências Sociais - universidade aberta Universidade Aberta 0
E Ciências farmacêuticas e licenciatura em enfermagem Saúde 4
Rifi Ciências farmacêuticas 2020/2021 Candidatos 2020/2021 5
C Caloiros Ciências Sociais e Humanas 2020/2021 Candidatos 2020/2021 16
N Ciências Socioeconómicas Ensino Básico 3
C Emprego em ciências fora das engenharias Ciências 2
J Ciências Farmacêuticas ou Enfermagem? Enfermagem na ESEL ou na ESSCVP? Saúde 3
M Melhor curso de Ciências da nutrição Saúde 0