Olá! Estou na ESCS em RPCE mas posso dar-te umas luzes, se tiveres dúvidas. O ensino na ESCS é, de facto, mais prático. Acho que a empregabilidade é mais baixa que na NOVA sim (uma vez que na FCSH o curso abrange outras áreas da comunicação). É verdade que na FCSH tens a vantagem de aprender outras áreas da comunicação e que isso deixa em aberto as tuas escolhas futuras, ou seja, não tens necessariamente que escolher Jornalismo. Mas se é mais a vertente Jornalística que queres, aconselho-te a ESCS. Para mim não faria sentido estar a estudar uma coisa mais abrangente sabendo que ia acabar por querer Jornalismo à mesma, ia sentir que tinha estado a estudar coisas que não me vão interessar muito. Claro que é bom conheceres outras áreas mas a abrangência faz com que não saibas tudo sobre todas as áreas, para isso uma licenciatura não chegaria.
No entanto se tens dúvidas quanto à empregabilidade do Jornalismo e até tens outros interesses (tipo Marketing, Relações Públicas, Publicidade, etc) aconselho-te a FCSH porque podes ter mais sorte com emprego. No entanto também te aviso que atualmente podes fazer muita coisa diferente daquilo em que te licencias... A minha madrinha de praxe licenciou-se em Jornalismo o ano passado e trabalhou este ano numa área completamente diferente. Por exemplo no meu curso aprendemos Relações Públicas mas se nos pedirem para criar um cartaz ou fazer um vídeo institucional também sabemos (Audiovisual). Se nos pedirem para escrever uma notícia também sabemos (Escrita em Comunicação Estratégica, cadeira comum com Jornalismo). Muitas pessoas saem de RP a fazer RP, Marketing e por aí fora. No entanto só estudaram RP... Entendes onde quero chegar?
Outra coisa para a qual te chamo a atenção é que as oportunidades somos nós muitas vezes que as fazemos. Aprendi isto na ESCS e aconselho-o a toda a gente. Se tirares apenas o curso (mesmo que com excelentes notas), isso não te servirá de muito. Licenciados há muitos. Há muita gente que se envolve nos núcleos da ESCS e noutros projetos extra curriculares e acaba por ser dessa forma que conseguem reconhecimento lá fora e são chamados para projetos profissionais! E isto aplica-se a qualquer curso, mas sem dúvida que ainda mais ao Jornalismo (por causa dos núcleos - rádio, revista, o programa de tv, núcleo de fotografia and so on...)
Desculpa lá a chatice de ler isso tudo!
Boa sorte e boas escolhas!