Olá Ana Catarina!
Ui! As pesquisas que eu fiz sobre este curso...
Não sei se sou a melhor pessoa para te responder, mas posso-te dar assim já uma primeira impressão do curso uma vez que acabámos o primeiro semestre em Dezembro.
Esta é a minha opinião.
Tal como o nome, o curso é abrangente e por isso vais explorar diversas áreas no primeiro ano, desde os estudos jornalísticos, ao estudo dos media, teorias de transmissão de informação, teorias da imagem, teorias da comunicação bem como uma perspectiva filosófica e sociológica da comunicação, não esquecendo a parte da economia e dos cálculos.
Basicamente são estes os temas das cadeiras (disciplinas) que irás ter num primeiro ano, excepto se houver alguma modificação no plano de estudos.
Podes esperar malta muito bacana, uma família que te irá ajudar nos melhores e piores momentos, isso te garanto!
O método de avaliação varia um bocado de cadeira para cadeira, mas por norma, terás que fazer uma frequência (teste) obrigatória. Alguns trabalhos e apresentações são definidos pelos professores ao longo da cadeira que contam para a nota final.
É um bom incentivo à investigação bem como às normas de apresentação, que incluem ao modo como se devem fazer as citações, a bibliografia e outros pormenores desse género. Não te assustes. Com a prática, depois já o farás naturalmente. Para mim, as apresentações são uma das grandes apostas do curso, porque afinal, é um curso de comunicação, pelo que deve estimular para além da comunicação escrita, a comunicação oral. Creio que ambas te vão perseguir até ao fim, se o escolheres (risos).
Relativamente à empregabilidade, infelizmente, hoje a situação do nosso país não está fácil para ninguém e a verdade é que arranjar emprego torna-se bastante complicado em qualquer das áreas. As taxas de emprego estão representadas em pormenor no Portal Infocursos, a que te convido a espreitar, se ainda não o fizeste. Mas repara que o prestígio desta universidade e as sucessivas distinções e posicionamentos em rankings mundiais universitários, não te prejudicarão de certeza quando tiveres o curso feito. Não estou a dizer que o curso te garante logo emprego assim que o acabares, mas a universidade é muito boa. O emprego vai depender de ti e do teu trabalho, creio eu.
Podes esperar palestras, sessões e apresentações bem interessantes e à borla na própria faculdade. Não deixes escapar as que interessarem porque também é muito importante o que fazes para além da faculdade. Aproveitares mais a faculdade, para além das aulas.
E depois, esperam-te os órgãos da própria faculdade a que deves procurar sempre que tenhas dúvidas bem como as festas e saídas de curso para descomprimir um bocado do stress que será esta nova vida.
Acredita, vai ser uma "nova vida".
E pronto, aqui fica uma primeira impressão que te dou deste curso.
Pode não ser muito esclarecedora, pois como já te disse, acabámos à pouco tempo ainda o primeiro semestre mas continua a procurar, e a informar-te sobre o mesmo. Não desistas de o fazer, porque é uma decisão muito importante.
Sugeria-te a página do Facebook dos "Novos Alunos FCSH". Manda mensagem que eles respondem-te. Também uma iniciativa chamada "NOVAontTour" vai andar pelas escolas para esclarecer todos aqueles que tenham dúvidas. Se passar pela tua, aproveita esse tempo e bombardeia-os com as questões todas que eles responder-te-ão sempre da melhor forma.
Visita o site da faculdade para mais informações sobre o plano de estudos e iniciativas sobre os Novos Alunos.
Eu pessoalmente, estou a gostar do curso. Tem aulas e aulas como já era de esperar. E mesmo que não seja logo no início o que estavas à espera, não desanimes.
No segundo ano, poderás optar não só por um dos percursos disponíveis (Cinema e Televisão | Comunicação, Cultura e Artes | Comunicação Estratégica | Jornalismo) bem como as cadeiras de que mais te agradam.