Boa Noite!
Ciências da Educação e Educação Social não habilitam para a docência, são cursos destinados à intervenção social e educativa, que não se restringe apenas à escola. Aliás são cursos muito voltados para o marco não-escolar, mas trabalhando sempre questões educativas e sociais.
Educação Básica é um curso de formação inicial de professores (Educadores de infância a professores do 1º ciclo).
Apesar de diferentes, os cursos de C. da Educação e Educação Social tem semelhanças, que não posso aprofundar muito(pq não os frequentei) mas sei que tem semelhanças ao nível da sua natureza com a Licenciatura em Educação da Universidade do Minho (que terminei este ano). Se ajudar a esclarecer podem ler esta informação que postei noutro tópico.
"A Licenciatura em Educação da Universidade do Minho forma profissionais de Educação (Técnicos Superiores de Educação/Educadores/Educólogos) que estão habilitados para intervir em variados contextos sociais e educativos. A licenciatura em Educação tem a duração de 3 anos (com a modalidade diurno e pós-laboral), sendo que no último ano da licenciatura existe uma Unidade Curricular (Cadeira) destinada à construção de um projeto de intervenção num contexto profissional compatível com o perfil dos Licenciados em Educação. Desde o primeiro ao terceiro ano, os alunos têm a possibilidade de escolher uma disciplina opcional por cada semestre, indo de encontro aos seus interesses e preferências. Já no terceiro ano da licenciatura, os alunos deverão optar por um área que posteriormente é aprofundada no mestrado em Educação. No entanto, os alunos poderão escolher uma área para realizar o projeto da Licenciatura e depois escolher uma outra para fazer o mestrado. Independentemente das opcionais escolhidas na licenciatura, todos os alunos terminam com o titulo de "licenciados em Educação" não havendo referencia às opcionais que escolheram. Já no mestrado terminam com o titulo de "mestre em Educação, na especialização ... " em função da área que optarem.
As três áreas que começam a ser trabalhadas na Licenciatura e que posteriormente são aprofundadas no mestrado em Educação são:
a)
Mediação Educacional e Supervisão na Formação: esta área estuda as questões da resolução de conflitos, a mediação sociofamiliar, a integração de comunidades e culturas diferentes, a integração social e o desenvolvimento humano. Por outro lado, aborda também a importancia do desenho de estratégias de supervisão enquanto forma de regular e melhorar as práticas profissionais dos educadores. Contextos de intervenção: Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, Associações de apoio à vitima, Lares, Instituições de acolhimento; Câmaras, Prisões e todas as instituições com valências educativas e formativas e de intervenção social.
b)
Formação, Trabalho e Recursos Humanos: esta área estuda as questões da formação e do trabalho, mas precisamente a importância e estratégias da gestão da formação dos Recursos Humanos. Contextos de intervenção: Empresas, Centros de Formação, Departamentos de Formação e Educação, Câmaras, Juntas de Freguesia, Instituições e associações com valências educativas e formativas.
c)
Educação de Adultos e Intervenção Comunitária: nesta área são aprofundadas as metodologias de educação e animação de adultos, assim como, abordadas a estratégias de intervenção na comunidade. Contextos de intervenção: Lares da 3ª idade, Centros de dia, universidades da 3ª idade, centros de formação, Centros sociais e outras instituições que trabalhem com adultos e intervenham na comunidade.
O curso articula muito bem a teoria com a prática, existe a preocupação de em cada UC os alunos aprofundarem os conhecimentos com trabalhos práticos e de campo, que muitas vezes implica a visita de instituições e entrevistas de profissionais da área. Já no 3º ano, cada aluno deve escolher um contexto para realizar o seu projeto, que vai desenvolver ao longo do ano. Primeiro estuda o contexto e posteriormente concebe um plano de intervenção, que posteriormente implementa e avalia, sempre com a ajuda de um acompanhante na instituição onde é acolhido e um professor da Universidade. O curso enfatiza muito os trabalhos em grupo e individuais de natureza reflexiva, permitindo que cada aluno assuma um papel ativo na sua formação.
Já no segundo ano do mestrado em Educação (que quem quiser pode frequentar após terminar a licenciatura em Educação ou outras) fará um estágio com a duração de um ano, que culminará no desenvolvimento do respetivo relatório.
Portanto, este é um curso que procura alicerçar a teoria com a prática, formando profissionais de Educação conscientes das problemáticas e desafios atuais. Terminei este ano a Licenciatura em Educação e gostei bastante de a frequentar.
Mais dúvidas diz :)
Mais informações podes consultar aqui:
http://www.ie.uminho.pt/Default.aspx?tabid=7&pageid=168
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