Ciências da Educação vs Educação Básica vs Educação Social

 

Brenda

Membro Caloiro
Matrícula
23 Junho 2015
Mensagens
8
Boa tarde,

Numa altura em que é preciso pesquisar e reunir o máximo de informação relativamente a cursos, surgiram estas três opções:
- Ciências da Educação, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto;
- Educação Básica na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
- Educação Social também na ESE.

Se possível, gostaria de saber a opinião de alguém…

Obrigada
 
Boa Noite!
Ciências da Educação e Educação Social não habilitam para a docência, são cursos destinados à intervenção social e educativa, que não se restringe apenas à escola. Aliás são cursos muito voltados para o marco não-escolar, mas trabalhando sempre questões educativas e sociais.
Educação Básica é um curso de formação inicial de professores (Educadores de infância a professores do 1º ciclo).

Apesar de diferentes, os cursos de C. da Educação e Educação Social tem semelhanças, que não posso aprofundar muito(pq não os frequentei) mas sei que tem semelhanças ao nível da sua natureza com a Licenciatura em Educação da Universidade do Minho (que terminei este ano). Se ajudar a esclarecer podem ler esta informação que postei noutro tópico.

"A Licenciatura em Educação da Universidade do Minho forma profissionais de Educação (Técnicos Superiores de Educação/Educadores/Educólogos) que estão habilitados para intervir em variados contextos sociais e educativos. A licenciatura em Educação tem a duração de 3 anos (com a modalidade diurno e pós-laboral), sendo que no último ano da licenciatura existe uma Unidade Curricular (Cadeira) destinada à construção de um projeto de intervenção num contexto profissional compatível com o perfil dos Licenciados em Educação. Desde o primeiro ao terceiro ano, os alunos têm a possibilidade de escolher uma disciplina opcional por cada semestre, indo de encontro aos seus interesses e preferências. Já no terceiro ano da licenciatura, os alunos deverão optar por um área que posteriormente é aprofundada no mestrado em Educação. No entanto, os alunos poderão escolher uma área para realizar o projeto da Licenciatura e depois escolher uma outra para fazer o mestrado. Independentemente das opcionais escolhidas na licenciatura, todos os alunos terminam com o titulo de "licenciados em Educação" não havendo referencia às opcionais que escolheram. Já no mestrado terminam com o titulo de "mestre em Educação, na especialização ... " em função da área que optarem.

As três áreas que começam a ser trabalhadas na Licenciatura e que posteriormente são aprofundadas no mestrado em Educação são:

a) Mediação Educacional e Supervisão na Formação: esta área estuda as questões da resolução de conflitos, a mediação sociofamiliar, a integração de comunidades e culturas diferentes, a integração social e o desenvolvimento humano. Por outro lado, aborda também a importancia do desenho de estratégias de supervisão enquanto forma de regular e melhorar as práticas profissionais dos educadores. Contextos de intervenção: Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, Associações de apoio à vitima, Lares, Instituições de acolhimento; Câmaras, Prisões e todas as instituições com valências educativas e formativas e de intervenção social.

b) Formação, Trabalho e Recursos Humanos: esta área estuda as questões da formação e do trabalho, mas precisamente a importância e estratégias da gestão da formação dos Recursos Humanos. Contextos de intervenção: Empresas, Centros de Formação, Departamentos de Formação e Educação, Câmaras, Juntas de Freguesia, Instituições e associações com valências educativas e formativas.

c) Educação de Adultos e Intervenção Comunitária: nesta área são aprofundadas as metodologias de educação e animação de adultos, assim como, abordadas a estratégias de intervenção na comunidade. Contextos de intervenção: Lares da 3ª idade, Centros de dia, universidades da 3ª idade, centros de formação, Centros sociais e outras instituições que trabalhem com adultos e intervenham na comunidade.

O curso articula muito bem a teoria com a prática, existe a preocupação de em cada UC os alunos aprofundarem os conhecimentos com trabalhos práticos e de campo, que muitas vezes implica a visita de instituições e entrevistas de profissionais da área. Já no 3º ano, cada aluno deve escolher um contexto para realizar o seu projeto, que vai desenvolver ao longo do ano. Primeiro estuda o contexto e posteriormente concebe um plano de intervenção, que posteriormente implementa e avalia, sempre com a ajuda de um acompanhante na instituição onde é acolhido e um professor da Universidade. O curso enfatiza muito os trabalhos em grupo e individuais de natureza reflexiva, permitindo que cada aluno assuma um papel ativo na sua formação.

Já no segundo ano do mestrado em Educação (que quem quiser pode frequentar após terminar a licenciatura em Educação ou outras) fará um estágio com a duração de um ano, que culminará no desenvolvimento do respetivo relatório.
Portanto, este é um curso que procura alicerçar a teoria com a prática, formando profissionais de Educação conscientes das problemáticas e desafios atuais. Terminei este ano a Licenciatura em Educação e gostei bastante de a frequentar.

Mais dúvidas diz :)

Mais informações podes consultar aqui:
http://www.ie.uminho.pt/Default.aspx?tabid=7&pageid=168
"
 
Boa Noite!
Ciências da Educação e Educação Social não habilitam para a docência, são cursos destinados à intervenção social e educativa, que não se restringe apenas à escola. Aliás são cursos muito voltados para o marco não-escolar, mas trabalhando sempre questões educativas e sociais.
Educação Básica é um curso de formação inicial de professores (Educadores de infância a professores do 1º ciclo).

Apesar de diferentes, os cursos de C. da Educação e Educação Social tem semelhanças, que não posso aprofundar muito(pq não os frequentei) mas sei que tem semelhanças ao nível da sua natureza com a Licenciatura em Educação da Universidade do Minho (que terminei este ano). Se ajudar a esclarecer podem ler esta informação que postei noutro tópico.

"A Licenciatura em Educação da Universidade do Minho forma profissionais de Educação (Técnicos Superiores de Educação/Educadores/Educólogos) que estão habilitados para intervir em variados contextos sociais e educativos. A licenciatura em Educação tem a duração de 3 anos (com a modalidade diurno e pós-laboral), sendo que no último ano da licenciatura existe uma Unidade Curricular (Cadeira) destinada à construção de um projeto de intervenção num contexto profissional compatível com o perfil dos Licenciados em Educação. Desde o primeiro ao terceiro ano, os alunos têm a possibilidade de escolher uma disciplina opcional por cada semestre, indo de encontro aos seus interesses e preferências. Já no terceiro ano da licenciatura, os alunos deverão optar por um área que posteriormente é aprofundada no mestrado em Educação. No entanto, os alunos poderão escolher uma área para realizar o projeto da Licenciatura e depois escolher uma outra para fazer o mestrado. Independentemente das opcionais escolhidas na licenciatura, todos os alunos terminam com o titulo de "licenciados em Educação" não havendo referencia às opcionais que escolheram. Já no mestrado terminam com o titulo de "mestre em Educação, na especialização ... " em função da área que optarem.

As três áreas que começam a ser trabalhadas na Licenciatura e que posteriormente são aprofundadas no mestrado em Educação são:

a) Mediação Educacional e Supervisão na Formação: esta área estuda as questões da resolução de conflitos, a mediação sociofamiliar, a integração de comunidades e culturas diferentes, a integração social e o desenvolvimento humano. Por outro lado, aborda também a importancia do desenho de estratégias de supervisão enquanto forma de regular e melhorar as práticas profissionais dos educadores. Contextos de intervenção: Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, Associações de apoio à vitima, Lares, Instituições de acolhimento; Câmaras, Prisões e todas as instituições com valências educativas e formativas e de intervenção social.

b) Formação, Trabalho e Recursos Humanos: esta área estuda as questões da formação e do trabalho, mas precisamente a importância e estratégias da gestão da formação dos Recursos Humanos. Contextos de intervenção: Empresas, Centros de Formação, Departamentos de Formação e Educação, Câmaras, Juntas de Freguesia, Instituições e associações com valências educativas e formativas.

c) Educação de Adultos e Intervenção Comunitária: nesta área são aprofundadas as metodologias de educação e animação de adultos, assim como, abordadas a estratégias de intervenção na comunidade. Contextos de intervenção: Lares da 3ª idade, Centros de dia, universidades da 3ª idade, centros de formação, Centros sociais e outras instituições que trabalhem com adultos e intervenham na comunidade.

O curso articula muito bem a teoria com a prática, existe a preocupação de em cada UC os alunos aprofundarem os conhecimentos com trabalhos práticos e de campo, que muitas vezes implica a visita de instituições e entrevistas de profissionais da área. Já no 3º ano, cada aluno deve escolher um contexto para realizar o seu projeto, que vai desenvolver ao longo do ano. Primeiro estuda o contexto e posteriormente concebe um plano de intervenção, que posteriormente implementa e avalia, sempre com a ajuda de um acompanhante na instituição onde é acolhido e um professor da Universidade. O curso enfatiza muito os trabalhos em grupo e individuais de natureza reflexiva, permitindo que cada aluno assuma um papel ativo na sua formação.

Já no segundo ano do mestrado em Educação (que quem quiser pode frequentar após terminar a licenciatura em Educação ou outras) fará um estágio com a duração de um ano, que culminará no desenvolvimento do respetivo relatório.
Portanto, este é um curso que procura alicerçar a teoria com a prática, formando profissionais de Educação conscientes das problemáticas e desafios atuais. Terminei este ano a Licenciatura em Educação e gostei bastante de a frequentar.

Mais dúvidas diz :)

Mais informações podes consultar aqui:
http://www.ie.uminho.pt/Default.aspx?tabid=7&pageid=168
"


Muito obrigada! :)
 
Para educação básica qual a universidade que aconselham?

Não sou da área portanto não conheço a panóplia de faculdades com o curso. Aconselho-te a procurares rankings, informação sobre empregabilidade no info cursos e assim.
A instituição com que lido mais de perto é a ESELx em Lisboa porque é ao lado da minha e porque tenho lá amigas, mas não te sei dizer se é a melhor do país nem pouco mais ou menos ahah
 
Para educação básica qual a universidade que aconselham?
Relativamente à empregabilidade (pelo que vi na informação no site da dges em cada Universidade) a percentagem de pessoas que acabaram o curso e estão desempregadas é:

Aveiro - 2,1%
Algarve - 5%
Évora - 8%
Minho - 7,8%
Trás dos Montes e alto douro - 13%
Beja - 4,3%
Bragança - 3,8%
Castelo Branco - 5,1%
Coimbra - 3,8%
Guarda - 16,4 %
Leiria- 1,8%
Lisboa - 2,3%
Porto - 1,7%
Portalegre - 3,2%
Viana do Castelo- 7,4%
Viseu - 8%
Santarém - 5,1%
Setúbal - 3%

Por isto.. talvez a do Porto, mas claro que isto não te dá 100% certeza de dizer que é a melhor nesse curso, e além disso deves ver outras informações relativamente ao que pretendes saber (:
 
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Reactions: andrea98
Mas nessas universidades apenas há o curso de ciências da educação. ..
E supostamente esse não nos redireciona para lecionar aulas, certo?
 
Mas nessas universidades apenas há o curso de ciências da educação. ..
E supostamente esse não nos redireciona para lecionar aulas, certo?

Redireciona! Creio que a diferença é que o curso de Educação Básica é mais vocacionado para a Educação primária e pré-escolar, e o de Ciências da Educação tem maior abrangência. Mas também é possível dar aulas tirando imagina uma licenciatura em História, Português, Geografia, Biologia e depois um mestrado em Educação ou algo do estilo
 
Boa noite,

Peço desculpa se este é o tópico errado, mas: a licenciatura em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa permite ingressar num mestrado que possibilite ser educador/professor de creche e/ou dos 1º e 2º ciclos do ensino básico?
 
Redireciona! Creio que a diferença é que o curso de Educação Básica é mais vocacionado para a Educação primária e pré-escolar, e o de Ciências da Educação tem maior abrangência. Mas também é possível dar aulas tirando imagina uma licenciatura em História, Português, Geografia, Biologia e depois um mestrado em Educação ou algo do estilo
Ciências da Educação não habilita para a docência!
 
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Boa noite,

Peço desculpa se este é o tópico errado, mas: a licenciatura em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa permite ingressar num mestrado que possibilite ser educador/professor de creche e/ou dos 1º e 2º ciclos do ensino básico?
Para ser educador de infância ou professor do 1º ou 2º ciclo é necessário fazer a licenciatura em Educação Básica. (Depois é necessário seguir o mestrado correspondente ao nível de ensino que pretende lecionar).
--- Post atualizado ---
Mas permite entrar em mestrados de Ensino que habilitam para a docência?
Não. Normalmente os mestrados que habilitam para a docência requerem uma licenciatura de base na respetiva área de ensino. No caso da docência ao nível do pré-escolar e do 1º e 2º ciclos é necessário (atualmente) ter licenciatura em Educação Básica para depois ingressar num mestrado que habilite para o ensino.
 
Para ser educador de infância ou professor do 1º ou 2º ciclo é necessário fazer a licenciatura em Educação Básica. (Depois é necessário seguir o mestrado correspondente ao nível de ensino que pretende lecionar).
--- Post atualizado ---

Não. Normalmente os mestrados que habilitam para a docência requerem uma licenciatura de base na respetiva área de ensino. No caso da docência ao nível do pré-escolar e do 1º e 2º ciclos, é necessário (atualmente) ter licenciatura em Educação Básica para depois ingressar num mestrado que habilite para o ensino.

Obrigado!
 
Olá. O meu objetivo é ser educadora de infância. Na minha candidatura coloquei ciências da educação em primeira opção e educação básica em segunda. Acham que fiz mal? Pelo que li aqui no fórum fiquei um pouco preocupada...
 
Olá. O meu objetivo é ser educadora de infância. Na minha candidatura coloquei ciências da educação em primeira opção e educação básica em segunda. Acham que fiz mal? Pelo que li aqui no fórum fiquei um pouco preocupada...
de facto, Educação Básica é que seria o caminho próprio para chegar a Educadora de Infância. Mas nada de desesperos! Há outras fases de candidatura ou, até, podes encontrar em Ciências da Educação uma nova paixão... :)
 
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de facto, Educação Básica é que seria o caminho próprio para chegar a Educadora de Infância. Mas nada de desesperos! Há outras fases de candidatura ou, até, podes encontrar em Ciências da Educação uma nova paixão... :)
Eu gostei muito mais do plano de estudos de ciências da educação do que o de educação básica....
 
Eu gostei muito mais do plano de estudos de ciências da educação do que o de educação básica....

São planos bastante diferentes até porque geralmente (e pelo que sei, não querendo estar a induzir-te em erro) os cursos de Educação Básica são mais comuns em Politécnicos, porque habitualmente também é um curso com uma vertente mais prática. Ciências da Educação pelo contrário creio ser um curso maioritariamente (se não exclusivamente) lecionado em universidades
 
Ola tenho uma duvida, quero tirar educação básica mas estou indecisa entra a Almeida garret e joao de deus , alguém têm alguma opinião que me possa dar?
 
Ola! Fui colocada em educação social e gostava de saber se mais tarde poderei tirar mestrado e trabalhar em creches ou seja ser educadora de infancia

Não, para poderes tirar mestrado em ensino pré-escolar tens que obrigatóriamente tirar a licenciatura de Educação Básica.