Ciências da Linguagem

Anii.ash

Membro
Matrícula
22 Junho 2016
Olá, boa tarde!

Gostava de saber se alguém aqui me poderia dizer como é que funciona o curso de Ciências da linguagem em Lisboa? (Se tem mestrado, disciplinas, opiniões, etc...)

Porque eu queria entrar em Direito, este ano. No entanto, pelo menos na primeira fase (já que repeti o exame de Português ontem), provavelmente não tenho média, por umas quantas decimas. A minha média de secundário è de 14, mas penso que a dos exames me dá 13,5 ; se não me engano.

Para Ciências da Linguagem tenho média, mas como em principio subi a nota a português , na Segunda fase ainda me posso candidates a direito?

Sinto-me uma naba nestas coisas, haha.

• Like
Reactions: Raquel Borges

Marina Paulo

Membro Caloiro
Matrícula
24 Julho 2016
Olá! Se a tua dúvida é se podes candidatar-te a direito na 2ªfase visto que possivelmente terás melhor exame de português na 2ª fase, sim podes!

Matrícula
21 Julho 2015
Olá, boa tarde!

Gostava de saber se alguém aqui me poderia dizer como é que funciona o curso de Ciências da linguagem em Lisboa? (Se tem mestrado, disciplinas, opiniões, etc...)

Porque eu queria entrar em Direito, este ano. No entanto, pelo menos na primeira fase (já que repeti o exame de Português ontem), provavelmente não tenho média, por umas quantas decimas. A minha média de secundário è de 14, mas penso que a dos exames me dá 13,5 ; se não me engano.

Para Ciências da Linguagem tenho média, mas como em principio subi a nota a português , na Segunda fase ainda me posso candidates a direito?

Sinto-me uma naba nestas coisas, haha.
Olá Ani,

Relativamente às questões que colocas sobre Ciências da Linguagem, podemos dizer-te, relativamente ao curso da Universidade Nova de Lisboa, que sim, tem mestrado de continuidade, e podes ver as disciplinas no nosso site - Ciências da Linguagem — Universidade Nova de Lisboa.

Não sei se tens mais questões em que possamos ajudar...

• Like
Reactions: MarianaCastro19

Crjpp

Membro Caloiro
Matrícula
4 Outubro 2018
Boa noite,
Após ter lido sobre o curso de ciências da linguagem, fiquei muito interessada no mesmo uma vez que gostaria de ser professora de português ao nível do ensino secundário. Gostaria, no entanto, de saber algum feedback da licenciatura, quer na FCSH quer na FLUL.

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Boa noite,
Após ter lido sobre o curso de ciências da linguagem, fiquei muito interessada no mesmo uma vez que gostaria de ser professora de português ao nível do ensino secundário. Gostaria, no entanto, de saber algum feedback da licenciatura, quer na FCSH quer na FLUL.
@Jéssica Pinto

• Like
Reactions: Jéssica Pinto

Jéssica Pinto

Membro Dux
Matrícula
21 Dezembro 2015
Curso
Línguas, Literaturas e Culturas
Boa noite,
Olá!

Sou estudande de 1º ano do curso Ciências da Linguagem na Faculdade de Letras da UL. Antes de começar a explicar brevemente quais os passos que tens de seguir, tenho que te dizer que CL não foi a minha 1ª opção mas apaixonei-me perdidamente pelo curso.

Aconselho-te já, uma vez que queres seguir ensino - assim como eu - começares por escolher cadeiras nas opções livres nas áreas de Literaturas e Culturas, caso contrário, não terás créditos suficientes para o mestrado - uma vez que este curso não é totalmente direcionado para o ensino. O curso que é direcionado para o ensino de Português/Língua Estrangeira em ambas as faculdades é o de Línguas, Literaturas e Culturas. Aviso-te também que, uma vez que queres ser somente professora de Português, o mestrado vai ter que ser na FCSH-UNL, pois não existe nenhum mestrado em Português no Instituto de Educação (faculdade que faz parceria nos mestrados em ensino com a FLUL). Apenas existem mestrados de Português com Língua Estrageira, Latim, duas Línguas Estrangeiras e Inglês no 1º ciclo.

Eu, pessoalmente, prefiro fazer a licenciatura na clássica e o mestrado na nova. Se tudo correr bem, assim farei. A clássica é muito mais livre no que toca à estrutura dos cursos e a nível de docentes, tenho a dizer que são excelentes e maior parte deles são todos muito acessívei mas bastante exigentes. NA FCSH-UNL os cursos não são tão livres como na FLUL e quanto ao feedback da mesma não poderei dizer-te nada, pois nunca frequentei tal faculdade.

Espero ter-te ajudado de alguma forma. Se tiveres alguma dúvida podes mandar-me mensagem. :)

MarianaCastro19

Membro Caloiro
Matrícula
1 Março 2019
Olá!
Eu vou candidatar-me à faculdade este ano, mas a verdade é que estou um pouco confusa relativamente ao curso que irei frequentar. A minha primeira opção é o curso de Ciências da Linguagem!
Gostaria que alguém que frequente ou já tenha frequentado o curso me pudesse dar uma ideia daquilo que realmente é leccionado, assim como as saídas profissionais ou até mesmo o nível de empregabilidade. A verdade é que na Internet não é muito comum encontrar informação sobre este curso, e por isto eu gostava mesmo de falar com alguém que esteja mais dentro do assunto!

Obrigada!

Sybil Vachaudez

Membro Caloiro
Matrícula
27 Abril 2019
Curso
Ciências da Linguagem
Instituição
FLUL
Olá!
Estou quase a acabar o primeiro ano de Ciências da Linguagem na FLUL que por acaso também foi a minha primeira opção!

Em termos de ensino, tenho ideia de que a FLUL oferece muito mais liberdade e variedade de escolha aos alunos em comparação com a Nova.

Na FLUL, a licenciatura em Ciências da Linguagem tem 21 cadeiras obrigatórias e 9 opcionais (que podes preencher com qualquer cadeira oferecida pela instituição - desde cadeiras de história a cadeiras de de línguas estrangeiras) e pretende fornecer uma formação base relativamente ao estudo da Linguagem e tudo o que isso implica.

Para esse efeito, no 1o ano há 9 cadeiras obrigatórias que servem de introdução às cadeiras mais complexas do 2o ano: Léxico que introduz o estudo das palavras, Produção do Português Escrito que introduz conceitos de sintaxe e corrige erros comumente praticados na escrita, Compreensão do Português Escrito que é uma introdução à Psicolinguística, Compreensão e Produção do Português Oral que é uma introdução à fonologia, Estudo da Linguagem Humana que é uma introdução ao estudo da linguística, Sociologia da Comunicação que se foca no estudo da relação entre a sociedade e os meios de comunicação, Recursos para a Análise Linguística que se foca nos diferentes recursos que podem ser usados para fazer estudos linguísticos e ,finalmente, 2 níveis de uma mesma língua estrangeira (que no meu caso foram o Árabe I e Árabe II).

No segundo ano as cadeiras obrigatórias são 6 e abordam as áreas principais da linguística: Semântica, Pragmática, Fonologia, Sintaxe, Crítica Textual e Morfolofia. Para além disto, há 4 cadeiras opcionais.

No terceiro ano, as cadeiras obrigatórias são mais complexas e combinam pelo menos 2 das áreas estudadas no 2o ano: Ordem de Palavras e Significação, Estrutura Prosódica e Significação, Dialetologia, História da Língua Portuguesa, Psicolinguística e Linguística do texto.

Há muitas, muitas, muitas saídas - só tem de se pensar fora da caixa. Eis algumas possíveis saídas:

-Trabalho na área da Linguística Forense;
-Trabalho na área da terapia da fala;
-Edição e Revisão de Textos;
-Criação de línguas ficcionais para fins artísticos;
-Ensino do Português como língua segunda, depois de adquirir certas competências;
-Parcerias com engenheiros informáticos - linguística computacional, inteligência artificial;
-Linguística comparativa entre línguas;
-Elaboração de gramáticas e dicionários.

Chamo também a atenção para o facto de poderes fazer cursos livres de línguas para além dos 2 níveis obrigatórios do 1o ano!

Espero ter ajudado :)

ines.as

Membro Caloiro
Matrícula
30 Abril 2019
Olá, será que alguém me poderia esclarecer um pouco mais acerca no curso de Ciências da Linguagem da FLUL, em termos de saídas, empregabilidade, e de cadeiras.
Sei que o curso tem uma língua estrangeira em que temos que fazer dois níveis dessa mesma língua, mas não sei ao certo que línguas o curso oferece como opção e se realmente essa língua irá ser assim tão importante , já que , a meu ver, o curso é mais direccionado para a língua portuguesa.
Se me pudessem dar algum feedback acerca do curso agradecia.
Obrigada.

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Olá, será que alguém me poderia esclarecer um pouco mais acerca no curso de Ciências da Linguagem da FLUL, em termos de saídas, empregabilidade, e de cadeiras.
Sei que o curso tem uma língua estrangeira em que temos que fazer dois níveis dessa mesma língua, mas não sei ao certo que línguas o curso oferece como opção e se realmente essa língua irá ser assim tão importante , já que , a meu ver, o curso é mais direccionado para a língua portuguesa.
Se me pudessem dar algum feedback acerca do curso agradecia.
Obrigada.
Quanto à língua estrangeira, pode ser qualquer uma que a FLUL ofereça, só tens que escolher uma. Sobre o curso, experimenta enviar mensagem privada às meninas do curso, elas podem dar-te mais informações 🤗