FMUL Ciências da Nutrição - Faculdade de Medicina

Inês000

Membro
Matrícula
3 Abril 2019
Olá a todos, sou a Inês e uma das possibilidades de cursos para frequentar no ensino superior, é a licenciatura em Ciências da Nutrição na faculdade de Medicina. Porém, não sei muito acerca deste curso (ainda não vi um tópico no forum a falar deste assunto). Tenho dúvidas, pois queria saber a opinião de estudantes que estão neste momento a frequentar, e também explicarem-me quais as saídas profissionais (sem ser a área da clínica), e se o curso em si encontra-se bem estruturado na FML, como são as cadeiras, etc.
Agradeço uma resposta.
:)

Última edição:
  • Like
Reactions: Patrícia99

Amarelo

Membro
Matrícula
10 Novembro 2018
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS - 2º ano
Olá
Nunca frequentei esse curso mas posso dar-te algumas informações relativamente às saídas profissionais fora da área clínica (hospitais e centros de saúde):
Empresas de alimentação coletiva, autarquias, instituições particulares de solidariedade social, farmácias, clubes ou empresas desportivas e recreativas, indústria alimentar, produção alimentar, entidades formativas e de investigação, entre outras.

Patrícia99

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2016
Curso
Ciências da Nutrição
Instituição
FMUL
Olá! Estou em Ciências da Nutrição na FMUL.
Olá a todos, sou a Inês e uma das possibilidades de cursos para frequentar no ensino superior, é a licenciatura em Ciências da Nutrição na faculdade de Medicina. Porém, não sei muito acerca deste curso (ainda não vi um tópico no forum a falar deste assunto). Tenho dúvidas, pois queria saber a opinião de estudantes que estão neste momento a frequentar, e também explicarem-me quais as saídas profissionais (sem ser a área da clínica), e se o curso em si encontra-se bem estruturado na FML, como são as cadeiras, etc.
Agradeço uma resposta.
:)
Olá! Estou em Ciências da Nutrição na FMUL. Se ainda tiveres dúvidas sobre o curso, a faculdade, o ambiente, qualquer coisa, manda mensagem!

Matrícula
7 Março 2018
Olá! Tenho uma dúvida acerca de transferências... O facto de entrar em ciências da nutrição na faculdade de medicina de Lisboa, dará alguma facilidade para transferência de curso para medicina? Tal como acontece com medicina veterinária e medicina no ICBAS?

• Like

Patrícia99

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2016
Curso
Ciências da Nutrição
Instituição
FMUL
Olá! Tenho uma dúvida acerca de transferências... O facto de entrar em ciências da nutrição na faculdade de medicina de Lisboa, dará alguma facilidade para transferência de curso para medicina? Tal como acontece com medicina veterinária e medicina no ICBAS?
Olá! Não, isso não é possível na FMUL.

• Like
Reactions: joanasousa2000

MedFCS-UBI

Membro Veterano
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Medicina - 5º ano
Instituição
FCS-UBI
Não há transferências de curso para Medicina.
A única faculdade que aceita transferências é a FCS-UBI, e é só para quem já está em Medicina.
Provavelmente no ICBAS têm é mais equivalências se entrarem lá em Medicina no ano seguinte. Talvez aconteça algo semelhante com Ciências da Nutrição e Medicina na FMUL, mas isso já não sei.

• Like
Reactions: joanasousa2000

Patrícia99

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2016
Curso
Ciências da Nutrição
Instituição
FMUL
A única faculdade que aceita transferências é a FCS-UBI, e é só para quem já está em Medicina.
Provavelmente no ICBAS têm é mais equivalências se entrarem lá em Medicina no ano seguinte. Talvez aconteça algo semelhante com Ciências da Nutrição e Medicina na FMUL, mas isso já não sei.
De momento também ainda não fazem equivalências entre os dois cursos na FMUL.

• Like
Reactions: MedFCS-UBI
Matrícula
7 Março 2018
Ok, obrigada. :)

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
De momento também ainda não fazem equivalências entre os dois cursos na FMUL.
Como assim? Acho que não percebi o que quiseste dizer com a tua resposta 😅

Claro que devido a Ciências da Nutrição ser recente, ainda não se sabe de casos de pessoas que passaram de CN para Med, repetindo a candidatura pelo concurso nacional de acesso, e se conseguiram equivalências ou não, mas honestamente, olhando para o vosso plano de estudos, parece-me não ser difícil aceitarem cadeiras como Bioquímica, Microbiologia, BMC, Genética, Histologia, Psicologia, Imuno, dado que presumo que não hajam assim grandes diferenças na maneira como é leccionado e são dadas pelos mesmos professores.. Corrige-me se estiver errada. 🙂
Claro que, por exemplo, anatomia não aceitariam, mas pronto essa é dada com níveis de aprofundamento diferentes.
Não sei se com "equivalências" querias dizer "transferências", isso, claro, não existe no caso de Medicina.

Matrícula
7 Março 2018

Claro que devido a Ciências da Nutrição ser recente, ainda não se sabe de casos de pessoas que passaram de CN para Med, repetindo a candidatura pelo concurso nacional de acesso, e se conseguiram equivalências ou não, mas honestamente, olhando para o vosso plano de estudos, parece-me não ser difícil aceitarem cadeiras como Bioquímica, Microbiologia, BMC, Genética, Histologia, Psicologia, Imuno, dado que presumo que não hajam assim grandes diferenças na maneira como é leccionado e são dadas pelos mesmos professores.. Corrige-me se estiver errada. 🙂
Claro que, por exemplo, anatomia não aceitariam, mas pronto essa é dada com níveis de aprofundamento diferentes.
Não sei se com "equivalências" querias dizer "transferências", isso, claro, não existe no caso de Medicina.
Pois, eram as equivalências que falava. Porque no ICBAS é possível, então presumi que ao serem cadeiras iguais (algumas) fosse possível, caso voltasse a concorrer no próximo ano para medicina :)

Patrícia99

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2016
Curso
Ciências da Nutrição
Instituição
FMUL

Foi-nos dito no início do ano que não nos davam equivalências às cadeiras que tivéssemos iguais a Medicina, caso queiramos mudar de curso (pelo concurso nacional claro, transferências não). Talvez isso vá mudar nos próximos anos, é o que faz mais sentido, mas pelo menos até agora é a informação que temos.

• Like
Reactions: Birdy

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Foi-nos dito no início do ano que não nos davam equivalências às cadeiras que tivéssemos iguais a Medicina, caso queiramos mudar de curso (pelo concurso nacional claro, transferências não). Talvez isso vá mudar nos próximos anos, é o que faz mais sentido, mas pelo menos até agora é a informação que temos.
Ah, a sério? :(
Em Ciências da Saúde, tive algumas cadeiras semelhantes ou mesmo iguais na fml, tal como vocês têm no 1.º e 2.º ano e aceitam várias... como os conteúdos programáticos, professores e nº de horas e etcs são iguais, aceitam, não teriam outra hipótese.. quer dizer, ter até têm... podem recusar só porque sim, mas assim era só má vontade. Normalmente, na plataforma onde fazemos o pedido, se for negado, eles justificam.

• Like

MpMarcovichPt

Membro Veterano
Matrícula
1 Janeiro 2019
Curso
Tecnologias De Energia
Instituição
IPS-EST
Olá!
Nos cursos de ciências da nutrição e dietética e nutrição há alguma diferença?.

Pelo que vi o curso de dietética e nutrição está ligado ao ensino politécnico, enquanto que ciências da nutrição ao ensino universitário, será que isto têm algum peso na escolha dos empregadores?

Ultima pergunta!! : licenciando-me no curso de dietética e nutrição haveria possibilidade de tirar o mestrado num instituto universitário?

Obrigado!

• Like

Patrícia99

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2016
Curso
Ciências da Nutrição
Instituição
FMUL
Olá!
Nos cursos de ciências da nutrição e dietética e nutrição há alguma diferença?.

Pelo que vi o curso de dietética e nutrição está ligado ao ensino politécnico, enquanto que ciências da nutrição ao ensino universitário, será que isto têm algum peso na escolha dos empregadores?

Ultima pergunta!! : licenciando-me no curso de dietética e nutrição haveria possibilidade de tirar o mestrado num instituto universitário?

Obrigado!
No final não há diferença entre os licenciados em Dietética e Nutrição ou em Ciências da Nutrição. Após entrada na Ordem, são todos nutricionistas! Importa mais a qualidade do teu trabalho e o teu desempenho do que propriamente qual dos dois cursos tiraste.

Podes tirar um mestrado numa universidade, sim, desde que apresentes os critérios necessários. Isso é independente do facto de seres licenciado num politécnico ou numa universidade. Aliás muitos licenciados em DTN vão depois tirar um mestrado na FMUL em Nutrição Clínica.

Matrícula
8 Fevereiro 2019
No final não há diferença entre os licenciados em Dietética e Nutrição ou em Ciências da Nutrição. Após entrada na Ordem, são todos nutricionistas! Importa mais a qualidade do teu trabalho e o teu desempenho do que propriamente qual dos dois cursos tiraste.

Podes tirar um mestrado numa universidade, sim, desde que apresentes os critérios necessários. Isso é independente do facto de seres licenciado num politécnico ou numa universidade. Aliás muitos licenciados em DTN vão depois tirar um mestrado na FMUL em Nutrição Clínica.
Olá, o curso de dietética e nutrição dá equivalências para se ao fim do 1 ano quisermos tentar transferência para a FMUL ou fcnaup? Obrigada 😘

• Like

Patrícia99

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2016
Curso
Ciências da Nutrição
Instituição
FMUL
Olá, o curso de dietética e nutrição dá equivalências para se ao fim do 1 ano quisermos tentar transferência para a FMUL ou fcnaup? Obrigada 😘
Olá! Depende se eles aceitam equivalências a cadeiras que são semelhantes ou não. No meu caso não foi necessário porque fiz as cadeiras integralmente portanto não tenho essa informação. Contacta os serviços académicos dessas faculdades. 😘

• Like
Reactions: LauraNCarvalho

JessicDias

Membro Caloiro
Matrícula
21 Janeiro 2019
Olá @Patrícia99 pelo que entendi estiveste na estesl em dietética e nutricao, correcto? O tipo de ensino é muito diferente da faculdade de Medicina? O que achaste do curso de DN? Porque mudaste? Desde já agradeço a tua ajuda.

• Like

Patrícia99

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2016
Curso
Ciências da Nutrição
Instituição
FMUL
Olá @Patrícia99 pelo que entendi estiveste na estesl em dietética e nutricao, correcto? O tipo de ensino é muito diferente da faculdade de Medicina? O que achaste do curso de DN? Porque mudaste? Desde já agradeço a tua ajuda.
Olá! Tal como disse em respostas anteriores a única razão pela qual mudei foi só mesmo porque a FMUL era a minha faculdade de eleição desde pequena. Portanto quando surgiu oportunidade de mudar para lá foi o que fiz ☺ Sendo uma universidade o ensino é capaz de se tornar mais teórico, pelo menos numa parte inicial, tendo como parte da avaliação mais exames.Na ESTeSL apercebi-me de que há mais avaliação contínua do que obrigatoriedade de exames. Mas no final vai tudo dar ao mesmo, tanto tires o curso numa faculdade ou noutra vais ter a mesma designação - Nutricionista (após entrada na Ordem, claro). 😉