D
Deleted member 76490
Guest
Olá a todos, alguém que frequente ciências da nutrição da Nova, possa explicar-me como é o curso, as cadeiras, as respetivas saídas profissionais.
Olá Inês! Eu estou em Ciências da Nutrição na NMS e posso dizer-te que estou a gostar muito do curso!Olá a todos, alguém que frequente ciências da nutrição da Nova, possa explicar-me como é o curso, as cadeiras, as respetivas saídas profissionais.
Como ainda estou no 1º ano, ainda não estou muito familiarizada com a grande maioria das saídas profissionais, por isso não te sei dizer se a maioria dos salários são bons ou não. Para quem quer seguir investigação, convém tirar um mestrado e um doutoramento, no entanto, acho que há pessoas não fazem mestrado e seguem logo para o doutoramento. Nas restantes áreas, penso que não é necessário fazer mestrado, mas claro que pode ser uma mais valia.Olá Carolina!
Muito obrigada pelo teu feedback. É bom receber a opinião de um estudante que esteja a frequentar este curso. Tenho muito interesse na área da nutrição, mas ainda não sei ao certo se este é o curso ideal para mim (faço fingers crossed para ter boas notas nos exames, neste momento é o que realmente preciso). Quais são as tuas perspetivas para o futuro, normalmente os estudantes de nutrição tiram algum mestrado?
E outra coisa, oiço muitas pessoas a dizer que com este curso as pessoas acabam em farmácias e ginásios a ganhar mais ou menos bem. Isto é verdade, ou existem outras áreas com grande saída para os nutricionistas?
Por fim, sei que a NMS abriu menos vagas este ano do que a faculdade de medicina. Será que abrem mais vagas este ano 2019/2020, e a média subirá?
Muito Obrigada
Inês
Olá! Eu estou no 12°ano e ciências da nutrição é algo que está nas minhas opções, estou indecisa entre nutrição e fisioterapia...
Será que alguém me poderia falar um pouco de como é o curso de ciências da nutrição? Como é o ambiente na Universidade? E quais são as opções de trabalho?
Obrigada!
Olá Bia!! Espero que esteja tudo bem
Tal como a CarolinaPereira, também estou em Ciências da Nutrição na NOVA. Vamos ver se te consigo ajudar...
Sendo muito sincera, não te posso falar muito sobre como todo o curso é aqui. Como se calhar sabes, este é o primeiro ano que esta licenciatura abre nesta faculdade e, portanto, (ainda!!) não te posso dar muitos detalhes das cadeiras que temos no 2º, 3º e 4º ano. Mas tenho que dizer que, de facto, está tudo muito bem organizado.
O corpo docente é 5 estrelas. É bastante jovem e nota-se que estão mesmo muito motivados com esta licenciatura e sentimos mesmo que eles querem que os seus alunos sejam excelentes profissionais e futuros opinion leaders.
Relativamente ao curso em si, temos um contacto com a área da nutrição desde o início. A verdade é que todas as unidades curriculares que tivémos até agora, por muito diferentes que fossem, eram sempre orientadas tendo como o foco a Nutrição. Por exemplo, nós não tivémos Bioquímica em geral, mas sim aplicada à nutrição. Sociologia e História relacionada com a Nutrição e com áreas em que um Nutricionista pode atuar. E sempre assim...
Relativamente ao ambiente da faculdade, não tenho nada de mau a apontar. No início, podia ser intimidante haver apenas 17 alunos de Nutrição num universo de centenas de alunos de Medicina... Mas a verdade é que não podíamos ter sido mais bem recebidos. Há um enorme sentimento de entre-ajuda.
As opções de trabalho são imensas. Óbvio que não te posso detalhar muito porque nem eu própria sinto que conheço metade do que um nutricionista pode fazer. Mas a verdade é que a alimentação é algo comum a TODA a gente! Como tal, é necessário um nutricionista nas mais diversas áreas – na investigação, no ensino, na indústria, nos meios de comunicação social,...
Espero que este testamento tenha ajudado!
Se tiveres mais alguma dúvida, está à vontade.
Beijinhos
Oii estou prestes a anular a matricula em matematica aplicada e vou seguir o que realmente gosto: nutrição!! Estou feita ao bife porque sou estrangeira e vou ter de aprender biologia e F&Q portuguesa em 1 ano mas espero conseguir!! Adorei ver o que escreveste sobre a NMS e gostava de saber mais coisas se possível. Se eu quiser trabalhar na área do desporto por exemplo, vou decidir isso no estágio em que concorra?Como ainda estou no 1º ano, ainda não estou muito familiarizada com a grande maioria das saídas profissionais, por isso não te sei dizer se a maioria dos salários são bons ou não. Para quem quer seguir investigação, convém tirar um mestrado e um doutoramento, no entanto, acho que há pessoas não fazem mestrado e seguem logo para o doutoramento. Nas restantes áreas, penso que não é necessário fazer mestrado, mas claro que pode ser uma mais valia.
Uma coisa importante que se calhar não sabes é que quando acabamos o curso não somos automaticamente nutricionistas. Temos de realizar um estágio à ordem dos nutricionistas, com a duração de 800 horas, no mínimo. Só depois é que podemos exercer a profissão de nutricionista.
Relativamente ao número de vagas, não sei se vai aumentar, mas tecnicamente o curso está organizado para receber mais alunos, no entanto, a universidade é que não disponibilizou mais vagas, uma vez que teve de haver uma redução de vagas em Lisboa.
![]()
Estou a concorrer a Medicina como titular de curso superior mas também queria concorrer a CN na NMS.
Este ano só abrem três vagas, alguém sabe quais os critérios e nota do último colocado por este regime no ano passado 2020/2021?
O estágio no último semestre consiste em quê, estágio clínico, em ambiente hospitalar?
Como está a empregabilidade? É preciso de ter um CV cheio de "floreados" extra-curriculares?
Obrigado pelo feedback @Sérgio Miguel. Realmente tinha ideia de que a empregabilidade não era das melhores. Chego à conclusão de que na área da saúde não há por onde escolher para além de medicina se o objetivo é ter um emprego garantido no final do curso (pelo menos enquanto há vagas no internato para todos os candidatos). Por isso mudei de ideias, e ou é medicina ou uma engenharia.
Chego à conclusão de que na área da saúde não há por onde escolher para além de medicina se o objetivo é ter um emprego garantido no final do curso (pelo menos enquanto houver vagas no internato para todos os candidatos).
Quantos ficam de fora? Ainda assim a seleção/colocação faz-se por uma prova de acesso e não através de critérios subjetivos e à discrição do empregador.
Acho que a situação está bem explicada, mas os números não estão bem. Se não estou em erro, no ano passado existiram 1885 vagas para 2279 candidatos (dá os cerca de 400 que ficaram de fora). Também não corresponde ao nº de vagas para o Internato de Formação Geral, que foram 2110.Se não me engano, o internato médico estava ou foi fixado em cerca de 2400 vagas em 2020. Nesse mesmo ano, 400 médicos não conseguiram especialidade (mas o número real será superior dado que nem todos os recem licenciados se candidatam). Pode não parecer um número muito grande dado o universo da classe profissional. Contudo, esta problemática vai ser sempre retroativa piorando ao longo do tempo (acumular de médicos sem especialidade de um ano para o outro e o aumento dos numeros clausurus que ainda se vão refletir). Daí falar mais das possibilidades que possam existir com o mestrado de medicina e não na carreira médica... é muito tentador pensar que como a especialidade depende das nossas capacidades individuais, há maior "possiblidade" de conseguirmos ou de não sofrermos de influências externas. Mas a verdade é que todos estão a pensar dessa forma e cada vez mais, ficar fora da especialidade, é ter uma boa nota no exame.
Acho que a situação está bem explicada, mas os números não estão bem. Se não estou em erro, no ano passado existiram 1885 vagas para 2279 candidatos (dá os cerca de 400 que ficaram de fora). Também não corresponde ao nº de vagas para o Internato de Formação Geral, que foram 2110.
As 2400 vagas foram fixadas no ano de 2020, para 2021. Era isso que não tinha a certeza. Sabia que tinham sido fixadas o ano passado, mas não tinha a certeza se tinham aberto já no ano vigente (sendo que isto foi o que foi comunicado na comunicação social, não sei se realmente foi isso que aconteceu este ano).