Ciências da Nutrição para Medicina

violet33

Membro
Matrícula
10 Março 2021
Olá a todos!

Tal como o tópico já indica, desejo ingressar em Medicina, já que é o meu sonho desde criança ser pediatra (um pouco clichê, mas é a realidade). Contudo, o meu percurso no secundário não foi o ideal e acabei com uma média final que não me permitiu entrar no curso que tanto ambiciono.

No entanto, ingressei em ciências da nutrição e digo que estou a ter uma ótima experiência. Mesmo gostando do curso onde me encontro neste momento, a paixão que tenho pela Medicina é maior, o que muitas vezes me deixa ficar desmotivada com o meu percurso atual.

Sendo assim, venho por este meio pedir ajuda a alguém que esteja a par deste tipo de situação.

Bom, sei que tenho 2 opções: terminar a licenciatura em ciências da nutrição e posteriormente candidatar-me a medicina pela concurso dos licenciados ou repetir os exames do secundário. Tendo em conta que tive que mudar de cidade para ciências da nutrição, tenho receio em optar pelos exames nacionais :/

O que acham que seria melhor fazer nesta situação? Tenho outra escolha?

Obrigada pela atenção!

Última edição:

Sérgio Miguel

Membro Veterano
Matrícula
11 Junho 2019
Olá a todos!

Tal como o tópico já indica, desejo ingressar em Medicina, já que é o meu sonho desde criança ser pediatra (um pouco clichê, mas é a realidade). Contudo, o meu percurso no secundário não foi o ideal e acabei com uma média final que não me permitiu entrar no curso que tanto ambiciono.

No entanto, ingressei em ciências da nutrição e digo que estou a ter uma ótima experiência. Mesmo gostando do curso onde me encontro neste momento, a paixão que tenho pela Medicina é maior, o que muitas vezes me deixa ficar desmotivada com o meu percurso atual.

Sendo assim, venho por este meio pedir ajuda a alguém que esteja a par deste tipo de situação.

Bom, sei que tenho 2 opções: terminar a licenciatura em ciências da nutrição e posteriormente candidatar-me a medicina pela concurso dos licenciados ou repetir os exames do secundário. Tendo em conta que tive que mudar de cidade para ciências da nutrição, tenho receio em optar pelos exames nacionais :/

O que acham que seria melhor fazer nesta situação? Tenho outra escolha?

Obrigada pela atenção!
É assim, estando em nutrição, as tuas opções são mesmo essas. Mas nada garantido, até porque muitos dos teus colegas de curso vão fazer o mesmo (até porque nutrição atualmente está vista como uma alternativa enquanto não se entra para medicina). Eu continuo a achar licenciaturas como Ciências Farmacêuticas, Medicina Dentária ou Veterinária mais vantajosas até porque no terceito ano já és licenciada e já podes tentar os concursos especiais para medicina (poupas um ano).

Não querendo fazer os exames, foca-te nos concursos que apostem mais na média de licenciatura, nos cursos que tens ou graus académicos. Há concursos em que na formula de seriação dão cotação por teres disciplinas de medicina já feitas e pode ser uma alternativa ires fazendo unidades isoladas de medicina enquanto tiras a licenciatura. Basicamente, ve todos os concursos para licenciados que há, e foca-te naqueles em que os critérios de seriação serão mais vantajosos para ti.