Ciências da Nutrição - Proposta de alteração estágio profisisonal por formação de 6 meses

Sérgio Miguel

Membro Veterano
Matrícula
11 Junho 2019
Boa Tarde,

A aprovação de estágios profissionais obrigatóriamente remunerados está a criar problemas para algumas ordens profissionais. Contudo, sendo eu da área das Ciências da Nutrição, é relativamente à Ordem dos Nutricionistas que estou preocupado.

Tive conhecimento recentemente que é intenção da atual Bastonária da Ordem dos Nutricionistas (Dra. Liliana Sousa) subsituir o atual modelo de estágios remunerados por uma formação de 6 meses. Na sua mensagem de 17 de junho de 2024 (https://www.ordemdosnutricionistas.pt/noticia.php?id=1651), pode-se ler que a atual direção apresentou um oficio para nova alteração aos Estatutos da Ordem dos Nutricionistas, com objetivo de se retirar o estágio profissional, e substituir por uma formação de 6 meses. Ou seja, os recém-licenciados irião pagar mais 6 meses (além dos 4 anos de licenciatura) por uma formaçao teórica.

Como a meu ver este assunto irá afetar mais os estudantes que os membros atuais, decidi expor a situação aqui. Já contactei por e-mails a Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (deixando em CC as associações associadas) como o intuito de a alertar sobre esta questão e tentar negociar a situação com a ON. Contudo, não obtendo resposta, decidi arranjar outro meio de informar os estudantes para que estejam atentos a este tipo de alterações.

Com os melhores cumprimentos