Ciências da Nutrição

Barbara2096

Membro Veterano
Matrícula
13 Julho 2015
Sim é possivel em qualquer curso. CN é um curso fácil, tirando uma ou outra disciplina, não é por si um curso exigente.
Quanto ao concurso de maiores de 23, por norma, costuma ter menos candidatos que os concursos de de tranferência de curso ou licenciados (em todas as licenciaturas). Muita gente que vai para CN é com o intuito de seguir outra licenciatura. Se fores ver na DGES, nos 4 cursos publicos, em 2020 mais de 50% dos alunos entrou sem ser essa a sua primeira opção. Por isso, acho que seja mais um ponto favorável para ti, pois não me acredito que haja assim tantos candidatos a querer CN no concurso de maiores de 23.
Obrigada pela tua resposta, deu-me mais motivação :)

Já agora, por acaso sabes que parâmetros é que eles avaliam na entrevista de M23? E no curriculo?

Última edição:

Sérgio Miguel

Membro Veterano
Matrícula
11 Junho 2019
Obrigada pela tua resposta, deu-me mais motivação :)

Já agora, por acaso sabes que parâmetros é que eles avaliam na entrevista de M23? E no curriculo?
Não faço ideia. Mas por norma, no cocurso de maiores de 23, o que vai decidir a tua entrada será a prova de ingresso. O curriculo não pode avaliar muito porque supostamente esse concurso de acesso é para pessoal que acabou o secundário e não ingressou logo no ensino superior. Na entrevista, pouco mais deve ser que a motivação e capacidade para realizar o curso. Mas sinceramete, se conseguires ter uma boa avaliação na prova de ingresso, ninguém te pode prejudicar muito. Vais ver que vão exitir mais vagas que alunos a candidatar-se. Por isso não te preocupes muito. CN não é atualmente um licenciatura de muito interesse para esse tipo de concursos

Barbara2096

Membro Veterano
Matrícula
13 Julho 2015
Não faço ideia. Mas por norma, no cocurso de maiores de 23, o que vai decidir a tua entrada será a prova de ingresso. O curriculo não pode avaliar muito porque supostamente esse concurso de acesso é para pessoal que acabou o secundário e não ingressou logo no ensino superior. Na entrevista, pouco mais deve ser que a motivação e capacidade para realizar o curso. Mas sinceramete, se conseguires ter uma boa avaliação na prova de ingresso, ninguém te pode prejudicar muito. Vais ver que vão exitir mais vagas que alunos a candidatar-se. Por isso não te preocupes muito. CN não é atualmente um licenciatura de muito interesse para esse tipo de concursos
Por acaso já tenho uma licenciatura, mas estive a pesquisar e candidatar-me através de titulares de outros CS, poderá ser mais complicado pois só há 3 vagas. E sei que por este regime não consigo "lutar" para entrar, por isso é que quero tentar através dos M23..

Não querendo ser muito chata 😅 já várias pessoas me disseram que a empregabilidade é muita baixa. Em que área da nutrição há mais emprego?

• Like
Reactions: Sérgio Miguel

Sérgio Miguel

Membro Veterano
Matrícula
11 Junho 2019
Por acaso já tenho uma licenciatura, mas estive a pesquisar e candidatar-me através de titulares de outros CS, poderá ser mais complicado pois só há 3 vagas. E sei que por este regime não consigo "lutar" para entrar, por isso é que quero tentar através dos M23..

Não querendo ser muito chata 😅 já várias pessoas me disseram que a empregabilidade é muita baixa. Em que área da nutrição há mais emprego?
Relativamente à empregabilidade sim ... o mercado já está mais que saturado e as condições de trabalho são precárias. O que pode haver ainda é Alimentação Coletiva (trabalhar em cantinas) ou empresas de prestações de serviços (Farmodietica, Nutri4Solutions, nutri2coach, uriach e assim). No primeiro caso, és contratada como subencarregada ou encarregada (há quem meta gestor no linkedin, mas dá no mesmo). Contratos por volta dos 800e. Nos outros casos, problemas dos recibos verdes. E tirando a farmodiética, em que pagam melhor, nas outras estamos a falar de pouco mais que o ordenado minimo a recibos.

Podes ter uma noção do que te digo aqui: https://www.ordemdosnutricionistas.pt/documentos/observatorio/2020/RelatorioCOVID19-042020.pdf. Ao analisares os gráficos, tem em atenção que a mediana de idades dos membros na ON é quase de 30 anos (ou seja, vais ver muitas linhas, mas as que importam são as faixas etárias de 35 anos para baixo).

E as coisas pioraram. Estou há quase 1 ano à espera que a ordem lance as atualizações para 2021 (Ordem dos Nutricionistas) mas até agora nada.