Ciências da Saúde

1996 estudante

Membro Caloiro
Matrícula
28 Fevereiro 2015
Boa noite, estou no 12º ano e embora tenha um amor gigante infelizmente não consigo ir para medicina por causa da média. Contudo estou a ver formas de entrar mas de forma indirecta digamos assim.
Ou seja ia para um curso e depois fazia provas de acesso. Ao ver todos os cursos deparei-me com ciências da saúde, alguém me pode dizer em que se centra mesmo este curso e o que acham da minha ideia por favor.
É que ando literalmente desesperada porque é mesmo algo que queria fazer.
Obrigado desde já

• Like
Reactions: saradeoliveira
Ei, não sei se ainda vais a tempo de ler isto, mas pode servir para mais alguém que esteja curioso.

Eu estou em LCS. O plano de estudos que está no site (http://www.fc.ul.pt/sites/lic_ciencias_da_saude/plano-estudos.html) é ainda o actual, com algumas incorrecções, e por aí podes ver mais ou menos aquilo em que se centra. Não é muito diferente daquilo que encontrarias nos primeiros anos de Medicina ou Ciências Farmacêuticas, por exemplo. É variado o suficiente para poderes interessar-te por uma qualquer área do conhecimento e prosseguires um mestrado (neurociências, análises clínicas, gestão hospitalar...), mas vejo que não é nisso que estás a pensar. De facto, o curso oferece-te a possibilidade de aceder a três concursos especiais apenas para licenciados em Ciências da Saúde, com 5 vagas para Medicina, 5 vagas para Medicina Dentária e 5 vagas para Ciências Farmacêuticas. Os concursos são seriados pela média final de curso.

Se o teu objectivo é Medicina, é uma possibilidade a ter em conta, mas repara que são 3 anos, apenas 5 pessoas podem entrar, ou seja, tens de ter uma das 5 melhores médias entre as pessoas que se candidatarem a Medicina pelo curso (também não são assim tantas, o ano passado foram menos de 10 a candidatar-se), e no fim não tens assim tantas equivalências a Medicina quanto isso, portanto não recuperas os 3 anos inteiros.

Se tiveres azar na questão da média, podes não tirar partido do concurso especial de LCS e ir pelo concurso geral de licenciados a qualquer Faculdade de Medicina do país, mas nesse caso tens de trabalhar para demonstrar interesse na área, por exemplo participar em estágios em laboratórios, enfim,enriquecer o teu currículo e fazer uma boa impressão na entrevista.

Se tiveres alguma dúvida, fala.

Para quem estiver interessado, aviso-vos que o regulamento foi completamente alterado há menos de um mês, as 5 vagas específicas para LCS terão sido completamente aglutinadas ao concurso especial, que pede a entrevista e enfim, dificulta um pouco a vida aos actuais estudantes do curso, mas continua a ser uma alternativa viável. Recomendo-vos que leiam o regulamento, deverão encontrá-lo na página da faculdade.

• Like
Reactions: a fish
Ola, boa noite.
Eus sou do 12º ano e tal como uma pessoa a que respondeste num forum de conversa, eu não consigo ir para medicina pois so tenho media de 17 e estou praticamente decidido a ir para Ciencias da Saude para Lisboa, a unica universidade com este curso. Mas eu nao quero dar um tiro no escuro e por isso queria pedir a tua opiniao e conselhos que me possas dar, por favor, ja que és alguem que está muito por dentro do assunto, estando nesse curso.
Obrigado :)

• Like
Reactions: highschoolgurl
Boas.
Antes de mais, média de 17 não é um desastre (para Medicina) se te concentrares mesmo muito nos exames nacionais.

Agora quanto à Licenciatura em Ciências da Saúde, apanhaste-me numa altura interessante, visto que soube há aproximadamente uma hora(!) que o regime que vigorou até ao último ano mudou completamente para já este ano lectivo (sendo eu do 3º e último ano, estou também abrangido). O que se passava até há uns meses, era que entravas para LCS, fazias o curso, e no fim apenas a tua média final de curso relativa aos outros candidatos do mesmo curso decidia se entravas ou não.

Tudo isso acabou. Agora o curso de LCS só te permite entrada no concurso de licenciados (para qualquer curso), que tem em conta não a tua média final de curso, mas a duração do curso, se é licenciatura, mestrado ou doutoramento, o número de cadeiras feitas, etc. e uma entrevista em que és avaliado pessoalmente pelo teu perfil, onde pedem um curriculum vitae...

Tendo eu uma das médias mais elevadas do meu ano, acho que podes perceber que estou ligeiramente (isto pode ser um eufemismo) preocupado com esta situação, visto que enquanto antes estava quase certo de entrar, agora estou praticamente em igualdade com os meus colegas, sem contar com todas as outras pessoas que irão concorrer fora do meu curso.

Se estiveres interessado/a no funcionamento do corpo humano ou nos princípios básicos da medicina, continua a ser um curso que te oferece possibilidades de saber mais sobre isso, mas tens de ter em conta que não é um curso profissionalizante, e portanto tens mesmo de prosseguir estudos para um mestrado. Existem professores muito bons, das faculdades científicas da UL, e quem sabe se eles não te darão orientação muito valiosa que te ajude no teu futuro?

Para o acesso a Medicina, ainda não li com atenção o regulamento, mas poderá haver algumas muito superficiais bonificações para alunos de LCS, mas a entrevista continua a ser muito mais importante. Não te vou recomendar que venhas para LCS nem te digo para fugires , mas a situação mudou e portanto tem em conta que já não é o mesmo percurso (algo facilitado) que antes. Procura um curso cujo plano de estudos te entusiasme, procura entusiasmar-te e tomar parte em actividades científicas e de voluntariado extracurriculares em qualquer curso que faças, e terás uma boa chance no concurso de acesso a licenciados se ainda houver daqui a uns anos...

Boas.
Antes de mais, média de 17 não é um desastre (para Medicina) se te concentrares mesmo muito nos exames nacionais.

Agora quanto à Licenciatura em Ciências da Saúde, apanhaste-me numa altura interessante, visto que soube há aproximadamente uma hora(!) que o regime que vigorou até ao último ano mudou completamente para já este ano lectivo (sendo eu do 3º e último ano, estou também abrangido). O que se passava até há uns meses, era que entravas para LCS, fazias o curso, e no fim apenas a tua média final de curso relativa aos outros candidatos do mesmo curso decidia se entravas ou não.

Tudo isso acabou. Agora o curso de LCS só te permite entrada no concurso de licenciados (para qualquer curso), que tem em conta não a tua média final de curso, mas a duração do curso, se é licenciatura, mestrado ou doutoramento, o número de cadeiras feitas, etc. e uma entrevista em que és avaliado pessoalmente pelo teu perfil, onde pedem um curriculum vitae...

Tendo eu uma das médias mais elevadas do meu ano, acho que podes perceber que estou ligeiramente (isto pode ser um eufemismo) preocupado com esta situação, visto que enquanto antes estava quase certo de entrar, agora estou praticamente em igualdade com os meus colegas, sem contar com todas as outras pessoas que irão concorrer fora do meu curso.

Se estiveres interessado/a no funcionamento do corpo humano ou nos princípios básicos da medicina, continua a ser um curso que te oferece possibilidades de saber mais sobre isso, mas tens de ter em conta que não é um curso profissionalizante, e portanto tens mesmo de prosseguir estudos para um mestrado. Existem professores muito bons, das faculdades científicas da UL, e quem sabe se eles não te darão orientação muito valiosa que te ajude no teu futuro?

Para o acesso a Medicina, ainda não li com atenção o regulamento, mas poderá haver algumas muito superficiais bonificações para alunos de LCS, mas a entrevista continua a ser muito mais importante. Não te vou recomendar que venhas para LCS nem te digo para fugires , mas a situação mudou e portanto tem em conta que já não é o mesmo percurso (algo facilitado) que antes. Procura um curso cujo plano de estudos te entusiasme, procura entusiasmar-te e tomar parte em actividades científicas e de voluntariado extracurriculares em qualquer curso que faças, e terás uma boa chance no concurso de acesso a licenciados se ainda houver daqui a uns anos...

Sempre se verifica a alteração do regime de 5 vagas para medicina?

Boa Tarde, estou no 11ºano e medicina sempre foi o meu sonho mas não sei se consigo entrar por causa das medias então comecei a ver outras opções e vi ciências da saúde, mas ainda não consegui perceber uma coisa, este curso serve apenas como "entrada" para outros cursos de saúde ou tem alguma saída profissional? Alguém me pode esclarecer?
Obrigada

Boa Tarde, estou no 11ºano e medicina sempre foi o meu sonho mas não sei se consigo entrar por causa das medias então comecei a ver outras opções e vi ciências da saúde, mas ainda não consegui perceber uma coisa, este curso serve apenas como "entrada" para outros cursos de saúde ou tem alguma saída profissional? Alguém me pode esclarecer?
Obrigada
Eu acho que este curso requer que prossigas os estudos, não é profissionalizante.

Última edição:
Boa noite. Ao contrário do que se tem sido falado aqui, eu tenho interesse na área da Medicina enquanto objeto de estudo, mas não enquanto profissão (ou seja, em termos práticos a Medicina não me agrada!). Assim sendo, o curso de Ciências da Saúde pareceu-me interessante. A minha questão prende-se com o tipo de saídas profissionais (já supondo que eu me especializaria numa área de mestrado)... Preocupa-me que se possa trabalhar apenas em investigação. Se não, quais as outras opções? Obrigada!

Boa noite. Ao contrário do que se tem sido falado aqui, eu tenho interesse na área da Medicina enquanto objeto de estudo, mas não enquanto profissão (ou seja, em termos práticos a Medicina não me agrada!). Assim sendo, o curso de Ciências da Saúde pareceu-me interessante. A minha questão prende-se com o tipo de saídas profissionais (já supondo que eu me especializaria numa área de mestrado)... Preocupa-me que se possa trabalhar apenas em investigação. Se não, quais as outras opções? Obrigada!
Não estás de todo limitada à investigação, muito do curso é dado com vista a formar profissionais da saúde. Infelizmente, não tenho muito contacto com pessoas que já tenham terminado o curso, mas a página de cursos do 2º ciclo tem algumas das opções possíveis para prosseguir os estudos após o término do curso: http://www.fc.ul.pt/sites/lic_ciencias_da_saude/segundos-ciclos.html

Profissionais de saúde como assim? :)

Boas tardes,

Estava a pensar em colocar Ciências Biomédicas em segunda ou terceira opção.
Acontece que aqui em Lisboa, não encontro nenhuma Faculdade pública que tenha esse curso, pelo menos com a fama do curso de Ciências Biomédicas em Aveiro. Então, após alguma pesquisa, percebi que dava para seguir Mestrado em Ciências Biomédicas, após uma licenciatura em Ciências da Saúde. Esse mestrado terá alguma restrição, como tem o curso de medicina? Ou seja, é necessário ter certas notas/perfil adequado na licenciatura em ciências da saúde, para então concorrer a certo número de vagas existentes nesse mestrado como acontece em medicina? Se estiver confuso, eu posso explicar melhor.

Obrigado

Não estás de todo limitada à investigação, muito do curso é dado com vista a formar profissionais da saúde. Infelizmente, não tenho muito contacto com pessoas que já tenham terminado o curso, mas a página de cursos do 2º ciclo tem algumas das opções possíveis para prosseguir os estudos após o término do curso: http://www.fc.ul.pt/sites/lic_ciencias_da_saude/segundos-ciclos.html

Boa noite,
Consegues explicar a diferença entre Ciências Biomédicas (UA) e Ciências da Saúde?

• Like
Reactions: João Rosado
Boa noite,
Consegues explicar a diferença entre Ciências Biomédicas (UA) e Ciências da Saúde?
Spiri, A ideia destes cursos é mais ou menos a mesma, só que os alunos de Ciências Biomédicas tem uma licenciatura essencialmente virada para a investigação nas áreas de Biologia essencialmente vertente da Saúde, já o curso de Ciências da Saúde é uma licenciatura de 3 anos que te permite depois seguir um mestrado na área da Saúde e exerceres uma actividade mais especifica (Neurociências, Dietética e Nutriçao, etc...) o curso de ciências de saúde é tipo um pré-mestrado, são 3 anos muito abrangentes que depois te permitem, encontrar o que realmente queres fazer, e especificares-te nessa área.
Se não tiveres compreendido pergunta outra vez que eu tento explicar melhor

Boas tardes,

Estava a pensar em colocar Ciências Biomédicas em segunda ou terceira opção.
Acontece que aqui em Lisboa, não encontro nenhuma Faculdade pública que tenha esse curso, pelo menos com a fama do curso de Ciências Biomédicas em Aveiro. Então, após alguma pesquisa, percebi que dava para seguir Mestrado em Ciências Biomédicas, após uma licenciatura em Ciências da Saúde. Esse mestrado terá alguma restrição, como tem o curso de medicina? Ou seja, é necessário ter certas notas/perfil adequado na licenciatura em ciências da saúde, para então concorrer a certo número de vagas existentes nesse mestrado como acontece em medicina? Se estiver confuso, eu posso explicar melhor.

Obrigado
Não tenho a certeza que esta seja a tua duvida, mas se não for corrige-me. Tu queres sabes se o mestrado em CBM tem requisitos? Numero de vagas, notas entre outros?
Se esta for a tua pergunta... A resposta é sim... Mas todos os mestrados tem um limite de vagas, ou dão especial atenção a alunos provenientes de certos cursos e isso tem de ver na informação do mestrado que tu queres, deve haver lá uma pagina/link/adereço a dizer algo do género "condições de acesso" e é ai que tens de ver se tens tudo, as Medias contam sempre... Livramos-nos do secundário... mas as médias continuam a ditar ficares com um um bom emprego ou entrares numa especialização que querias muito, já não é tudo, mas boas notas ajudam sempre

• Like
Reactions: Luís Soares
Spiri, A ideia destes cursos é mais ou menos a mesma, só que os alunos de Ciências Biomédicas tem uma licenciatura essencialmente virada para a investigação nas áreas de Biologia essencialmente vertente da Saúde, já o curso de Ciências da Saúde é uma licenciatura de 3 anos que te permite depois seguir um mestrado na área da Saúde e exerceres uma actividade mais especifica (Neurociências, Dietética e Nutriçao, etc...) o curso de ciências de saúde é tipo um pré-mestrado, são 3 anos muito abrangentes que depois te permitem, encontrar o que realmente queres fazer, e especificares-te nessa área.
Se não tiveres compreendido pergunta outra vez que eu tento explicar melhor

O que queres dizer com atividade mais específica, e o que se pode fazer na área das Neurociências?
Eu inicialmente pensava que Ciências da Saúde era um curso mais virado para desporto e nutrição. Mas agora é que vi que realmente tem mais ciência.

O que queres dizer com atividade mais específica, e o que se pode fazer na área das Neurociências?
Eu inicialmente pensava que Ciências da Saúde era um curso mais virado para desporto e nutrição. Mas agora é que vi que realmente tem mais ciência.
Sei que na Faculdade de Lisboa, o curso de Ciências da Saúde tem um mestrado em Neurociencias, portanto quem vem de Ciências da Saúde, deve poder fazer investigação nessa área, que é uma área que agora se fala muito.
Com um trabalho mais especifico é: à licenciaturas que quando acabas podes ir logo trabalhar! Ciências da Saúde, não é propriamente uma delas, ela requer um mestrado, claro que podes fazer sempre analises clincias(se nao me engano), mas é uma licenciatura para tu depois seguires sempre para mestrado

Boa noite ,

depois de concluir os 3 anos do curso temos obrigatoriamente de fazer uma especialização/mestrado, certo? No caso de por exemplo nutrição clínica quando terminar o mestrado quais são as saídas profissionais ???