Boas.
Antes de mais, média de 17 não é um desastre (para Medicina) se te concentrares mesmo muito nos exames nacionais.
Agora quanto à Licenciatura em Ciências da Saúde, apanhaste-me numa altura interessante, visto que soube há aproximadamente uma hora(!) que o regime que vigorou até ao último ano mudou completamente para já este ano lectivo (sendo eu do 3º e último ano, estou também abrangido). O que se passava até há uns meses, era que entravas para LCS, fazias o curso, e no fim apenas a tua média final de curso relativa aos outros candidatos do mesmo curso decidia se entravas ou não.
Tudo isso acabou. Agora o curso de LCS só te permite entrada no concurso de licenciados (para qualquer curso), que tem em conta não a tua média final de curso, mas a duração do curso, se é licenciatura, mestrado ou doutoramento, o número de cadeiras feitas, etc. e uma entrevista em que és avaliado pessoalmente pelo teu perfil, onde pedem um curriculum vitae...
Tendo eu uma das médias mais elevadas do meu ano, acho que podes perceber que estou ligeiramente (isto pode ser um eufemismo) preocupado com esta situação, visto que enquanto antes estava quase certo de entrar, agora estou praticamente em igualdade com os meus colegas, sem contar com todas as outras pessoas que irão concorrer fora do meu curso.
Se estiveres interessado/a no funcionamento do corpo humano ou nos princípios básicos da medicina, continua a ser um curso que te oferece possibilidades de saber mais sobre isso, mas tens de ter em conta que não é um curso profissionalizante, e portanto tens mesmo de prosseguir estudos para um mestrado. Existem professores muito bons, das faculdades científicas da UL, e quem sabe se eles não te darão orientação muito valiosa que te ajude no teu futuro?
Para o acesso a Medicina, ainda não li com atenção o regulamento, mas poderá haver algumas muito superficiais bonificações para alunos de LCS, mas a entrevista continua a ser muito mais importante. Não te vou recomendar que venhas para LCS nem te digo para fugires , mas a situação mudou e portanto tem em conta que já não é o mesmo percurso (algo facilitado) que antes. Procura um curso cujo plano de estudos te entusiasme, procura entusiasmar-te e tomar parte em actividades científicas e de voluntariado extracurriculares em qualquer curso que faças, e terás uma boa chance no concurso de acesso a licenciados se ainda houver daqui a uns anos...