Ciências do Desporto, Fisioterapia ou Reabilitação Psicomotora?

mvrm

Membro Caloiro
Matrícula
23 Setembro 2017
Saudações!
Frequento o 12º ano e estou indecisa sobre que curso colocar como 1ª opção, ...
Os cursos que me interessam são: Ciências do Desporto (FMH), Fisioterapia e Reabilitação Psicomotora (FMH).
Sei que os planos de estudo de um mesmo curso mudam consoante a universidade e já tenho mais ou menos a noção das diferenças e daqueles que à partida parecem ser mais interessantes.
A minha dúvida está relacionada com a empregabilidade e oportunidade de emprego quando comparando os 3 cursos (especialmente entre Fisioterapia e Reabilitação). Gostava também de receber opiniões por parte dos alunos que os frequentam!
Obrigada!

Catarina Loureiro

Membro Caloiro
Matrícula
24 Setembro 2017
Curso
Reabilitação Psicomotora
Instituição
Universidade de Évora
Boa Tarde!

Sou psicomotricista, sou estudante do 1º ano do mestrado de psicomotricidade da universidade de Évora e tirei a licenciatura em reabilitação psicomotora na mesma universidade.
Respondendo à tua dúvida, relativamente à empregabilidade, devo dizer-te que qualquer área, essas ou outras, irás ter dificuldades devido à situação em que o pais se encontra, mas a psicomotricidade mais concretamente irá haver uma dificuldade um pouco maior pelo facto de se tratar de uma profissão que ainda não se encontra legislada. Ainda assim, na minha opinião, basta gostares muito do trabalho que realizas, que consegues ter muito sucesso. Neste momento, o campo da psicomotricidade encontra-se numa fase de maior expansão, que deverá continuar caso os trabalhadores consigam implementar a terapia comprovando os benefícios da mesma.
Agora será importante, a meu ver, verificares se sabes de facto qual é o trabalho do psicomotricista. Digo isto devido às três escolhas que apresentas, escolhas essas muito diferentes umas das outras. Caso precises de ajuda para compreenderes isso mesmo, basta perguntares ;)

Catarina Loureiro

mvrm

Membro Caloiro
Matrícula
23 Setembro 2017
Boa Tarde!

Sou psicomotricista, sou estudante do 1º ano do mestrado de psicomotricidade da universidade de Évora e tirei a licenciatura em reabilitação psicomotora na mesma universidade.
Respondendo à tua dúvida, relativamente à empregabilidade, devo dizer-te que qualquer área, essas ou outras, irás ter dificuldades devido à situação em que o pais se encontra, mas a psicomotricidade mais concretamente irá haver uma dificuldade um pouco maior pelo facto de se tratar de uma profissão que ainda não se encontra legislada. Ainda assim, na minha opinião, basta gostares muito do trabalho que realizas, que consegues ter muito sucesso. Neste momento, o campo da psicomotricidade encontra-se numa fase de maior expansão, que deverá continuar caso os trabalhadores consigam implementar a terapia comprovando os benefícios da mesma.
Agora será importante, a meu ver, verificares se sabes de facto qual é o trabalho do psicomotricista. Digo isto devido às três escolhas que apresentas, escolhas essas muito diferentes umas das outras. Caso precises de ajuda para compreenderes isso mesmo, basta perguntares ;)

Catarina Loureiro
Muito obrigada Catarina por contribuires com a tua opinião. Foi uma ajuda!
É verdade que as 3 escolhas que apresento são muito diferentes entre si mas vou tentar explicar-te o porquê de eu, ainda assim, gostar de todas elas (embora cada vez mais me incline para ciências do desporto):
Tenho um grande fascínio pelo mundo da Fisioterapia porque com um pai reumático, uma avó que sofreu durante anos de problemas ósseos, eu que passei uns períodos menos bons da minha vida devido a uma lesão, etc, ganhei um pouquinho de conhecimento na área que foi o bastante para me cativar. Posteriormente descobri o curso de Reabilitação Psicomotora que é igualmente interessante e que encontra-se num de processo de expansão (como disseste) abrindo assim imensas portas no campo da investigação. Por fim, como sou atleta de alta competição e sempre gostei de praticar desporto, o curso de Ciências de Desporto tem-me acompanhado pelo secundário como uma boa opção. Para além de gostar das disciplinas, tem saídas profissionais pelas quais me interesso e revejo.
Agora tenho tentado perceber qual é que é mesmo o caminho pelo qual pretendo seguir.

Última edição: