Ciências do desporto

HERNANI JAMOR

Membro
Matrícula
3 Março 2017
Obrigado :)
Vou tentar fazer o melhor possivel. Se eles virem que sou esforçado a treinar, levam isso em consideração nas provas depois? As modalidades coletivas são as que me considero "mais forte" e as provas de tempos com a prática chego lá porque já levo alguma prática.
A ginástica é que pode me complicar mas espero que consiga passar com os treinos que vou ter. Em relação ao salto em comprimento acho que só mesmo nos treinos verei como estou..mas acho que quem passa na parte de atletismo dos 1000m - 3min30seg acho que consegue o salto em comprimento tbm, nao achas(ou costuma haver varia gente a falhar nisso?)?
Desculpa o incómodo e obrigado pela atenção mais uma vez :)

BeatrizValongo

Membro Caloiro
Matrícula
14 Agosto 2015
Curso
Ciências do Desporto
Instituição
FADEUP
Vou tentar fazer o melhor possivel. Se eles virem que sou esforçado a treinar, levam isso em consideração nas provas depois? As modalidades coletivas são as que me considero "mais forte" e as provas de tempos com a prática chego lá porque já levo alguma prática.
A ginástica é que pode me complicar mas espero que consiga passar com os treinos que vou ter. Em relação ao salto em comprimento acho que só mesmo nos treinos verei como estou..mas acho que quem passa na parte de atletismo dos 1000m - 3min30seg acho que consegue o salto em comprimento tbm, nao achas(ou costuma haver varia gente a falhar nisso?)?
Desculpa o incómodo e obrigado pela atenção mais uma vez :)
Nos treinos, a tua postura no dia, etc, mas também vai tranquilo que só tem de correr bem, os nervos não ajudam!
Reprova mais gente nos 1000m do que no salto em comprimento, isso é verdade, mas não sei, podes até ser um corredor nato e saltar só 50cm ahahahaha, isso depende de cada um! :)

Não há problema, no que puder ajudar força, e boa sorte :)

• Like
Reactions: HERNANI JAMOR

HERNANI JAMOR

Membro
Matrícula
3 Março 2017
Saltar 50cm tbm nao pf ahahah mas tbm nao sou corredor nato, apenas acho que consiga concluir dentro dos limites. Vamos a ver como corre no salto em comprimento. Nos treinos, pode ser que consiga ficar bem preparado para isso :)
Nervoso até posso ficar um bocado(e acho normal estar um pouco até) mas vou com a mentalidade que se nao passar, nao foi porque nao dei tudo. Os treinos costumam ser de quanto tempo? Da parte da manha e da tarde ou apenas de manha/tarde? Quantas horas mais ou menos por dia?

BeatrizValongo

Membro Caloiro
Matrícula
14 Agosto 2015
Curso
Ciências do Desporto
Instituição
FADEUP
Saltar 50cm tbm nao pf ahahah mas tbm nao sou corredor nato, apenas acho que consiga concluir dentro dos limites. Vamos a ver como corre no salto em comprimento. Nos treinos, pode ser que consiga ficar bem preparado para isso :)
Nervoso até posso ficar um bocado(e acho normal estar um pouco até) mas vou com a mentalidade que se nao passar, nao foi porque nao dei tudo. Os treinos costumam ser de quanto tempo? Da parte da manha e da tarde ou apenas de manha/tarde? Quantas horas mais ou menos por dia?
É esse o espírito! :)
Sinceramente não te sei responder, não me lembro! Mas isso é uma questão de ires até à faculdade e informares-te, que vai variando conforme os anos :)

• Like

HERNANI JAMOR

Membro
Matrícula
3 Março 2017
Perguntei porque essa informação eles ainda nao deram, nem sairam ainda as datas das provas mas costuma ser inicio de maio. De qualquer forma, obrigado pelo esclarecimento. Vou tentar treinar o maximo que conseguir nesse mes de abril. So uma ultima pergunta, lembras te mais ou menos de quantos dias por semana podias treinar?

zumbadumba

Membro Veterano
Matrícula
25 Outubro 2015
Boas! Alguém sabe quando são divulgados os resultados dos pré-requisitos da 1ª chamada da FMH? Precisava de saber os resultados o mais rápido possível

HERNANI JAMOR

Membro
Matrícula
3 Março 2017
Boas, gostaria de saber se alguém aqui realizou os pré-requisitos no ISMAI?
Boas João,
Para te ser sincero, para se passar nos pré requisitos do ismai basta aparecer lá no dia praticamente. Sem querer ofender, é praticamente impossivel se reprovar nos pré requisitos do ismai porque basicamente o que fazes na inscriçao é pagar para passares nos mesmos. Não há sequer o grau de dificuldade e de avaliação que existe na fadeup. Mesmo que não faças o que supostamente é para se fazer nos pré requisitos de desporto, a nao ser que sejas muito mas mesmo muito mau, és dado como apto enquanto que na fadeup tens que cumprir tudo para lá entrar. Qualquer falha e és dado como não apto..
Basicamente a fadeup é a melhor universidade de desporto do norte e provavelmente do país e apenas entram aqueles que tem capacidade de passar nos pré requisitos e tem uma média razoável(no minimo). A diferença é que no ismai estas a entrar em privada e é muito basico passar nos pré requisitos. Só para veres a diferença na inscriçao dos pré requisitos na fadeup, pagas 47 e no ismai pagas 150... fora o que pagas depois de propinas na universidade...

Sara Marques

Membro
Matrícula
11 Abril 2016
Boas tardes,

Alguém aqui realizou os pre-requesitos na fadeup?
Gostava muito de saber como correu!
E já agora, alguém que vá a 2a chamada como eu?
Obrigada! :)

Boa sorte a todos!

HERNANI JAMOR

Membro
Matrícula
3 Março 2017
Boas tardes,

Alguém aqui realizou os pre-requesitos na fadeup?
Gostava muito de saber como correu!
E já agora, alguém que vá a 2a chamada como eu?
Obrigada! :)

Boa sorte a todos!
Ola Sara,
Fiz os pré requisitos na fadeup este ano na 1chamada e acho que até me correram bem, mas como ainda nao sairam os resultados não digo nada porque ainda nao é certo xD não quero apanhar uma desilusão se nao passar(mas é muito provável que passe...)
O que queres saber em relaçao aos pré requisitos?

• Like
Reactions: Sara Marques

Sara Marques

Membro
Matrícula
11 Abril 2016
Ola Sara,
Fiz os pré requisitos na fadeup este ano na 1chamada e acho que até me correram bem, mas como ainda nao sairam os resultados não digo nada porque ainda nao é certo xD não quero apanhar uma desilusão se nao passar(mas é muito provável que passe...)
O que queres saber em relaçao aos pré requisitos?
Olá!
Cumpriste todos os requisitos? Boa! :) Tenho imensas questões em mente! :)
Sabes me dizer se houve muita gente a falhar os resultados mínimos que são pedidos?
Estou com algum receio em relação as provas! Gostava de saber como foram organizados os 3 dias, como correu as avaliações em jogos colectivos e como te correu cada uma das provas individuais, a natação, ginastica, salto em comprimento... E também como era o ambiente e as pessoas que estavam a avaliar... Estou muito anciosa! ahah
Obrigada pela atenção! :)

• Like

HERNANI JAMOR

Membro
Matrícula
3 Março 2017
Olá!
Cumpriste todos os requisitos? Boa! :) Tenho imensas questões em mente! :)
Sabes me dizer se houve muita gente a falhar os resultados mínimos que são pedidos?
Estou com algum receio em relação as provas! Gostava de saber como foram organizados os 3 dias, como correu as avaliações em jogos colectivos e como te correu cada uma das provas individuais, a natação, ginastica, salto em comprimento... E também como era o ambiente e as pessoas que estavam a avaliar... Estou muito anciosa! ahah
Obrigada pela atenção! :)
Desculpa só responder agora, mas só vi mesmo hoje
Sairam hoje os resultados e lembrei-me de vir aqui. Felizmente passei nos pré requisitos:) e estava muito ansioso como tu antes de começar. O facto de ter treinado bem para os pré requisitos fez com passasse apesar de a ansiedade e de a adrenalina ser muita mesmo!!
No meu caso, foi segunda atletismo e basquetebol, nataçao na terça e futebol e ginastica na quarta(no site da fadeup tens la o calendario e o resultado dos pre requisitos da 1chamada), mas isso depende dos desportos coletivos que escolhes tambem...
MEU CONSELHO PARA AS PROVAS COLETIVAS---- nao escolhas basquetebol a não ser que sejas jogadora de basquetebol ou que jogues bem. Todas as outras são muito fáceis de se passar pois o que eles mais avaliam é o teu esforço e se cumpres as coisas básicas de jogo. Joga sem medo, sem ser individualista, esforça te e joga simples no inicio para retirar um pouco do nervosismo(voleibol, futebol e andebol)
Começando pelo atletismo, fiz com 10 ou 15 segundos de margem mas já tinha treinado várias vezes e sabia o andamento que tinha de meter pois há muitos lá que se matam na primeira volta e pode dar mau resultado para o resto da prova. Controla bem o ritmo. Vai a faculdade treinar algumas vezes e vais ver melhor qual a velocidade que deves meter. No salto em comprimento, tens 4 tentativas(uma de aquecimento, mas que se fizeres bem nessa passas). Eu passei logo na de aquecimento, mas tambem ja era bom nesta parte. No salto em comprimento é visto a olho e não é medido. Se fizeres mais ou menos, passas e avanças para os 1000m (nao calcar ou passar a fita que eles metem, senao é nulo..)
Na natação, fiz com quase cerca de 10 segundos de margem e passei. Aqui aconselho te a treinar bem porque muita gente pensa que é fácil e reprovam pelo facto de pensarem que é só nadar.. no inicio, eu fazia no limite do tempo, porque ja nao nadava ha muito, mas nao tinha nem a técnica de nadar nem de respiraçao muito boa. Com 2, 3 semanas de treino consegui baixar para volta dos 35seg porque foi uma questao de habito pois ja tinha feito nataçao varios anos mas tinha sido ha muito tempo xD
Aqui eles chamam te e começas quando quiseres. Quando tiveres pronta, saltas e nadas e só quando saltas é que eles começam a cronometrar. O pior aqui é que eles nao deixaram aquecer o que para mim foi mau porque tinha os musculos um pouco contraidos e o choque a entrar na água ainda foi um bocado mas tinha que nadar, nadar e nadar...e correu bem :)
Agora ginástica, estava mesmo muito mal nesta no inicio mas com 1mes/1mes e meio de treinos fiquei mesmo bem preparado para esta. Esta a par da natação é onde se reprova mais porque muita gente vai para lá e nunca fez o salto de cavalo como é pedido nem nunca treinaram quase...
Na ginástica, com os treinos consegui ficar bem tanto no solo como no cavalo. No cavalo, nao tenhas medo do salto senao vai ser dificil passares
Em relaçao aos juris, os de jogos coletivos, apenas fazem as equipas e falam um bocado no inicio mas nada de especial.. os de atletismo e nataçao nao sao assim muito simpaticos mas nestes 2 desportos apenas tens que fazer os tempos e se os fazes passas senao ja foste xD
os de ginastica sao incriveis, ajudam te e dao te varias tentativas para o salto (ainda mais se tiveres perto de passar o cavalo), mas tens mesmo que fazer direito o salto de cavalo e mais ao menos no solo para poderes passar

O meu conselho é treina bem para ires bem preparada e passares. Tenta treinar na faculdade algumas vezes também. Se fizeres isto vai correr te bem e passas. A ansiedade e a adrenalina sao normais. Apenas mantem te concentrada no que tens que fazer!! :)
Boa sorte ;)

• Like

Sara Marques

Membro
Matrícula
11 Abril 2016
Olá e Parabéns!! :)

Agradeço-te imenso por todas essas informações!!

Em relação aos treinos eles deixaram usar as instalações em Abril, mas só durante esse mês, pelo que não é possível treinar na fac..
Ajudava-me imenso se pudesse lá treinar...
E tenho bastante receio em relação a ginástica, sobretudo para parte do cavalo, pois não tenho onde treinar, já enviei mensagens para a federação de ginástica e para um clube cá no Porto até agora sem resposta... Qual foi a sequência que fizeste?

Mais uma vez obrigada!!

HERNANI JAMOR

Membro
Matrícula
3 Março 2017
Olá e Parabéns!! :)

Agradeço-te imenso por todas essas informações!!

Em relação aos treinos eles deixaram usar as instalações em Abril, mas só durante esse mês, pelo que não é possível treinar na fac..
Ajudava-me imenso se pudesse lá treinar...
E tenho bastante receio em relação a ginástica, sobretudo para parte do cavalo, pois não tenho onde treinar, já enviei mensagens para a federação de ginástica e para um clube cá no Porto até agora sem resposta... Qual foi a sequência que fizeste?

Mais uma vez obrigada!!
Ginástica era o meu maior receio também, mas acredita que o salto de cavalo(a execuçao) é bem mais dificil a dos rapazes do que o das raparigas. Tendo o salto de cavalo feito, basta fazeres uma prova razoavel no solo. Vai ao regulamento no site e mostra como tem que ser feito o salto de cavalo ao teu professor na tua escola e pratica lá. Os treinos que te disse na faculdade era mais em relaçao a atletismo e nataçao porque nao vale de muito treinar ginastica sem ter ninguem a ajudar(professor) para saber quais os teus erros e o que tens de mudar para fazer direito. Em relaçao a sequencia nao é assim tao importante qual a que escolhes desde que faças os elementos para pelo menos 60(faz o maximo que conseguires). Eu só nao fiz posiçao de flexibilidade e salto de maos(fiz para 80, mas fiz tudo direito :) ). Caso te corra mal algum elemento, nao te preocupes, continua a prova e pede no final ao juri para repetir o elemento que nao te tenha calhado assim muito bem. Ele deixa te repetir muito provavelmente aquele que nao te tenha calhado bem
Pratica na tua escola e pergunta na faculdade se nao vao deixar serem utilizadas as instalaçoes para a segunda fase. Como ainda nao sairam as datas de inscriçao e de realizaçao das provas, eles ainda nao disseram nada de quando podem usar as instalaçoes, mas pode ser que deixem usar a faculdade para treinares
Boa sorte :)

• Like

Sara Marques

Membro
Matrícula
11 Abril 2016
Obrigada mais uma vez por todos esses detalhes :)
Vou perguntar novamente se não tencionam abrir as instalações para a segunda chamada, seria de uma grande ajuda porque estou a trabalhar neste momento, não tinha outra forma de treinar a parte da ginástica senão num clube, o que acho bem difícil de arranjar :sweatsmile:
En relação a natação, a piscina na fac é de 25 ou 50m? Deves começar com um mergulho? e tens que fazer a virada?
Desculpa a multidão de perguntas!
Obrigada pela atenção :blush:

HERNANI JAMOR

Membro
Matrícula
3 Março 2017
Obrigada mais uma vez por todos esses detalhes :)
Vou perguntar novamente se não tencionam abrir as instalações para a segunda chamada, seria de uma grande ajuda porque estou a trabalhar neste momento, não tinha outra forma de treinar a parte da ginástica senão num clube, o que acho bem difícil de arranjar :sweatsmile:
En relação a natação, a piscina na fac é de 25 ou 50m? Deves começar com um mergulho? e tens que fazer a virada?
Desculpa a multidão de perguntas!
Obrigada pela atenção :blush:
Na natação, a piscina da faculdade é de 25m, ou seja, tens que ir e vir. Começa com um salto normal para a piscina e depois basta tocar na parede e vir, não é necessário a cambalhota na virada. Até te ajudava mais com a parte da ginástica, mas não sei como xD(tenta a universidade primeiro)

• Like

Maducas

Membro Caloiro
Matrícula
11 Abril 2017
Gostaria de saber que cursos universitários existem que englobem a área da saúde e do desporto.
E para além disso, que caminho poderei seguir depois da Licenciatura em Ciências do desporto?

Sara Marques

Membro
Matrícula
11 Abril 2016
Já ajudaste imenso com todas essas informações, mais uma vez obrigada :)
Vou ver se me deixam ir treinar apenas a ginástica. Espero conseguir passar as provas, até lá vou me preparando da melhor forma e darei o meu melhor :)

Matrícula
22 Julho 2017
Ola gostava de saber se alguém aqui já esteve ou está na universidade de Évora em Ciências do Desporto, gostava de saber como é a nível de disciplinas teóricas e práticas, o que se faz nas disciplinas práticas e se é um curso puxado ?
E o que acham da faculdade e dos professores???

de jong

Membro Caloiro
Matrícula
30 Abril 2019
Olá, sou do 3º ano de Licenciatura da FADEUP, e já passei por isso, que fiz os pré requisitos também na FADEUP :)
Em relação à prova de ginástica, não é muito difícil (eu não tinha muito jeito), os profs valorizam o esforço que tu tens, mesmo nos pré requisitos! Além disso, com os treinos em abril, como disseste, vão-te ajudar bastante porque costuma ter sempre gente no pavilhão de ginástica que é da faculdade, e ajudam no que for preciso, basta pedires :) No caso da prova de salto em comprimento, aconselho-te também a experimentares nos treinos, que há uma caixa de areia no exterior, na pista de atletismo!
Se já andas no mundo do desporto, e tens o mínimo de preparação física, não deverás ter problemas para conseguires fazer os pré requisitos mas

O meu conselho no salto é que treines, os professores costumam ajudar, mas lá está, mostra-te esforçado que também só te ajuda, e treina muito, porque o ideal é não teres esse tipo de problema, e isso só praticando.
Bom, as mais fáceis para mim foram as modalidades coletivas, para mim sempre tive mais facilidade nesse campo! A nível de individuais, não foram assim nada de extraordinário, desde que cumpras os tempos e as marcas não tens problemas! Para vocês rapazes é capaz de ser mais um bocadinho mais exigente, a diferença de tempos e marcas ainda é um bocadinho significativa, mas penso que não terás problemas, então se já tens preparação física e praticas regularmente não terás problemas de maior :)
Olá, vou este anoi candidatar-me ao curso de ciencias do desporto na FADEUP. Podes dar me um feedback de como é o curso? E quanto aos pré requisitos, vou os fazer nos proximos dias, e não tenho treinado muito a ginastica. Aquilo como é? Grau de dificuldade e isso?
Desde já obrigado