Ciências e Tecnologia Vs Ciências Socioeconómicas

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Processing...
Instituição
Hell
Olá,

Sou o Rafael, tenho 15 anos e estou no 9º ano. No que toca à escolha da área estou indeciso entre Ciências e Economia. Por um lado, eu queria fazer algum curso relacionado com física (engenharia fisica, etc), mas por outro lado também curtia de fazer algo relacionado com economia e gestão e por isso estou em dúvida entre estas duas áreas. Pensei então ir para ciências, porque poderia ingressar em todos esses cursos. O meu problema é que não gosto de Biologia e Geologia e também não me parece que vá gostar de GD, enquanto economia parece-me bastante interessante e geografia também (excepto os rios, mas isso é uma única matéria em dois anos). Fiz os testes psicotécnicos e deram-me Economia muito mais acima que o resto, por demonstrar interesse em finanças, economia, etc.

Se alguém me pudesse ajudar/esclarecer-me agradecia!
Física é algo que apenas tens interesse ou algo que te vês a desenvolver como profissão? Por exemplo, eu sempre tive interesse em línguas e em história mas nunca que LH e muito menos um curso dessa área foi de meu interesse. Em contrapartida amo a parte das Ciências (Biologia e Química mais especificamente). Tenta pensar nisso, porque se esse teu interesse por Física for como o meu interesse por línguas e história acho que estarias melhor em CSE do que em CT.

• Like
Reactions: Rafael Salgueiro
Matrícula
10 Fevereiro 2019
Física é algo que apenas tens interesse ou algo que te vês a desenvolver como profissão? Por exemplo, eu sempre tive interesse em línguas e em história mas nunca que LH e muito menos um curso dessa área foi de meu interesse. Em contrapartida amo a parte das Ciências (Biologia e Química mais especificamente). Tenta pensar nisso, porque se esse teu interesse por Física for como o meu interesse por línguas e história acho que estarias melhor em CSE do que em CT.
Eu gosto de física, mas sinceramente acho que não me vejo a ter uma vida inteira fechado num laboratório ou numa sala a estudar física, apenas como um interesse. Por isso é que estou mais inclinado para CSE, apesar de ter algumas dúvidas.
Obrigado pela ajudaaa!!!

annasanntos

Membro Caloiro
Matrícula
19 Março 2018
Olá,

Sou o Ricardo, tenho 14 anos e estou no 9º ano, no que toca na escolha da área estou indeciso entre duas delas a das Ciências e Tecnologia e a das Ciências Socioeconómicas, eu sei que a Ciências e Tecnologia é a "melhor área" pois é a que abranje mais cursos e tem uma maior taxa empregabilidade, e eu não me importava de seguir para essa área, caso isso aconteça estava a pensar ir mais para o lado da programação (estou a ter aulas programação mais concretamente das línguas xml e de java), por outro lado preferiria ir mais para as Ciências Socioeconómicas pois gosto de fazer cálculos ( eu sei que para as Ciências e Tecnologia também se usam-se cálculos) especialmente quando é os cálculos é sobre dinheiro ou algo do género, se fosse para Ciências Socioeconómicas gostava de ser contabilista, gestor ou algo do género ainda não sei muito bem acerca das saídas dessa área. Caso eu vá para as Ciências e Tecnologia depois posso ir para um curso relacionado com as Ciências Socioeconomicas, na universidade sem me atrasar relativamente aos outros que foram no 10º ano para Ciências Socioeconómicas?

Olá! No ano passado estive em ciências e tecnologias, o curso não é mau. Mas aconselho te a ires para lá caso te interesses por ciências, física e química, senão não vale a pena ir para lá. Sócio económicas não te quase cálculos nenhuns. Muitas pessoas pensam que economia tem muitos cálculos mas é mentira. Acho que sócio-económicas tem mais haver com um pouco do dia a dia pq falas em mercados, consumo, inflação, moeda, investimento, créditos, taxas, impostos, juros etc. Não escolhas o curso por o curso X ter mais saídas que o Y. Vai para o que gostas mais, pela área que gostas mais. De qualquer maneira, se precisarses de mudar de curso não te preocupes, não é o fim do mundo, é normal. Simplesmente sê feliz e faz o que gostas. Espero ter ajudado. P. S. Física tem muitos cálculos.

• Like
Reactions: Xavier Cunha

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Olá,

Sou o Rafael, tenho 15 anos e estou no 9º ano. No que toca à escolha da área estou indeciso entre Ciências e Economia. Por um lado, eu queria fazer algum curso relacionado com física (engenharia fisica, etc), mas por outro lado também curtia de fazer algo relacionado com economia e gestão e por isso estou em dúvida entre estas duas áreas. Pensei então ir para ciências, porque poderia ingressar em todos esses cursos. O meu problema é que não gosto de Biologia e Geologia e também não me parece que vá gostar de GD, enquanto economia parece-me bastante interessante e geografia também (excepto os rios, mas isso é uma única matéria em dois anos). Fiz os testes psicotécnicos e deram-me Economia muito mais acima que o resto, por demonstrar interesse em finanças, economia, etc.

Não tendo estudado nenhuma dessas áreas, mas atendendo ao que escreveste, acho que deves escolher o conjunto de disciplinas que mais te interessa estudar, que me parece ser a área das ciências socioeconómicas. É normal muitas vezes o curso superior que inicialmente querias seguir acabar por não ser a tua escolha final. É mais vantajoso escolheres algo que gostes de estudar e, se entretanto, entre o 11o e o 12o decidires que queres seguir uma área de ciências, fazes a prova de ingresso (seja por estudo independente por manuais, recorrendo a explicações, etc).

• Like
Reactions: Rafael Salgueiro

Renato Reis

Membro Caloiro
Matrícula
31 Maio 2019
Olá!
Estou no 9° ano e estou indeciso entre ciências e tecnologias e ciências Socioeconómicas. Isto porque eu gostava de seguir para engenharia informática, o problema é que não gosto de algumas disciplinas ( geologia, biologia, química ). Já as ciências socioeconómicas não tem muitas disciplinas que eu não goste.
Eu que eu faço?

• Like

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Processing...
Instituição
Hell
Olá!
Estou no 9° ano e estou indeciso entre ciências e tecnologias e ciências Socioeconómicas. Isto porque eu gostava de seguir para engenharia informática, o problema é que não gosto de algumas disciplinas ( geologia, biologia, química ). Já as ciências socioeconómicas não tem muitas disciplinas que eu não goste.
Eu que eu faço?
Creio que a PI de Engenharia Informática seja na maioria Matemática A portanto estarás preparado em ambos os cursos, mas tendo em conta que não gostas muito das específicas de CT aconselharia ires para CSE.

Matrícula
10 Fevereiro 2019
Não tendo estudado nenhuma dessas áreas, mas atendendo ao que escreveste, acho que deves escolher o conjunto de disciplinas que mais te interessa estudar, que me parece ser a área das ciências socioeconómicas. É normal muitas vezes o curso superior que inicialmente querias seguir acabar por não ser a tua escolha final. É mais vantajoso escolheres algo que gostes de estudar e, se entretanto, entre o 11o e o 12o decidires que queres seguir uma área de ciências, fazes a prova de ingresso (seja por estudo independente por manuais, recorrendo a explicações, etc).
obrigadoo!!

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Matemática na área de economia é difícil?... No 10 ano
A Matemática de Ciências Socioeconómicas e de Ciências e Tecnologias é a mesma (Matemática A). Não acho que seja difícil, mas é preciso trabalhar, entender os conceitos e praticar muitos exercícios. :)

Rodrigo _Ribeiro

Membro Caloiro
Matrícula
11 Junho 2019
A Matemática de Ciências Socioeconómicas e de Ciências e Tecnologias é a mesma (Matemática A). Não acho que seja difícil, mas é preciso trabalhar, entender os conceitos e praticar muitos exercícios. :)
Obrigado, mas é uma disciplina muito complicada em termos de matéria?

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Processing...
Instituição
Hell
A matéria apenas tens que trabalhar e tentar não perder o fio à meada (como eu perdi um bocado) porque vão buscar conceitos de 10º no 12º e são conceitos que te podem complicar a vida se forem esquecidos.

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Há matérias mais fáceis e outras mais difíceis. Foi das disciplinas que mais trabalho deu, fazia exercícios praticamente todos os dias para não perder o ritmo. Mas não acho que as matérias em si sejam muito complicadas de perceber, na sua maioria.

Xavier Cunha

Membro Caloiro
Matrícula
12 Julho 2019
Olá, também vou para o 10° ano mas estou mais seguro sobre o curso que quero seguir, que é sócioeconomico. Algo que me irrita é o curso que escolhi ser por esquecido ou então tido como o "irmão" mais burro de Ciências e Tecnologia. No meu caso, penso seguir Direito ou então Gestão ou Economia tal como tu, e não gosto nada das disciplinas de Ciências (biologia e geologia e fisico química). A minha dica para ti é que sigas o curso em que te sentes mais confortável a estudar e onde tiras mais prazer a estudar. Lembra-te também que podes escolher História B em vez de Geografia A, que é o que eu penso fazer pois (embora não adore a disciplina de História até ao 9o ano e até tenha preferido Geografia, sobretudo a parte social e económica e não tanto os rios e montanhas e climas) o programa de História começa já na parte dos Descobrimentos e fala mais da parte económica das sociedades o que me agrada mais, embora também não me importe se tiver Geografia. Na minha experiência, acho que os professores/alunos/pais fazem crer que o curso de Ciências é superior e "dá para tudo" mas não te esqueças que se não gostares das disciplinas não vais empenhar-te tanto e isso vai causar uma média menor tanto nessas disciplinas como na geral. Não te sintas pressionado para ir para nenhum dos cursos, vai para onde te sentes melhor e onde achas que tens um futuro mais feliz 🙃
Mensagem fundida automaticamente:

Eu vou para Ciências Sócio-económicas e a minha primeira opção de curso superior é Direito mas as minhas disciplinas favoritas estão em Sócioeconomico e acredito que vou conseguir melhor resultados se tiver um background de disciplinas que gosto mesmo que não sejam totalmente necessárias para o curso que eu penso seguir (as provas para direito costumam ser Português, História A que só existe em Humanidades e nalgumas Filosofia) vou ter melhores notas e como vou ter Matemática A e Economia também mantenho opções na área da Gestão e Economia abertas.
Eu acho que devias ver as opções de curso superior que te agradam e ver se as provas de ingresso pedidas coincidem com as disciplinas de Ciências Sócio-económicas. Não te aconselho a ir só para um curso por gostares das disciplinas sem veres saída profissional, mas gostares do que estás a estudar é 75% do caminho para teres sucesso e teres saída.

Última edição:

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Processing...
Instituição
Hell
Não te aconselho a ir só para um curso por gostares das disciplinas sem veres saída profissional
Convém sempre gostar-se das saídas também, mas há sempre maneira de ir para saídas fora do curso fazendo os exames necessários, dá trabalho mas é possível portanto não é nada de super limitante.

• Like

Xavier Cunha

Membro Caloiro
Matrícula
12 Julho 2019
Convém sempre gostar-se das saídas também, mas há sempre maneira de ir para saídas fora do curso fazendo os exames necessários, dá trabalho mas é possível portanto não é nada de super limitante.
Sim, claro mas convém ter uma visão após o 12o a não ser que não queira prosseguir estudos. Como acrescentei depois, gostar das disciplinas é 75%