Ciências e Tecnologias: vou conseguir manter as minhas notas no 10° ano? É muito difícil?

floater3

Membro Dux
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias - 12° Ano
Boa noite a todos,
Sempre fui um bom aluno desde o 1° ano e no ensino básico sempre tive tudo 5 (á exceção de educação física, que tenho 3 e 4s) menos no 8°ano, que na minha opinião foi o mais complexo do básico e tive 4 a 2 ou 3 disciplinas.

Este ano vou entrar no 10° para a área de Ciências e Tecnologias. Já estava decidido há alguns anos, uma vez que sempre tive o interesse em ingressar em Engenharia Informática no ensino superior e as disciplinas da área me suscitam um elevado grau de interesse.

No entanto, tenho ouvido relatos de que o nível de complexidade aumenta substancialmente do 9° para o 10° e tenho bastante receio em descer as notas, uma vez que sou muito exigente comigo mesmo e quero ser bom para concretizar todos os meus objetivos na vida, nomeadamente a entrada no ensino superior, mais concretamente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, na qual tenho de ter uma boa média para entrar.

Vou trabalhar muito para isso, pelo menos é isso que pretendo fazer. no entanto estou com muito receio...

Alguns relatos para me livrarem do medo? :P

Luís Todo Bom

Membro Catedrático
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Engenharia dos juros
Instituição
ISEG
Boa noite a todos,
Sempre fui um bom aluno desde o 1° ano e no ensino básico sempre tive tudo 5 (á exceção de educação física, que tenho 3 e 4s) menos no 8°ano, que na minha opinião foi o mais complexo do básico e tive 4 a 2 ou 3 disciplinas.

Este ano vou entrar no 10° para a área de Ciências e Tecnologias. Já estava decidido há alguns anos, uma vez que sempre tive o interesse em ingressar em Engenharia Informática no ensino superior e as disciplinas da área me suscitam um elevado grau de interesse.

No entanto, tenho ouvido relatos de que o nível de complexidade aumenta substancialmente do 9° para o 10° e tenho bastante receio em descer as notas, uma vez que sou muito exigente comigo mesmo e quero ser bom para concretizar todos os meus objetivos na vida, nomeadamente a entrada no ensino superior, mais concretamente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, na qual tenho de ter uma boa média para entrar.

Vou trabalhar muito para isso, pelo menos é isso que pretendo fazer. no entanto estou com muito receio...

Alguns relatos para me livrarem do medo? :p
Relatos vais ter muitos mas nenhum se vai adequar a ti dado que somos pessoas diferentes :p
O que te posso dar é um conselho que é estudar. Se és muito bom aluno já e tens rotina de estudo vai ser facil. Agora o que vai depender é quanto tens de estudar para ter boa nota mas consegues ter muito boas notas sim. Pode haver uma ou duas disciplinas onde tens mesmo de marrar mas o normal. Dito isto consegues tranquilamente com estudo e seguindo o lema de materia dada é materia estudada xD

• Like
Reactions: amarga and floater3

The Other Side

Membro Veterano
Matrícula
12 Julho 2016
Curso
Jornalismo e Comunicação
Instituição
FLUC
Well, eu não ando em Ciências, mas amigos meus andam.. um deles está no 10o ano outra vez pq decidiu fazer melhoria de notas, dado que ela quer ser médica e mais não preciso de explicar xD o meu conselho é: vai para Ciências e estuda quando for hora de estudar e diverte-te quando for hora de te divertires.. pareces gostar muito da área para onde vais, por isso encontrarás sempre motivação para te aplicares. Boa sorte :)

• Like
Reactions: amarga

Alice Correia

Membro
Matrícula
4 Agosto 2018
Curso
Eng Biomédica
Instituição
IST
Boa noite a todos,

Olá! Posso dizer que no ano passado estava na mesma situação que tu, portanto, compreendo bem a tua pergunta.

O grau de exigência aumenta no geral, mas depende muito de disciplina para disciplina.
Português: não é muito diferente. Se antes de safavas, agora, com um bocadinho de estudo e atenção nas aulas, consegues ter um 18/19 sem muitas dores de cabeça. A dificuldade aumenta um bocado, mas é fácil acompanhar. Aconselho mesmo que tomes atenção, porque te facilita a vida quando fores estudar.
Inglês: é igual. É a mesma coisa de sempre. Tens uns textos mais difíceis, mas se estiveres habituado à língua inglesa é fácil, don't worry!
Filosofia: depende muito de professor para professor. Aconselho que vás de mente aberta, sem ideias pré-concebidas. Vais ter pessoas que acham aquilo uma seca (porque é uma disciplina muito teórica) mas também vais ter malta a adorar (porque aborda questões que mais nada aborda, o que a torna interessante por isso). É preciso estudar bastante, mas safas-te bem se só for no fim de semana antes. Podes demorar um bocado a habituar-te ao teu professor e aos tipos de testes, portanto, não desanimes com a primeira nota e aprende com os erros! A parte boa é que é o tipo de disciplina que podes esquecer quando não tens teste (a menos que o teu professor peça tpcs...).
Matemática: é LINDO! Não sei se gostas, mas se gostares, vais adorar. Vais falar de imensas coisas novas. É um bocado mais difícil, sim, mas mantendo um estudo regular, não deixando acumular dúvidas nem matéria, consegues uma boa nota. Eu fazia exercícios sempre que tinha aula, sobre a matéria que tínhamos dado, para consolidar e ver se havia dúvidas. Quando achava que a coisa estava mais "tremida", dedicava um bocado mais tempo, revia a teoria e fazia exercícios até compreender bem. Acho que foi isso que me ajudou a nunca ter matéria acumulada e não precisar de estudar assim tanto antes dos testes. Não é o bicho de sete cabeças que toda a gente diz, se te empenhares!
Física e química: é um bocado diferente do básico. Física é uma disciplina mais parecida à matemática, que estudas muito à base de exercícios. Algumas fórmulas, muita atenção quando estiverem a dar a matéria! Vão haver conceitos/matérias que vão parecer muito estranhos e que te vão fazer confusão, mas primeiro estranha-se e depois entranha-se! Química é um bocado mais teórico, ou seja, tens que estudar teoria antes de fazer exercícios. A malta costuma achar mais fácil, mas depende de ti e dos teus gostos. É a mesma coisa de matemática: se gostares, torna-se mais fácil!
(não sei se escolheste BG ou GD, mas...)
BG: é a disciplina que mais muda. Não é só decorar, como toda a gente diz. Tens que realmente perceber do que se está a falar, porque os testes/exercícos não te pedem para despejares teoria. Pedem-te para reagires a uma situação nova e aplicares então a matéria que deste. É um bocado mais complicado, porque é uma disicplina com muita teoria e que também exige muita prática.

Não tenhas medo, a sério, vais ver que corre bem e que vais gostar. Claro que complica um bocado mais, mas nós também vamos sendo mais velhos. Espero que tenha conseguido :tonguewink:

JoaoTS

Membro Veterano
Matrícula
18 Julho 2018
Curso
Engenharia Informática
Instituição
Universidade de Aveiro
Conselho: Pensa fora da caixa e estuda muito.
Este é o segredo de Biologia e FQ
Não tentes manter os teus 5 porque isso todos conseguem .

RicardoSimões

Membro Caloiro
Matrícula
12 Julho 2018
Curso
Engenharia e Gestão Industrial
Instituição
Instituto Superior Técnico
Boa noite a todos,

Olá Luís!

Eu concluí este ano secundário em Ciências e Tecnologias e posso-te dar algumas ideias que eu tirei destes 3 anos.

Eu comecei por escolher Biologia e Geologia no décimo. Para mim, foi o meu maior erro. Acabei a disciplina com 16 mas sei que se tivesse ido para GD teria tido uma nota muito melhor. Nesta disciplina é preciso dominar TODOS os conteúdos pois vais ter de os relacionar. Há perguntas de desenvolvimento que exigem que mistures matérias mais específicas e podem muito bem ser conceitos tanto de biologia como de geologia na mesma pergunta. Como não tive GD, não estou muito seguro do que vou dizer, mas pelo que percebi, é uma disciplina muito mais objetiva, como a matemática: ou está certo ou errado, percebes? Em BG, tens escolhas múltiplas que te levam a cair no erro, pois há para além da opção certa uma muito parecida, mas que na verdade contém um erro que passa despercebido.

FQ: Adorei a disciplina. Não sei muito bem o que dizer sobre ela. Eu gostei de praticamente tudo o que aprendi nela. Vais aprender bases de Física e Química que vão ser exploradas no 12º caso escolhas uma destas duas, e na universidade. Os exames de FQ são os que para mim foram mais fáceis de fazer. Fiz imensos exames de todas as disciplinas a que fui a exame e os desta disciplina parecera-me mais básicos. No entanto, vai ser preciso estudar.

Inglês: Eu ao longo dos dois anos li textos de diferentes temas, aprendia alguma gramática nova, nada de complicado. É fácil tirar mais de 18 sem que tenhas de investir muito tempo.

Matemática: Foi a minha disciplina favorita. Estudei muito matemática, era capaz de estudar 5/6 horas por dia (não de seguida, como é óbvio) porque realmente foi uma disciplina mesmo interessante, que te leva a pensar. Quantos mais exercícios fizeres, mais ginástica mental vais adquirir. Pratica muito e regularmente. Os exames não são difíceis também.

Português: Não sou o melhor exemplo para falar de português. Tinha acabado com 16 mas depois com o exame desci para 15. Durante o 10ª e 11º quase não treinei a escrita. Apenas li os textos, as características dos autores, fazia a gramática e safava-me com um 14 e tal/15 nos testes. No 12º comecei a treinar mais a escrita, foi bom porque deixei de fazer tantos erros, algo que fazia imenso. Sinceramente, penso que é uma disciplina onde consegues tirar uma nota razoável desde que tenhas muita atenção ao que a professora vai dizendo na aula, decores as ideias principais dos autores e treines de quando em quando.

Filosofia: Não gostei muito da disciplina. A disciplina faz um teste à tua capacidade de decorar, visto que nos testes/exames vão-te fazer perguntas que incidem sobre teorias de filósofos que precisas de saber bem. Não é como a matemática. Em filosofia, o "pensar" é diferente do "pensar" da matemática. Enquanto em matemática surgem-te imensos exercícios novos, nos quais vais ter de puxar pela cabeça para encontrar um caminho para chegar à solução, partindo dos conhecimentos que tens, em Filosofia vais ter de puxar pela memória, só isso. Aconselho-te a estudar regularmente, não deixes acumular matéria.

Já que queres ir para Engenharia Informática, no 12º seria interessante escolheres Aplicações Informáticas B. Eu escolhi esta opcional e foi uma ótima escolha. Aprendi um pouco de programação, fazendo alguns projetos (calculadora, jogos, etc); aprendi ainda a fazer edição de imagem/vídeo, o que foi bastante interessante, entre outras coisas. Penso que é uma boa maneira para veres se realmente gostas de programar, pois é necessário teres esse gosto em engenharia informática.

No fundo, o que é realmente necessário é criar rotinas de estudo. Vou-te dar um exemplo. Imagina que numa semana vais ter teste de Filosofia segunda-feira, Matemática terça-feira e Inglês sexta-feira. Algo que eu faria seria: Entre segunda e sexta da semana anterior alternar entre Filosofia e Matemática, fazendo umas 3 horas de estudo por dia. No sábado seria só filosofia e no domingo seria estudar matemática de manhã e dedicar o resto do dia a rever toda a matéria de filosofia, de modo a decorar algumas partes da matéria que não ficaram tão bem presentes na mente. Depois do teste de terça, ainda teria a tarde desse dia, quarta e quinta para estudar para o teste de inglês na sexta.

É um maneira possível de ultrapassar esta semana mais complicada. De certeza que vais ter uma ou outra semana parecida com esta. Como viste, é necessário organização e dedicação. Por vezes, não vai ser possível ver uma série na TV ou estar com os amigos, mas nas semanas em que estás mais livre tens a possibilidade de estar com eles. Podes também tirar um dia para ti, que é bastante importante. Tirar um dia INTEIRO para recuperar é absolutamente essencial, e para isso é necessário saber gerir o tempo.

Muito boa sorte, qualquer dúvida manda mensagem! Abraço

• Like
Reactions: fiilipaferreira

Cipriano

Membro
Matrícula
10 Agosto 2018
Curso
Matemática
Instituição
FCT-UNL
Boa noite a todos,

Posso falar do meu relato. (Passa à frente se não estiveres interessado)
Eu estava indeciso entre Economia e CT (apesar de a resposta para mim parecer óbvia: CT). Eu no 1º ano até ao 5º tinha tido notas bastante boas (exceto a PT, eu nunca fui bom nem nunca serei xD). Mas a partir daí deixei de estudar e comecei a ter notas menos boas até ao 9º.
Estava decidido a recuperar e a conseguir ter uma média boa. No início do 10º ano achava que ter 14-15 era suficiente para poder entrar na generalidade dos cursos (o que não é mentira mas podia não ser suficiente para entrar naquilo que eu ainda não tinha decidido). Posso-te dizer que tive negativa no meu segundo teste de português e fiquei desiludido. Pensava que a minha média já estava estragada e que simplesmente não iria tornar-me bom nalguma coisa. As notas nos outros testes tinham sido mediocres. Mas nunca desisti de estudar. No 10º não estudava muito, mas estava decidido de que se queria melhorar tinha de voltar a estudar como eu fazia no início.
Posso-te dizer que aquela negativa a português foi a minha primeira e última negativa num teste do secundário. Apesar de me faltarem algumas bases do 7º-9º ano, fui recuperando a matéria que não tinha estudado e fui-me tornando melhor.
Quando chegou a altura de fazer os exames do 11º eu tive notas mediocres na primeira fase, pelo que decidi ir à segunda, onde consegui ter notas boas. Estava feliz comigo próprio, mas não fazia a mínima ideia que as notas da 2ª fase não contavam para a 1ª. Quando soube fiquei triste, porque inicialmente estava a pensar em escolher física como curso (pelo que precisava do exame de FQ).
Depois fui para o 12º e fiz o exame de FQ outra vez, e consegui tirar um nota boa. A matemática consegui tirar uma nota muito boa, e a português... Bem tive uma nota não muito boa mas eu já sabia que ia ser assim. Pelo menos não preciso de português (e ainda bem!)
E agora vou para matemática.
Eu sei que não é um grande relato mas para mim o secundário foi bom para recuperar a matéria que tinha perdido por não ter estudado e para conseguir voltar a ter boas notas. Acabei com uma média boa e às vezes olho para trás e penso na quantidade de erros que fiz nos testes que podia não ter feito se não tivesse parado de estudar no 6º.

Pelo que tu dissestes parece que as tuas notas até agora tem sido muito boas. Ciências e Tecnologias é uma área que requer estudo. Se tu continuares a estudar e se estiveres atento às aulas deves conseguir. No início pode não correr muito bem porque é aquela fase transitória, mas depois com o tempo vais ficar habituado.

Vou agora dar a minha opinião quanto às disciplinas:

Biologia e Geologia: Gostei desta disciplina. É preciso estudar e decorar algumas coisas. Os meus testes tinham 4-5 perguntas de resposta restrita e um bom número de escolhas múltiplas (parecido ao exame de biologia e geologia). Tive um professor muito bom que apesar de não ter sido o melhor aluno na sua altura consegue ensinar bastante bem e cativar a atenção dos seus alunos. Se tiveres um bom professor e se gostares da disciplina então estudar para ti será um gosto. Pelo menos foi para mim.

Física e Química: É preciso estudar e perceber bem os conceitos. Há escolhas múltiplas que podem enganar. No início vais ter que decorar algumas formulas mas se estudares e praticares bastante acabas por decora-las com facilidade. Diria que química é mais teórico do que física. Falo por mim quando digo que houve várias vezes em que eu achei que tinha tido a maioria das perguntas certo e no final tinha errado uma boa parte delas. Acho que é das disciplinas em que mais iludido podes estar com a quantidade de perguntas que pensas ter acertado. Mas isto é só a minha opinião.

Matemática: Aprofundas mais um pouco o que já tinhas estudado antes. Eu gostei da disciplina e no 12º cheguei a um estado em que conseguia passar o dia a estudar matemática. Eu até tinha o hábito de estudar mais matemática do que as outras disciplinas só por causa do meu gosto. No entanto convém que saibas a matéria que está para trás, senão pode-se tornar difícil. Estuda bem tudo aquilo que deres no 10º porque vais precisar de parte dela no 11º, assim como convém estudares bem a matéria do 11º porque vais precisar dela no 12º (especialmente para o exame).

Português: Grande seca para mim. Sempre odiei português desde o 1º ano de escolaridade. Mas pode ser que tu gostas. Basicamente tens três componentes: Educação literária, gramática e escrita. Educação literária para mim é o pior: Tens de saber interpretar textos de autores que deste na aula. Gramática é gramática, ou estudas ou não sabes. Na escrita precisas de saber fazer alguns tipos de texto (Texto de opinião, apreciação crítica, síntese, etc.). Há professores que focam-se mais em certos componentes. Nunca tive um professor que fosse equilibrado. Ah e prepara-te para ler livros. Se há coisa pior do que ir a aulas de português para mim é ler livros xD. Nas aulas parecia que se dava muita importância à educação literária, e às vezes a gramática e a escrita eram postas de parte. Convém que estejas atento ao que os professores dizem, porque eles dão-vos informações importantes.

Inglês: Eu sempre tive facilidade com inglês. Eu odeio linguas, exceto esta. No fundo tens tópicos da sociedade como tecnologia e tal, à qual juntas palavras sobre esse tópico. Aprendes gramática (alguma que já destes) e se fores como eu escrita é só nos testes. É uma disciplina muito fácil, diria eu.

FIlosofia: Uma boa disciplina para refletir. No inicio de qualquer ano do secundário que tenha filosofia (10º e 11º) aprendes sempre lógica. De seguida regra geral tens um problema (por exemplo "será que controlo as minhas ações?"). Aprendes uns conceitos e depois duas (ou mais) ideias que normalmente se opoem. Se fores como eu então estás com azar porque não terás debates, mas há muitos colegas meus que fizeram vários debates nas aulas de filosofia. Nos meus testes os 10 primeiros exercícios eram de escolha múltipla, e as outras eram para escrever. Acho que é das disciplinas onde mais escreves nas tuas respostas em CT (a competir com biologia e geologia, diria eu. Uma vez tive uma pergunta sobre as caracteristicas do DNA e eu decidi por tudo mas mesmo tudo o que eu sabia sobre o DNA. Escrevi 4/5 de uma página só nesse exercício. Mas não te preocupes não vais ter que escrever respostas longas sempre xD). Vais ter que decorar e colocar no teste aquilo que decorastes.

Educação física: É literalmente o mesmo desde o 5º. Com um pouco de azar podes ter um professor de dança (foi o que aconteceu-me xD)

Convém que não deixes os hábitos de estudo. Vais ver que consegues se estudares :smile:

• Like
Reactions: betoduvidoso04

floater3

Membro Dux
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias - 12° Ano
Posso falar do meu relato. (Passa à frente se não estiveres interessado)
Eu estava indeciso entre Economia e CT (apesar de a resposta para mim parecer óbvia: CT). Eu no 1º ano até ao 5º tinha tido notas bastante boas (exceto a PT, eu nunca fui bom nem nunca serei xD). Mas a partir daí deixei de estudar e comecei a ter notas menos boas até ao 9º.
Estava decidido a recuperar e a conseguir ter uma média boa. No início do 10º ano achava que ter 14-15 era suficiente para poder entrar na generalidade dos cursos (o que não é mentira mas podia não ser suficiente para entrar naquilo que eu ainda não tinha decidido). Posso-te dizer que tive negativa no meu segundo teste de português e fiquei desiludido. Pensava que a minha média já estava estragada e que simplesmente não iria tornar-me bom nalguma coisa. As notas nos outros testes tinham sido mediocres. Mas nunca desisti de estudar. No 10º não estudava muito, mas estava decidido de que se queria melhorar tinha de voltar a estudar como eu fazia no início.
Posso-te dizer que aquela negativa a português foi a minha primeira e última negativa num teste do secundário. Apesar de me faltarem algumas bases do 7º-9º ano, fui recuperando a matéria que não tinha estudado e fui-me tornando melhor.
Quando chegou a altura de fazer os exames do 11º eu tive notas mediocres na primeira fase, pelo que decidi ir à segunda, onde consegui ter notas boas. Estava feliz comigo próprio, mas não fazia a mínima ideia que as notas da 2ª fase não contavam para a 1ª. Quando soube fiquei triste, porque inicialmente estava a pensar em escolher física como curso (pelo que precisava do exame de FQ).
Depois fui para o 12º e fiz o exame de FQ outra vez, e consegui tirar um nota boa. A matemática consegui tirar uma nota muito boa, e a português... Bem tive uma nota não muito boa mas eu já sabia que ia ser assim. Pelo menos não preciso de português (e ainda bem!)
E agora vou para matemática.
Eu sei que não é um grande relato mas para mim o secundário foi bom para recuperar a matéria que tinha perdido por não ter estudado e para conseguir voltar a ter boas notas. Acabei com uma média boa e às vezes olho para trás e penso na quantidade de erros que fiz nos testes que podia não ter feito se não tivesse parado de estudar no 6º.

Pelo que tu dissestes parece que as tuas notas até agora tem sido muito boas. Ciências e Tecnologias é uma área que requer estudo. Se tu continuares a estudar e se estiveres atento às aulas deves conseguir. No início pode não correr muito bem porque é aquela fase transitória, mas depois com o tempo vais ficar habituado.

Vou agora dar a minha opinião quanto às disciplinas:

Biologia e Geologia: Gostei desta disciplina. É preciso estudar e decorar algumas coisas. Os meus testes tinham 4-5 perguntas de resposta restrita e um bom número de escolhas múltiplas (parecido ao exame de biologia e geologia). Tive um professor muito bom que apesar de não ter sido o melhor aluno na sua altura consegue ensinar bastante bem e cativar a atenção dos seus alunos. Se tiveres um bom professor e se gostares da disciplina então estudar para ti será um gosto. Pelo menos foi para mim.

Física e Química: É preciso estudar e perceber bem os conceitos. Há escolhas múltiplas que podem enganar. No início vais ter que decorar algumas formulas mas se estudares e praticares bastante acabas por decora-las com facilidade. Diria que química é mais teórico do que física. Falo por mim quando digo que houve várias vezes em que eu achei que tinha tido a maioria das perguntas certo e no final tinha errado uma boa parte delas. Acho que é das disciplinas em que mais iludido podes estar com a quantidade de perguntas que pensas ter acertado. Mas isto é só a minha opinião.

Matemática: Aprofundas mais um pouco o que já tinhas estudado antes. Eu gostei da disciplina e no 12º cheguei a um estado em que conseguia passar o dia a estudar matemática. Eu até tinha o hábito de estudar mais matemática do que as outras disciplinas só por causa do meu gosto. No entanto convém que saibas a matéria que está para trás, senão pode-se tornar difícil. Estuda bem tudo aquilo que deres no 10º porque vais precisar de parte dela no 11º, assim como convém estudares bem a matéria do 11º porque vais precisar dela no 12º (especialmente para o exame).

Português: Grande seca para mim. Sempre odiei português desde o 1º ano de escolaridade. Mas pode ser que tu gostas. Basicamente tens três componentes: Educação literária, gramática e escrita. Educação literária para mim é o pior: Tens de saber interpretar textos de autores que deste na aula. Gramática é gramática, ou estudas ou não sabes. Na escrita precisas de saber fazer alguns tipos de texto (Texto de opinião, apreciação crítica, síntese, etc.). Há professores que focam-se mais em certos componentes. Nunca tive um professor que fosse equilibrado. Ah e prepara-te para ler livros. Se há coisa pior do que ir a aulas de português para mim é ler livros xD. Nas aulas parecia que se dava muita importância à educação literária, e às vezes a gramática e a escrita eram postas de parte. Convém que estejas atento ao que os professores dizem, porque eles dão-vos informações importantes.

Inglês: Eu sempre tive facilidade com inglês. Eu odeio linguas, exceto esta. No fundo tens tópicos da sociedade como tecnologia e tal, à qual juntas palavras sobre esse tópico. Aprendes gramática (alguma que já destes) e se fores como eu escrita é só nos testes. É uma disciplina muito fácil, diria eu.

FIlosofia: Uma boa disciplina para refletir. No inicio de qualquer ano do secundário que tenha filosofia (10º e 11º) aprendes sempre lógica. De seguida regra geral tens um problema (por exemplo "será que controlo as minhas ações?"). Aprendes uns conceitos e depois duas (ou mais) ideias que normalmente se opoem. Se fores como eu então estás com azar porque não terás debates, mas há muitos colegas meus que fizeram vários debates nas aulas de filosofia. Nos meus testes os 10 primeiros exercícios eram de escolha múltipla, e as outras eram para escrever. Acho que é das disciplinas onde mais escreves nas tuas respostas em CT (a competir com biologia e geologia, diria eu. Uma vez tive uma pergunta sobre as caracteristicas do DNA e eu decidi por tudo mas mesmo tudo o que eu sabia sobre o DNA. Escrevi 4/5 de uma página só nesse exercício. Mas não te preocupes não vais ter que escrever respostas longas sempre xD). Vais ter que decorar e colocar no teste aquilo que decorastes.

Educação física: É literalmente o mesmo desde o 5º. Com um pouco de azar podes ter um professor de dança (foi o que aconteceu-me xD)

Convém que não deixes os hábitos de estudo. Vais ver que consegues se estudares :smile:
Olá! :)
Identifico-me imenso contigo, nomeadamente na parte do Português. Não gosto nada da disciplina, nomeadamente a parte da interpretação. Com a gramática não tenho problemas.
Em relação ao inglês, isso para mim é canja. Domino muito bem a língua inglesa e não tenho qualquer tipo de problema. Sempre tive notas muito altas e sendo que o conteúdo não muda muito, conto continuar a ter.

A minha maior preocupação neste momento, é a Educação Física, nomeadamente futebol e andebol: as modalidades que odeio de morte '_'

Isto porquê? Antes de mais, já sei qual vai ser a minha turma e não me dou com ninguém. Não gosto nada da minha turma, e isso não vai facilitar no que diz respeito a trabalhar as modalidades que não gosto, uma vez que são feitas em grupo e eu não tenho jeito nenhum e acabo por ser sempre o rejeitado que não sabe rematar uma bola decentemente 😂

Mas enfim... Estou convicto de que o ano me vai correr bem. Veremos :)

Cipriano

Membro
Matrícula
10 Agosto 2018
Curso
Matemática
Instituição
FCT-UNL
Olá! :)
Identifico-me imenso contigo, nomeadamente na parte do Português. Não gosto nada da disciplina, nomeadamente a parte da interpretação. Com a gramática não tenho problemas.
Em relação ao inglês, isso para mim é canja. Domino muito bem a língua inglesa e não tenho qualquer tipo de problema. Sempre tive notas muito altas e sendo que o conteúdo não muda muito, conto continuar a ter.

A minha maior preocupação neste momento, é a Educação Física, nomeadamente futebol e andebol: as modalidades que odeio de morte '_'

Isto porquê? Antes de mais, já sei qual vai ser a minha turma e não me dou com ninguém. Não gosto nada da minha turma, e isso não vai facilitar no que diz respeito a trabalhar as modalidades que não gosto, uma vez que são feitas em grupo e eu não tenho jeito nenhum e acabo por ser sempre o rejeitado que não sabe rematar uma bola decentemente 😂

Mas enfim... Estou convicto de que o ano me vai correr bem. Veremos :)
Então deves estar chill com o Inglês :tongueout:
Mas olha eu também odeio futebol e andebol, juntamente com voleibol que por acaso já odiei mais no passado. Gosto bué de badminton e basquetebol, e faço atletismo.

Eu por acaso tive uma ótima turma no 10º ano. Foi uma das minhas favoritas.
Eu pensava no início que não me ia dar bem com a maior parte das pessoas do meu 10º ano, mas acabei por me dar bem com todos. A minha turma do 10º era diferente da do 9º ano, pois a maior parte tinha mudado de escola. Pode ser que acabes por gostar da turma.

Mas partilho a mesma opinião quanto a jogos coletivos